6

FACULDADE SÃO PAULO

UNIDADE REMOTA DE ROLIM DE MOURA-RO

LUCAS SOUZA SANTOS

CÉLULAS

DA EPIDERME DO CATAFILO DE ALLIUM CEPA

ROLIM DE MOURA-RO

2016

LUCAS SOUZA SANTOS

CÉLULAS

DA EPIDERME DO CATAFILO DE ALLIUM CEPA

Relatório Técnico Científico apresentado à faculdade são Paulo - FSP. Unidade Rolim de Moura-Ro, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Biologia Celular do curso de Educação física - Licenciatura.

Prof. (a) orientador (a): Luzia da silva Lourenço

ROLIM DE MOURA-RO

Março – 2016

Sumário

Resumo.......................................................................................................................3

1.Indrodução ..............................................................................................................3

2.Objetivo 3

3. Material e Métodos 4

3.1. Procedimento que foram utilizados 4

4.Resultados 4

5.Conclusão 5

6.Referência 5

CELULAS DA EPIDERME DO CATAFILO DE ALLIUM CEPA

(Lucas Souza Santos)1

(Luzia da Silva Lourenço)2

Resumo

O assunto de foco que será tratado neste relatório tem como objetivo descrever os estudo de células da epiderme do catafilo de Allium cepa (cebola). Onde com auxílio do microscópio óptico visualizamos com perfeição o citoplasma, parede celular, núcleo.

1.Introdução

Uma das hortaliças mais cultivadas e antigas do mundo, a cebola é alimento, tempero e remédio. Planta de textura herbácea, ela apresenta folhas cilíndricas, ocas, verdes, macias e aromáticas. Apresenta um bulbo tunicado de tamanho variável, formado por camadas sobrepostas e concêntricas das bainhas das folhas, carnosas e suculentas, que acumulam material de reserva (Silva, 2009).

Células vegetais possuem organelas similares as das células animais, no entanto possuem parede celular ao invés da membrana plasmática. Parede celular composta basicamente pelo polissacarídeo celulose, formando a parede celulósica.

2.Objetivo

O objetivo da experiência foi reconhecer um pouco mais do microscópio óptico, aprender a limpar suas lentes com álcool 70 % e manuseia-lo, também foi possível visualizar células vegetais, células que fazem parte das células de tecido de cebola (Allium cepa).

3.Material e Métodos

Para fazer o estudo de células da epiderme do catafilo de Allium cepa (cebola), utilizamos.

  • Microscópio óptico.

  • Lâmina.

  • Lamínula.

  • Papel toalha.

  • Estilete

  • Pinça

  • Cebola

  • Conta gotas.

  • Corantes de metileno e solução de Lugol Amostra da mucosa bucal.

Também necessitaremos de jaleco e luvas porque vamos trabalhas com químicas, e algumas dessas químicas entrar em contado com nosso corpo poder nos trazer danos.

3.1 Procedimentos que foram utilizados

  1. Retirar camada externa (seca) do bulbo da cebola e realizar um corte fino longitudinalmente..

  2. Puxar com a pinça a camada superficial contrária a extremidade, retirando uma película extremamente fina.

  3. Colocar a película na lâmina e gotejar azul de metileno em cima; e cobrir com uma lamínula.

  4. Visualizar o material no microscópio na objetiva de 10x e 40 x, analisando a estrutura.

  5. Repetir o processo acima, substituindo o azul de metileno por solução de Lugol, para observação de aminoplastos.

4. Resultado

Depois executar os procedimentos descritos acima conseguirmos ver as células Allium cepa como uma facilidade podendo até classifica-las de parede celular, cintoplasma, núcleo. porém não conseguimos ver o amiloplastos porque não fizemos o procedimento com lugol. consegue-se observar com nitidez a célula de Allium cepa com aumento de 40X (Anexo). O corante azul de metileno mostrou-se de grande ajuda para destacar as membranas e o núcleo. Já que não utilizamos o lugol.

5.CONCLUSÃO

A partir da aula pratica realizada, conclui-se que o é preciso de técnica para manusear os utensílios e para que a experiência seja satisfatória, o azul de metileno foi de grande importância para ser visualizar o núcleo.

Aprender limpa as lentes do microscópio foi de tamanha importância, guarda o microscópio sem higienizar pode-se danos para os usuários. E pude Aprimorar meus conhecimentos sobre estudo de células da epiderme do catafilo de Allium cepa (cebola).

6.REFERÊNCIAS

  1. SILVA, JOSÉ, OBESERVÇÃO DE ESTRUTURAS CELULARES EM AMOSTRA DO TECIDO CEBOLA (ALLIUM CEPA), EBAH, Disponivel em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABIaUAF/aula-pratica-3-relatorio-2-observacao-estruturas-celulares-amostras-tecidos-cebola-allium-cepa

pesquisado no dia 21/03/2016

  1. RIBEIRO, DIVINO, PAREDE CELULAR, BRASIL ESCOLA. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/biologia/parede-celular.htm

pesquisado no dia 21/03/2016

1 Estudante do curso de Educação física – Licenciatura pela FSP. Faculdade são Paulo

2 Docente FSP-Unidade de Rolim de Moura-Ro, Biologa, com Doutorado em ciências biológicas

Comentários