(Parte 1 de 3)

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE Autor do Documento

BURITIS-RO 2017

Autor do Documento

Relatório de estágio de observação, participação e regência apresentado à disciplina: Estágio no Ensino Fundamental I de do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês como exigência para aprovação da disciplina. Orientadora: Prof. (ª) Eroni Ferreira da Costa.

Disciplina: ESTÁGIO Turma: LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

BURITIS-RO 2017

2 Buritis, 05 de junho de 2017.

Ilmo. (a) Senhor (a) Diretor (a) Maura Lucia da Silva

Servimo-nos desta para apresentar o (a) Sr (a). Claudemir Oliveira de Menezes, aluno (a) do (a) Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês .

Solicitamos a colaboração de V.S.a no sentido de que seja autorizada a realização de estágio nesta Instituição, em cumprimento das exigências curriculares, facilitando-lhe a oportunidade de vivenciar a realidade educacional, condição imprescindível para futura atuação profissional.

Sem mais para o momento,

Prof.ª Ana Paula Rodrigues Coordenação de Curso

Identificação:

Nome do (a) estagiário (a): Claudemir Oliveira de Menezes Curso: Licenciatura em Letras Português/Inglês RG:723695 Residência: Linha Rabo Tamanduá nº 4 Complemento: Sitio Bairro: Zona Rural

Cidade: Buritis Telefone(s): 984168070 E-mail: [email protected]m Situação Profissional: Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal de Buritis Rua São Lucas nº 2476 Bairro: Setor 04 Cidade: Buritis Telefone(s): 3238-2383 Cargo: Professor Pedagogo Ingresso: 09 / 03 / 2017 Horário de trabalho: 40 Horas Semanais

Informações para realização do Estágio:

Escola: Pedro Eugenio Marcilio Endereço: Padre Fiovo Camaione nº 4 Complemento: Escola Bairro: Setor 08 CEP:76880-0 Fone: (69) 32387324 Horário do estágio: 07:0 as10:0 e 13:0 as 16:0 Curso em funcionamento: Educação Infantil I e I e o Ensino Fundamental I .

Nome do (a) diretor (a): Maura Lucia da Silva Unidade responsável pela supervisão da escola: SEMECE Buritis, 05 de junho de2017 Assinatura do ( a) estagiário ( a)

1) Da Identificação do Estabelecimento e da Mantenedora

Denominação: Pedro Eugenio Marcilio

Endereço: Padre Fiovo Camaione Nº: 1844 Bairro: Setor 08

Mantenedora: Escola Pedro Eugenio Marcilio Unidade responsável pela supervisão da instituição escolar: SEMECE Dos Graus e Cursos a escola mantém: Eduação Infantil (X) Ensino Fundamental I (X) Ensino Fundamental I ( ) Ensino Médio ( ) E.J.A. ( ) Número de classes e de alunos:

Educação infantil 04 96

Ensino fundamental I 0 0

Tipo de construção (alvenaria, madeira, outro) Alvenaria Atende a necessidade da clientela? ( x ) Sim ( ) Não ( ) Razoavelmente

Estado de conservação do prédio: ( ) Bom (x) Regular ( ) Péssimo Número de andares: 0 Número de salas de aula: 12 Sala ambiente: 01 Dependência para apoio-Pedagógico: 02 Laboratório de Ciências: 0 Laboratório de Informática: 01 Salas de Orientação Educacional: 01 Salas para Coordenação Pedagógica: 01 Biblioteca: 01 Dependências Sanitárias: Masculino: 01 Feminino: 01 Filtros de água e bebedouros: 02 Áreas disponíveis: Quadra descoberta (x ) Quadra coberta ( ) Piscina ( ) Campo de Futebol ( x) Tanque de areia ( ) Playground ( ) Outros 3.2. Equipamentos Mobiliário (avalie os aspectos qualitativos)

• pátio é coberto no interior da escola e também foi realizado o calçamento do pátio interno sem cobertura, onde são desenvolvidas as atividades no momento do recreio e apresentação de eventos.

Outros equipamentos: Equipamentos para cozinhas e Ar-condicionado, liquidificador industrial bebedouro e congelador. Recursos audiovisuais: Televisor,DVDs,Computadores,Notebooks Data Show,caixa de som grande e pequena, microfone.

Principais Atividades:

Finalidade atuar na constituição de uma equipe participativa de trabalho, incentivando o empenho de todos, incluindo a comunidade de pais e alunos, visando o crescimento positivo da comunidade da escola. Desenvolver no corpo docente e discente o desejo, de transformar a escola em um ambiente agradável, saudável e prazeroso.

Principais atividades:

prioridades e realizar projetos em parceria na busca de resultados eficientes no mundo da Educação e da cultura. Para tanto o mesmo apresenta objetivos, metas e ações articuladas para que as demandas da escola sejam supridas de acordo com o andamento das ações.

Coordenador Pedagógico (x) Sim ( ) Não Principais atividade

O desenvolvimento de projetos coletivos e também agilizar a prática democrática envolver os professores, alunos e família de modo que sejam atendidas as necessidades e aspirações dos educando e da comunidade, bem como mais plenamente sejam efetivados os objetivos da educação e da escola.

Orientador Educacional (x ) Sim ( ) N Principais Atividades:

A integração e o desenvolvimento do aluno, prestando assessoria, participando dos planejamentos, juntamente com a Supervisão, promovendo condições que facilitem o desenvolvimento satisfatório, no processo ensino e aprendizagem.

Outros (psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo etc.): Ausente Bibliotecário (x ) Sim ( x) Não

Principais Atividades:

Função da falta de espaço físico na escola para a sala de vídeo e biblioteca cada uma separadamente. A escola neste ano de 2017 optou por oferecer a biblioteca itinerante através do projeto didático “Carrinho de leitura”. A utilização de a Biblioteca itinerante dar-se-ános horários de aula onde os professores responsáveis pelo projeto passam nas salas para realizar leitura juntamente com os alunos. Os livros poderão ser utilizados e doados ela comunidade escolar.

Professores de Educação Infantil 03

Professores de Ensino Fundamental I 17

Professores de Ensino Fundamental I 0

Professores de Ensino Médio 0

Secretária Escolar (X ) Sim ( ) Não

Auxiliares Administrativos ( ) Sim ( X) Não

Inspetor de alunos (X ) Sim ( ) Não

Secretária Escolar (X ) Sim ( ) Não

RELATÓRIO DE ESTÁGIO Estagiário (a): Claudemir Oliveira de Menezes Local do Estágio: Escola Pedro Eugenio Marcilio Nome do(a) Professor(a): Leane de Souza e Gerli keller de Souza Série: 5°A e 5°c Período: Matutino e Vespertino Data: Horário: das 07:0 as10:0 às 13:0 as 16:0 Total: 120 horas

Conteúdos desenvolvidos:

Este estagio tive a pretensão de entender os procedimentos realizados pelas professoras nas aulas de Língua Portuguesa e inglesa que já no primeiro dia de estagio de observação é preciso entender te compromisso e dedicação para desenvolver uma metodologia de ensino que envolva o aluno no processo ensino-aprendizagem. Observei que a professora Leane de Souza e Gerli Keller de Souza tem como base livro didático (Eu Gosto Português e Inglês) onde que trabalhou atividades relacionadas à interpretação de texto, e utilizou atividades impressas elaboradas por ela com a finalidade de enriquecer ensino- aprendizagem dos alunos. A professora usa o quadro de vidro e pincel e aparelhos áudio visual.

Objetivos:

Objetivo das atividades observadas é construir no aluno o desejo de conhecer com mais profundidade os tipos de pontuações que envolvem a escrita, pronuncia e a leitura. bservando a importância dos ensinamentos com as classes gramáticas e os gêneros textuais e como também a tradução da língua inglesa em diferentes meios de ferramentas de matérias escolares.

Estratégias de Ensino:

O estagio de observação a estratégia de ensino usado pelas professoras foi que no dialogo com os alunos e que se discuta a presença de palavras estrangeiras no cotidiano dos alunos fora da sala de aula, a partir do que eles conseguem se lembrar em internet , nomes de estabelecimentos e produtos, músicais, e que os livros os conteúdos aprendidos no gêneros textuais e gramaticais que eles possam aprender e ver a diferença no seu cotidiano escolar.

Recursos Materiais:

Livros didáticos, uso do dicionário, cartazes, pesquisas em livros,jornais e revistas garrafa pet xpositivas, ideológicas, pesquisas, debates confecção de cartazes, fichas de leitura; jogos, trabalhos em duplas e grupos.

Avaliação:

A avaliação de regência é uma verificação do rendimento escolar para que a avaliação continua e cumulativa do desempenho dos alunos com os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período de regência trabalhados com os alunos do 5° ano e 5°b sobre atividades e exercício complementares.

Assinatura do Estagiário: Claudemir Oliveira de Menezes

RELATÓRIO DE ESTÁGIO Estagiário (a): Claudemir Oliveira de Menezes Local do Estágio: Escola Pedro Eugenio Marcilio Nome do(a) Professor(a): Leane de Souza e Gerli keller de Souza Série: 5°A e 5°c Período: Matutino e Vespertino Data:

Horário: das 07:0 as10:0 às 13:0 as 16:0 Total: 60 horas

MODALIDADE DE ESTÁGIO: ( ) OBSERVAÇÃO (X) PARTICIPAÇÃO ( ) REGÊNCIA/ATUAÇÃO Conteúdos desenvolvidos:

Toda a comunidade escolar no sentido de envolvê-la na implantação e execução da horta escolar elaborar e distribuir material didático pedagógico para ser utilizado nos seminários e curso de capacitações para a preservação ambiental e a educação alimentar aos alunos. Fazer com que os alunos desenvolvam trabalho interdisciplinar usando a horta escolar como um laboratório vivo em experiências pedagógicas e também uma forma diferente de aprender mais.

Objetivos:

Desenvolver com os alunos a horta escolar com a finalidade educativa e diversificação de métodos para transmitir e adquire conhecimentos, ressaltando as atividades praticas e as experiências pessoais de forma interdisciplinar. Promover a reeducação alimentar através do estudo da relação entre o valor nutricional dos alimentos produzidos e a manutenção da saúde.Enriquecer a merenda escolar através de a complementação alimentar nutricional com verduras, legumes hortaliças e frutos produzidas na horta e um bem social a comunidade escolar

Estratégias de Ensino:

Disponibilizar os documentos do projeto publica pedagógico para todas as comunidades escolares em 2017 e realizar grupos de estudos participativos a fim de mobilizá-los quanto ao projeto para que se sensibilizem e trabalhem em conjunto. Capacitar os alunos e professores e todos os funcionários da escola para o curso técnico oferecidos por órgãos públicos em parceria com órgão privados. Incentivar atividades lúdicas pedagógicas envolvendo com o projeto horta escolar.

Recursos Materiais

Livros didáticos, cartazes, aulas expositivas, martelo, tinta, madeira, pneus, caixotes, sementes, pás, incha dão, foice, inchada, carriola, garrafas pet, pincel grande,rolo de tinta,pregos e adubos.

Avaliação:

A avaliação de participação é de atuar na promoção de alimentação saudável nas escolas e favorecer o desenvolvimento de ações que promovam e garantam a adoção de praticas alimentares saudáveis no ambiente escolar.

Assinatura do Estagiário: Claudemir Oliveira de Menezes

Estagiário (a): Claudemir Oliveira de Menezes Local do Estágio: Escola Pedro Eugenio Marcilio Nome do(a) Professor(a): Leane de Souza e Gerli keller de Souza Série: 5°A e 5°c Período: Matutino e Vespertino Data: Horário: das 07:0 as10:0 às 13:0 as 16:0 Total: 60 horas MODALIDADE DE ESTÁGIO: ( ) OBSERVAÇÃO ( ) PARTICIPAÇÃO (X) REGÊNCIA/ATUAÇÃO

Conteúdos desenvolvidos:

O estagio de regência foi desenvolvidos com conteúdos nas duas turmas do 5° ano A e 5° ano C neste estagio de regência as aulas de Língua Portuguesa e inglesa trabalhei com o livro didático Eu gosto mais 5°ano do ensino fundamental, onde trabalhei com os alunos e a interpretação de texto e a tipologia textual e a produção e tradução de frases,gramática e texto com a língua inglesa fazendo assim com o desenvolvimento das atividades que os alunos se aprofunda em o seu conhecimento

Objetivos:

O objetivo é ajudar os alunos a construir,desenvolver e aplicar idéias e conceitos da língua portuguesa e inglesa,compreender o que esta lendo, traduzindo,escrevendo pronunciando. Fazendo com que evite a simples memorização de regras e a mecanização de procedimentos. Trabalhei com atividades que complementa os conteúdos desenvolvidos nas aulas do período de regência.

Estratégias de Ensino:

Planejar para possibilitar que os alunos avancem em relação da leitura e a escrita.Fazer roda de conversa em que a linguagem oral seja necessários para que os alunos possam utilizado em equipe e trabalhos grupais. Trabalhando exposições orais para que os alunos organizem em seminários apresentados em outras classes.

Recursos Materiais

Livros didáticos, uso do dicionário, cartazes, pesquisas em livros, jornais e revistas, aulas, expositivas,ideológicas, pesquisas,debates confecção de cartazes,fichas de leitura,jogos,trabalhos em duplas e grupos.computadores,tabletes,data choow cartas,quebra cabeça.

Avaliação:

A avaliação será de forma continua, analisando todos os trabalhos realizados em sala e fora de sala, participação dos alunos nas atividades propostas, e uma atividades e exercícios escrito onde serão somados todos os pontos positivo e negativo acumulados por cada aluno.

Assinatura do Estagiário: Claudemir Oliveira de Menezes

14 ATIVIDADES ESPECÍFICAS DA GESTÃO ESCOLAR

1 – ANÁLISE DE DOCUMENTOS:

Históricos escolares:

O Histórico Escolar pode ser emitido em duas situações: para transferência ou conclusão de curso. Quando emitido para conclusão de curso atesta a conclusão total de um curso, para quem objetiva a continuidade dos estudos para outro nível de ensino ou a possibilidade de obter outros benefícios legais decorrentes. Quando emitido para fins de transferência, atesta a conclusão parcial de um curso, e deverá estar acompanhado da Ficha Individual. Nas duas situações acima, os dados devem retratar fielmente a vida escolar do aluno, constando notas, resultado, carga horária e freqüência, além dos dados pessoais e identificação da escola. Em caso de segunda via de Histórico Escolar, este deve ser cópia fiel das informações presentes na documentação arquivada na Pasta Individual do aluno.Neste dia de estagio observei que históricos escolares dos alunos ficam em pasta individuais, etiquetados e classificados em ordem alfabética e guardados em pastas específicas.

Prontuários de alunos:

Fazem partem os documentos dos prontuários dos alunos Fotocópia da certidão de nascimento, Comprovante de residência atualizado (conta de água, luz, telefone).Carteira de vacinação Fotos 3X4 Ficha Individual de Avaliação Periódica Ficha Individual do aluno. Concessão, pela autoridade judiciária, de guarda ou tutela do aluno Certificado de Competência ou Atestado de Escolaridade anterior, Requerimento solicitando dispensa da freqüência às aulas de Ed. Física.Expediente formalizado para requerer Regime de Exercícios Domiciliares. Expediente formalizado para classificação e/ou reclassificação. Expediente comprobatório de adaptações, progressão parcial de estudos. Histórico Escolar (duas vias- uma para o aluno e outra fica no prontuário). Ficha de acompanhamento do aluno no processo de recuperação paralela.

Prontuários de funcionários:

Nos prontuários dos funcionários tem envelopes individuais etiquetados ficha cadastral com foto, atestado médico, ficha com dados pessoais, diplomas. Certificados e comprovantes de cursos, portarias e acúmulos de cargos, contagem de pontos para promoção avaliações (da equipe de direção).nesse dia de estagio a secretaria estava com dificuldade pois os prontuários dos professores contratados estavam faltando fotos.

(Parte 1 de 3)

Comentários