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Infraestructure - Apostilas - Desenho Civil Parte1, Notas de estudo de Engenharia Civil

Apostilas de Desenho Civil sobre o estudo do programa Autodesk Infrastructure Modeler para parceiros e clientes, Criando um Modelo e Importando um Terreno, Importando Texturas de Terrenos e Áreas com Água.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 28/03/2013

Cunha10
Cunha10 🇧🇷

4.5

(244)

393 documentos

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Pré-visualização parcial do texto

Baixe Infraestructure - Apostilas - Desenho Civil Parte1 e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Civil, somente na Docsity! 1 Autodesk ® Infrastructure Modeler 2012 2 Sumário Introdução ....................................................................................................................................... 3 Objetivos ..................................................................................................................................... 3 Pré-requisitos .............................................................................................................................. 3 Criando um Modelo de Infraestrutura ........................................................................................... 4 Objetivos ..................................................................................................................................... 4 Atalhos ........................................................................................................................................ 4 Criando um Modelo e Importando um Terreno ......................................................................... 6 Importando Texturas de Terrenos e Áreas com Água ................................................................ 9 Importando Dados Criados no Map 3D e no Civil 3D ............................................................... 11 Gerenciando Dados Dentro do Modelo ........................................................................................ 17 Criando subconjuntos ............................................................................................................... 17 Projeto Conceitual ........................................................................................................................ 20 Objetivos ................................................................................................................................... 20 Criando Propostas de Projetos ................................................................................................. 20 Utilizando Mapeamentos Temáticos ........................................................................................ 20 Esboço de Propostas de Rodovias ............................................................................................ 22 Esboço de Alternativas de Desenho Urbano ............................................................................ 25 Importando Dados de Modelo 3D ............................................................................................ 27 Utilizando um Esboço de Projeto Conceitual como Base para um Projeto Preliminar ........... 28 Visualizando o Modelo.................................................................................................................. 31 Utilizando Show Motion para Criar Videos ............................................................................... 31 Otimizando a Visualização do Modelo ..................................................................................... 33 Configurando Inclinações Aleatórias para os Telhados ........................................................ 33 Configurando Estilos Aleatórios para os Telhados ............................................................... 34 Configurando Estilos Aleatórios para as Fachadas ............................................................... 36 Alterando a Altura das Árvores ............................................................................................. 38 5  Clique no lado do View Cube que corresponde à vista que você quer: ir direto para uma vista;  Clique no item Home no canto superior direito: Volta para a vista original do modelo; Nota: o botão Home não aparece até que você passe o mouse em cima.  Clique Shift + W para mostrar ou ocultar o Steering Wheel:  No Steering Wheel, clique em Center: Muda o ponto de centralização para os comandos zoom e orbit;  No Steering Wheel, clique em Walk: Anda através do modelo. Clique com o botão direito e arraste para mudar a direção. Para mudar a altitude, clique nas setas para cima e para baixo no teclado. Para andar mais rápido, clique no botão “+” no teclado;  No Steering Wheel clique Up/Down e clique com o botão esquedo e araste: muda a altitude da sua vista;  Clique em Look no Steering Wheel para olhar ao redor do modelo. Clique e arraste com o botão esquerdo para mudar a direção ou clique nas setas do teclado; 6 Criando um Modelo e Importando um Terreno 1. Abra o programa “Autodesk Infrastructure Modeler” e clique em “novo” ou clique “Ctrl+N” para criar um arquivo novo. 2. A janela “Novo Modelo” irá aparecer, conforme Figura 1. Em “Nome”, dê o nome de Tech_Demo no modelo. Figura 1 Nota: verifique que os modelos são armazenados na pasta de Documentos do seu computador, por padrão. 3. Deixe o campo “Arquivo de Modelo de Esquema” como está definido. 4. No “Sistema de Coordenadas” digite ND83-NF. 5. Verifique se a janela “Definir a Extensão da Cidade” está selecionada, para que seja possível defnir a extensão do modelo. Clique em “Carregar Extensão de Arquivo” e procure o arquivo na pasta \AIM2012\GIS_Data\Model_Extents.sdf clique em OK. 6. Ao abrir o modelo, verfique se a barra “Origens de Dados” está aberta ao lado esquerdo da tela, se não, clique no botão “Origens de Dados” para abrir a barra lateral. Nota: O painel “Origem de Dados” é onde os dados serão adicionados e gerenciados. Você também pode clicar Alt + 1 para abrir a barra lateral. 7 7. Clique na seta ao lado do botão “Adicionar Origem de Dados do Arquivo” para escolher o tipo de arquivo a ser carregado, conforme Figura 2. Neste caso, selecione “Autodesk IMX”. Figura 2 8. Procure o arquivo na pasta \AIM2012\Surfaces e selecione E_Riverside.imx. O arquivo E_Riverside.imx será adicionado no “Painel Origens de Dados”. Nota: Verifique que o programa entende que o arquivo IMX contém uma superfície e a configura de acordo. 9. Clique com o botão direito no nome do arquivo carregado e selecione “Atualizar”. O terreno irá aparecer na vista. O layer do terreno pode ser reconfigurado clicando com o botão direito no arquivo e selecionando “Configurar”. Nesta janela, você pode mudar nomes e parâmetros do mesmo. 10. Clique novamente na seta ao lado do botão “Adicionar Origem de Dados do Arquivo” para selecionar outro tipo de arquivo. 11. Selecione “Raster” e procure na pasta \AIM2012\Surfaces o arquivo W_Riverside.tif. 12. Verifique que o campo “Estado” do W_Riverside.tif está como “Não Configurado”. Isto porque existem alguns parâmetros que os quais deve ser configurados antes de importar um arquivo Raster. 13. Clique com o botão direito no arquivo “Raster” (W_Riverside) e selecione “Configurar”. Verifique se o campo “Tipo” está definido como “Terrain”, conforme Figura 3. 10 Figura 5 19. Adicione o arquivo “Raster W_Riverside_Overview.tif” ao modelo também, com o mesmo sistema de coordenadas ND83-NF. 20. Agora serão adicionados dados GIS, como áreas com águas. Clique para “Adicionar Origem de Dados do Arquivo” e selecione o tipo “SDF”. Procure na pasta \AM2012\GIS_Data e selecione o arquivo Water_Areas.sdf. Nota: Como o Infrastructure Modeler não sabe que tipo de características estão nos dados GIS que foram adicionados, pode-se perceber que os dados estão armazenados no item “Nenhum Tipo de Recurso”. O arquivo será configurado para representar água. 21. Abra as configurações do layer que foi carregado. Mude o “Nome” para “Water Areas”. 22. No “tipo”, selecione “Water Areas” e clique em “Fechar e Atualizar”. Verifique que agora temos o terreno com texturas e as áreas com águas adcionadas, conforme Figura 6. Figura 6 11 Importando Dados Criados no Map 3D e no Civil 3D Já que pode levar algum tempo para o modelo regenerar depois que terrenos e texturas são adicionadas, pode ser mais efetivo abrir um modelo com terrenos e texturas já carregados, e concentrar-se em adicionar os dados GIS ou dados de projeto, ao invés de começar com uma tela limpa. Para continuar, iremos carregar alguns dados GIS que serão utilizados durante o tutorial. Estes dados serão atualizados durante todo o tutorial. 23. Utilizando os mesmos passos anteriores que utilizamos para criarmos a superfície, iremos adicionar os outros dados. 24. Clique na seta ao lado de “Adicionar Origem de Dados do Arquivo” e clique para adicionar um arquivo SDF. 25. Procure o arquivo Trees.sdf na pasta “\GIS_Data” e clique em Abrir. 26. Repita os passos 24 e 25 para adicionar os seguintes dados, também localizados na pasta GIS_Data: a. Urban_Road_Centerlines.sdf b. Forested_Areas.sdf c. Animals_Habitats.sdf d. Parcels.sdf e. Building_footprints.sdf 27. Verifique que todos os itens adicionados foram colocados na pasta “Nenhum tipo de recurso”. Devemos configurá-los, e para isso clique com o botão direito e clique em configurar cada um dos itens, com os seguintes parâmetros: a. Trees: Na aba Common: em Tipo, selecione Trees; em Name, digite Species; em Description, digite Height_m; em Rule Style, selecione o lápis, clique na seta para selecionar o estilo e escolha vegetation. Procure o item “T02-V02 Light...” e clique OK. Na aba GEO Location, verifique se o sistema de coordenadas está definido como ND83-NF. Na aba Source, em opções de modelagem de polilinhas, clique na seta e selecione Drape. Clique em OK quando terminar. b. Urban Roads: Na aba Common, em Tipo, selecione Roads; em name, digite name; em Description, digite Length. Na aba GEO Location verifique se o sistema de coordenadas está definido como ND83-NF. Na aba Source, em opçoes de modelagem de polilinhas, clique na seta e selecione Drape. Clique em Ok quando terminar. c. FeatureClass1: Na aba Common, troque o nome para Forested_Areas; em Tipo, selecione Coverage Areas; em name, digite Name; em Category, digite Forested Areas; em Rule Style, clique no lápis para selecionar um estilo, selecione o item Colors e escolha Green; clique ok. Na aba GEO Location, verifique se o sistema de coordenadas está definido como ND83- NF. Clique em OK para fechar a janela de configuração. d. Animals_Habitats: Na aba Common, em Tipo, selecione Coverage Areas; em name, digite species; no campo Descripton, digite Level; em Category, 12 digite Animal_Habitats; em Rule Style, clique no lápis e escolha a cor Orange no estilo Colors. Na aba GEO Location, verifique se o sistema de coordenadas está definido como NAD83-ND. Clique OK para fechar a janela de configuração. Os dados Parcels e Buildings não serão configurados nesta etapa do tutorial, portanto serão configurados e incorporados ao modelo mais adiante. 28. Verifique que todos os itens que colocamos estão com o Estado definido como Configuradas (com exceção de Parcels e Buildings)e não estão mais na pasta Nenhum Tipo de Recurso, pois já estão prontos para serem importados no modelo, conforme Figura 7. Figura 7 29. Clique para “Adicionar Origem de Dados do Arquivo” e selecione “Atodesk IMX”. Procure na pasta \AIM2012\Civil_IMX_Exports o arquivo Urban_Development.imx e clique em Abrir. A janela Escolher origens de Dados se abrirá, note que nesta é pedido para que seja selecionado os elementos do arquivo IMX que devem ser trazidos ao modelo. 30. Selecione todos menos “Corridors” (Figura 8) e clique ok. 15 Figura 11 40. No painel “Origem de Dados”, clique com o botão direito no layer “Buidings” e clique com o botão direito e selecione “Configurar”. 41. Estabeleça as seguintes opções na aba “Common”: a. Tipo: Buildings b. Name: Floor_Plan c. Description: Building_Type d. Roof Slope: 6 42. Clique no Botão de “Edição de Espressões” no item “Roof Height”. A janela de edição irá aparecer. Digite a seguinte expressão: “Storeys * 3.5” Nota: Como não temos nenhuma informação de altura dos prédios, iremos aproximar a altura multiplicando o número de andares por 3.5m. 43. No campo “Rule Style”, clique no ícone do lápis. A janela “Selecionar Estilo” irá aparecer. 44. Na aba “Facade”, selecione a lista “Brick Facade Styles” e escolha uma fachada disponível conforme Figura 12. 16 Figura 12 45. Depois, clique no lápis no item “Roof Materials”. Selecione “Roofing Materials” e escolha um material de telhado. 46. Na aba “Source”, em “Opções de Modelagem de Polilinhas”, clique na seta e selecione “Drape”, para que os prédios sejam colocados drapeados no modelo. Clique em “Fechar e Atualizar” e verifique o modelo, como Figura 13. Figura 13 O Autodesk Infrastructure Modeler é um híbrido de BIM e GIS. Para alcançar uma rápida geração 3D e estilização, é necessário configurar os dados importados para que o Autodesk Infrastructure Modeler possa “saber” o que é uma rodovia, um prédio, uma cobertura de terreno, ou outros tipos de ativos pré-definidos. 17 Gerenciando Dados Dentro do Modelo Dados de layers podem ser gerenciados de duas maneiras básicas: configuração e estilos do dado via painel Origens de Dados e gerenciamento visual através do Navegador de Modelos. O painel Navegador de Modelos permite ligar e desligar layers, trancar layers para seleção, filtrar e criar subconjuntos e controlar o Nível de Detalhamento. Criando subconjuntos 1. Para continuar o tutorial, devemos importar os dados configurados anteriormente. Para isso, clique em atualizar os itens Trees, Urban_Road_Centerlines, Forested_Areas e Animal_Habitats, caso estes não estejam visíveis no desenho. 2. Todos os itens que foram importados aparecerão no modelo. 3. Clique no item “Navegador de Modelos” ou Alt+3 para abrir o painel “Navegador de Modelos”. Verifique que os dados estão divididos em 2 panéis: Base Model Layers, como terrenos, cobertura de terrenos e rodovias, e Other Layers como redes de infraestrutura ou vegetação. 4. Clique com o botão direito em “Base Models Layers” e selecione “Manage Base Layer Visibility”. Nota: porque os Base Layers são considerados necessários para o modelo, eles são agrupados, e são ligados e desligados como um grupo só. Entretanto a janela Base Layer Management permite que você gerencie a visibilidade e a ordem de desenho neste grupo. 5. Desligue os seguintes layers: a. Urban_Road_Centerlines b. Forested_Areas c. Animal_Habitats 6. Clique em “Aply”. Note que as áreas de Florestas (verdes), os habitats de animais (laranja) e as ruas urbanas não serão mais mostradas no modelo. 7. Repita o passo 4 e ligue os layers novamente. 8. No painel de “Navegação de Modelo”, ligue e desligue o layer “Buildings”. Clique no botão “Ativar Realce” para visualizar todos os prédios realçados. Nota: Verfique que Realce e Seleção NÃO são a mesma coisa. Realçar um layer ou subconjunto de um dado o faz simplesmente mudar de cor para que você possa vê-lo mais claramente. Por padrão, o realce muda o objeto para uma cor rosa, isto pode ser mudado para outra cor clicando com o botão direito no item e selecionando Setting the Highlight Color.
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