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Guias e Dicas
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uml-guia do usuário - pag033, Notas de estudo de Análise de Sistemas de Engenharia

uml guia do usuário

Tipologia: Notas de estudo

2014

Compartilhado em 21/04/2014

asimov-isaac-5
asimov-isaac-5 🇧🇷

4.9

(11)

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Baixe uml-guia do usuário - pag033 e outras Notas de estudo em PDF para Análise de Sistemas de Engenharia, somente na Docsity! PR de ARE ção distribuidas, Você pode adicionar novos blocos de construção, modificar a especificação dos já existentes e até alterar sua semântica. Naturalmente, é im- portante fazer tudo isso de mancira controlada, para que, ao utilizar essas ex- tensões, você permaneça fiel ao propósito da UML - a comunicação de infor- mações. Arquitetura Visualizar, especificar, construir e documentar sistemas complexos de software são tarefas que requerem a visualização desses sistemas sob várias perspectivas. Diferentes participantes — usuários finais, analistas, desenvolvedores, integrado- res de sistemas, o pessoal que testa os sistemas, escritores técnicos e gerentes de projetos —, cada um traz contribuições próprias ao projeto e observa o sistema de maneira distinta em momentos diferentes ao longo do desenvolvimento do projeto. A arquitetura do sistema talvez seja o artefato mais importante a ser uti- lizado com o objetivo de gerenciar esses diferentes pontos de vista e, assim, tor- nar possível um controle do desenvolvimento iterativo e incremental de um sis- tema durante seu ciclo de vida. DA necessidade de visualizar sistemas complexos a partir de diferentes perspectivas é examinada no Capítulo 1. À arquitetura é o conjunto de decisões significativas acerca dos seguintes itens: m À organização do sistema de software. m A seleção dos elementos estruturais e suas interfaces, que compõem o sistema. E Seu comportamento, conforme especificado nas colaborações entre es- ses elementos. E À composição desses elementos estruturais e comportamentais em sub- sistemas progressivamente maiores. m O estilo de arquitetura que orienta a organização: os elementos estáticos e dinâmicos e suas respectivas interfaces, colaborações e composição. À arquitetura de software não está apenas relacionada à estrutura e ao comportamento, mas também ao uso, à funcionalidade, ao desempenho, à flexi- bilidade, à reutilização, à abrangência, a adequações e a restrições de caráter econômico e tecnológico, além de questões estéticas. Conforme mostra a Figura 2.23, a arquitetura de um sistema complexo de software pode ser descrita mais adequadamente por cinco visões interligadas. Cada visão constitui uma projeção na organização e estrutura do sistema, cujo foco está voltado para determinado aspecto desse sistema. dA modelagem da arquitetura de sistemas é examinada no Capítulo 32. mpenho! topologia do sistema escalabilidade aa throughput fornecimento Figura 2.23: A modelagem da arquitetura de um sistema A visão do caso de uso abrange os casos de uso que descrevem o comporta- mento do sistema conforme é visto pelos seus usuários finais, analistas e pessoal de teste. Essa visão não especifica realmente a organização do sistema de um software. Porém, ela existe para especificar as forças que determinam a forma da arquitetura do sistema. Com a UML, os aspectos estáticos dessa visão são capturados em diagramas de caso de uso, enquanto os aspectos dinâmicos são capturados em diagramas de interação, diagramas de gráfico de estados e dia- gramas de atividades. ! A visão de projeto de um sistema abrange as classes, interfaces e colabora- ções que formam o vocabulário do problema e de sua solução. Essa perspectiva proporciona principalmente um suporte para os requisitos funcionais do siste- “ma, ou seja, os serviços que o sistema deverá fornecer a seus usuários finais. Com a UML, os aspectos estáticos dessa visão são captados em diagramas de lasses e de objetos; os aspectos dinâmicos são captados em diagramas de intera- qões, diagramas de gráfico de estados e diagramas de atividades. O diagrama da strutura interna de uma classe é particularmente útil. . A visão de interação de um sistema mostra o fluxo de controle entre as várias partes, incluindo mecanismos de concorrência e de sincronização. Essa visão guida principalmente de questões referentes ao desempenho, à escalabilidade e no throughput do sistema. Com a UML, os aspectos estáticos e dinâmicos dessa visão são captados nos mesmos tipos de diagramas da visão de projeto, mas com o foco voltado para as classes ativas que controlam o sistema e as mensagens que passam por elas. A visão de implementação de um sistema abrange os componentes e os au tefatos utilizados para a montagem e fornecimento do sistema físico. Essa visão envolve principalmente o gerenciamento da configuração das versões do siste- ma, compostas por componentes e arquivos de alguma maneira independentes, que podem ser reunidos de diferentes formas para a produção de um sistema executável. Diz respeito também ao mapeamento de classes lógicas e compo nentes para artefatos físicos, Com a UML, os aspectos estáticos dessa visão são re
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