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Guias e Dicas
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Curso Completo de Desenho - volume 06 de 06, Notas de estudo de Logística

Desenhos Treinamento

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 21/08/2013

marcelo-iwao-wada-10
marcelo-iwao-wada-10 🇧🇷

4.8

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Baixe Curso Completo de Desenho - volume 06 de 06 e outras Notas de estudo em PDF para Logística, somente na Docsity! Volume VT 1 PIN Ec ET DE 4 aC A Formas de E 4 4 io É SOMBRA t nf Sombreando So E. fa Tamos Pr 48 17 escaLa “ Presidente: Hercílio de Lourenzi Vice-Presidente: Mário Florêncio Cuesta Diretora Adm. Financeira: Zenaide A. C. Crepaldi Diretor Editorial: Ruy Pereira Assessor Especial da Diretoria: Paulo Afonso de Oliveira Enio Editora Escala Av. Profº Ida Kolb, 551 - Casa Verde CEP 02518-000 - São Paulo/SP Tel: (11) 3855-2100 / Fax: (11) 3855-2131 Caixa Postal: 16.381 CEP 02599-970 São Paulo/SP EDITORIAL Gerente: Sandro Aloisio Revisão: Maria Nazaré Baracho e Denise Silva Rocha Costa Fernanda de Macedo Ferreira Alves e Cristiane Amaral dos Santos Gerente de Marketing: Ana Kekigian Gerente de Criação Publicitária: Otto Schmidt Junior PUBLICIDADE (publicidade BDescala.com.br) Paulo Afonso de Oliveira, Dorival Seta, Luiz Umberto Betiol, Magno Barretto, Priscila Vanessa, Ritha Corrêa e Silvana Pereira da Silva (tráfego) REPRESENTANTES DE PUBLICIDADE BAHIA: Carlos Augusto Chetto canalocrúterra. com.br - (71) 358-7010 PORTO ALEGRE: Rogério Cucchi rogeriocucchiditerra.com.br - (51) 3268-0374 CURITIBA: Helenara Rocha helenarafBgrpmídia com.br - (41) 3023-8238 | COMUNICAÇÃO Marco Barone VENDAS DIRETAS Anne Vilar ATENDIMENTO AO LEITOR Alessandra Campos. CENTRAL DE ATENDIMENTO BRASIL: (11) 3855-1000 - (alendimentoDescala com.br) NÚMEROS AVULSOS E ESPECIAIS (numerosavulsosBescala.com br) Número 06, ISBN 85-7556-734-9 - Distribuição com exclu- sividade para todo o BRASIL, Fernando Chinaglia Distribuidora S.A, Rua Teodoro da Silva, 907 (21) 3879- 7766. Números anteriores podem ser solicitados ao seu jomaleiro ou na central de atendimento ao leitor (11) 3855- 1090 ou pelo site waww.escala.com br ao preço do número anterior, acrescido dos custos de postagem. Disk Banca: Sr. jornaleiro, a Distribuidora Fernando Chinaglia atenderá os pedidos dos números anteriores da Editora Escala enquanto houver estoque. Filiada à ANER PROJETO E REALIZAÇÃO | gs | Dietoros: Caos Mar, Franco de Rosa Chefe de Redação: René Ferri Assistente de Redação: Mônica Ferreira Editor Franco de Rosa Redação: Franco de Rosa e Mazart Couto Desenhos: Mazatt Couto | Proto Gráfico Usina de Artes Dagramação Ed Pauolo Digitalização de Imagens. Evandro Toquette (Supervisão), Marcia Omar, Marcio Ack, Adriana Cheganças VISITE NOSSO SITE: mem operagraphica com br Coordenadoras de Produção: Adriana Ferreira da Silva, APRESENTAÇÃO om este volume, o sexto da série, completa-se o Curso Completo de Desenho do mestre Mozart Couto. Estamos certos de que nosso contato não ter- mina aqui, pois este curso irá acompanhá-lo por toda a vida. Mesmo que você venha a se tornar um grande profissional, o que sinceramente desejamos que ocorra, as valiosas lições de Mozart jamais deixarão de ser necessárias para que você desenvolva seu talento, seu trabalho, sua arte. Relembramos que este Curso Completo de Desenho abrangeu: Natureza Morta (vol. 1), Paisagens (vol. 2), Casarios e Retratos (vol. 3), Figura Humana (vol. 4), Animais (vol. 5) e Luz e Sombra (vol. 6). Se por acaso você perdeu algum número, entre em contato com nosso Depto. de Atendimento ao Leitor (números anteriores) que teremos o máximo prazer em garantir que sua coleção fique completa. Os Editores ÍNDICE IR oabRE= == Ses anca pág. 3 MEN Me SAMBA === ss pá. 8 ER Doni = = io = A pág. Q Tipos de sombreados ......ccc pág. 10 MM SR pág. 1 Iluminação na figura humana ....cccclccc pág. 15 CADERNO DE EXERCÍCIOS... pág. 19 Sombreando tecidos .......ccc pás. 39 LN ESET E pág.. 1 uinitd= === Ss PO a pág. G2 Pistandeiombpli== == = Ss cirana pág. 46 Memonnindos === == ns mini pág. 50 samos representar bem a e sombra nos des e nuances de tons entre a luz e a sombra Jara representar isso de Denodo simp ficado, uti izamos o recur pla icação dos biatos vidimos a figura com inhas horizontais 2 Sombreamos, criando uma valoração tonal MN 3 (observe que os tons devem ser corre | AN tamente diferenciados numa condição de to intensa, nem muito fraca. uz não mui Para que você possa apreender bem, treine criando uma etcalaMdE tons com (por ex.) seis ntensidades dife e aplique-a aos desenhos quando somb: O mesmo pode ser aplicado ao dese uma esfera + depois vá variando os outros MOL. método da planificação objetos dá ótimos os n atos quando pretendemos esfumar o sombreamento, me s tons, com o dedo ou esfuminho. Veja dois exemplos abaixo. pa HD Quando For sombrear, é mais adequado que o taça no sentido circular em Formas cilindricas é estéricas, evitando sombreados vetos, "achatados" Desenh do as F LJesenhe, sombreie esfume sempre acompanhando as Formas 1e3- O bsêmvo que no e:baga iara foram traçadas linhas que indicam as 4- Direção ds sombreado Es | m Sombreado com tracejado E | E Dombreadgo com massas de sombra e meio-tor E Sombreado com traços cruzados Observação EAD ra entender bem sobre luz e sombra, nada melhor do Io a observação cu dadosa Dara desenhar bem a luz a somb temos que Pereaham bem as formas e repro din as através de uma valoração bem-teita. ção das tonalidades, como um todo é Te seios deve ir avançando, na apli não por partes separadas e detalhadas E | s ver a aplicação das escalas tonais A Com hachuras nei | D - (om estumado a borracha para "abr ru =: aaa p= “e o “O Iluminação na figura humana a E Ê F agora a estudar um pouco a iluminação da figura hu a. À omeçando com o À rosto utilizamos a luz em várias posições incidindo sobre um busto para: demonstrar tipos de ilum nação e seus efeitos psicológicos, já que, como vimos, a luz é também um poderoso elemento de expressão. "o DB DI Na ) | uz lUireta Hlana — [Não muito intensa [MB ateral - um só foco de uz Boas hos mostrar bem as formas do rosto. MO Duas Luzes — A da direita é mais torte (sem- pre deve haver uma fonte de luz pr neipal e mais ERES, Ha esquerda é bem mais fraca. RP ] "o ndo ide cima à diveita; outra (2) ndo debaixo, da esgderda, e ] zes: uma ll) a (5) Earibisimi vino Mabaito! dd sita Como na imagem à esquerda, as e luzes utilizadas aqui são as mesmas Se tirarmos as ido embora mais sua impacto é maior Luz suave, ampla, superior — lado AR! / p | I mais suav to. Ilumina todo o posto e apresenta f tiz tan ] en atizando as ton cons suaves e MoUB Adios x | a ne cuetdo dárum ho mas combinada com outra (a direita, c " " í solta mais a figura do Fundo e valoriza as formas de sombreados fe tos com a para demonstrar o modelado é o menos contrastantes Os traços cruzados gradualmente per- mitem o controle de tons com segurança Basicamente, é a mesma técnica usada na ] aaa / r N criação da Gécala E tona lpág.5, Hig.3) só que com traços cruzados em diagonal Sombreando Tecidos IB | | . BD ra conseguir um bom sombreamento no desenho aos tec dos, antes é importante entender fio: dobras, sua espessura, textura e calmento sobre o corpo ou qualquer outra base Ar To OL 7 Job (Comecemos com o estudo das tormas. n Q serve bem o caimento, as dobras, ] |= Treine primeiro com pedaços pequenos de onde incide a luz, as sombras e os refle ] pano, pois apresentam men obras e rugas xos de luz = E seguida, utilize outros tecidos aire e bom util zar o recurso de setas que ve- lo ! a rentes em textura, tamanho e cores presenta formas antes do sombreamento. Contrastes 1 bem detalhada ou com somb r algum tipo de fundo |. Ao contrário, se as, utilize um fundo escuro não existem sermos criar um contraste, seguimos a seguinte regra: o rundo deve ser =p y à e n Igumas vezes não precisamos seguir essa regra, mas, ao aplicá-la soltar os a primeiro plano das dos outros planos acrescentando profundidade e melho ensão do todo da cena. "a Na segunda etapa foi utilizado um sinal emo do ade todo o pigmento do lápis com cuida da para que não se perdesse a definição do desenA Ita ter- ceira Fase alguns tons Foram reavi vados de novo com lápis e alguns outros pontos mais definidos. N A Depois com outro pin cel mais Fino, levemente umedecido, espalhou-se de novo as cores. Linalmente, alguns pontos do desenho foram Fontaleci dos com tóljues dolo RR (E g. (2) ET et cara! 4 o "OA Ei D Foi traçada as ia bem simplificada com pastel se mi-olegso e, em segu da os pis aquareláveis Foram apl cados. Je izando-se um pincel largo e tra balhando com ele sempre bem molha do, as cores Foram bem espalhadas, DO srplas. csisagvirdo se um efeito de aquarela autêntico dos colorindo com aquareláve sue depo 5 pincelando com bastante água coma AN Ni) papel utilizado vemos ne Tigura tem um q rtá igitolido Dele [ o Hotanha de base pode-se utilizar o pastel sanguínea, em forma de grafite
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