Dicionario Tecnico de Petroleo

Dicionario Tecnico de Petroleo

(Parte 1 de 21)

Seções nao disponíveis

Diminuir

Ampliar

Tela cheia

Sair da tela cheia

Selecionar modo de exibição

Modo de exibição

SlideshowScroll

Top of Form

Bottom of Form

Readcast

Adicionar comentário

Incorporar e compartilhar

Leitura deve ser uma coisa social! Publique uma mensagem nas suas redes sociais para que as outras pessoas saibam o que você está lendo. Selecione os sites abaixo e comece a compartilhar.

Faça readcast deste documento

Top of Form

Logon para adicionar um comentário

Bottom of Form

Compartilhar e integrar

Adicionar a Coleções

Baixar este documento gratuitamente

Ocultar automaticamente: ativado

Letra A

A A.A.O.D.C. (AMERICAN ASSOCIATION OF OIL-WELL DRILLINGCONTRACTORS) - ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE EMPREITEIROS DEPERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO - Esta organização é dedicada à pesquisa,educação, prevenção de acidentes e outros assuntos de interesse de empreiteiros.

ABANDON - ABANDONAR - Cessação ou paralisação dos trabalhos em um poço que setornou improdutivo, vedação do poço com plugs de cimento e aproveitamento doequipamento recuperável.

ABANDONED WELL - POÇO ABANDONADO - Poço que deixou de proporcionar uma

produção economicamente viável.

ABRASION DRILLING - DESGASTE POR PERFURAÇÃO - Quando a broca ou

comando se desgastam durante a perfuração do poço.

ABSORPTION - ABSORÇÃO - Geofísica: Processo pelo qual a energia radiante éconvertida em outras formas de energia. Química: Penetração de moléculas ou íons de umasubstância no interior de um sólido ou líquido.

ACCELERATOR - ACELERADOR - Comando utilizado para dar movimento à mesarotativa. Também são as substâncias químicas que reagem com o cimento usado norevestimento de colunas ou vedação em geral, para redução do tempo de secagem da pastade cimento. Tais substâncias são o cloreto de cálcio e o cloreto de sódio.

ACCUMULATOR - ACUMULADOR - Unidade elétrica com a finalidade básica de uma

bateria.

ACID BOTTLE - BULBO DE ÁCIDO - Um tudo de vidro colocado em uma abertura docontainer de aço para registrar o desvio da vertical. Neste tubo encontra-se o ácidohidrofluórico que ataca o vidro em qualquer variação gravando assim este ângulo.

ACIDIGE - ACIDIFICAÇÃO - Técnica para aumento da produção de um reservatório comformação calcária, de baixa permeabilidade, através da injeção de ácido na formação. Estebombeio geralmente é feito de bordo de um navio de estimulação de poços de petróleo como uso de ácido clorídrico.

ACOUSTIC POSITIONING - POSICIONAMENTO ACÚSTICO - Tipo deposicionamento utilizado para identificar um poço ou locação no fundo do mar. Utilizatransponders posicionados próximos à cabeça do poço. A localização é determinada pelautilização de ondas acústicas (Doppler, sonar).

ACOUSTIC LOG - PERFIL ACÚSTICO - Termo genérico que engloba todos os registrosfeitos para medir uma ou mais características, de uma onda acústica que se propaga em umpoço preenchido por fluido, tais como: tempo de trânsito intervalar, amplitude de parte deuma onda acústica, trem de ondas acústicas, tempo de trânsito e amplitude da energiaacústica refletida.

ACOUSTIC RELEASE - LIBERAÇÃO ACÚSTICA - Sistema para liberar bóia ou

equipamento submerso. Normalmente usado para liberar transponders.

ACOUSTIC TRANSPONDER - BALIZA EMÉTRICA - Equipamento utilizado paralocalização no fundo do mar. Normalmente em número de quatro com rastreador naplataforma.

ACTIVE PIT - POÇO ATIVO - Poço que foi explorado e está produzindo.

ACYCLICS HYDROCARBONS - HIDROCARBONETOS ACÍCLICOS -

Hidrocarbonetos acíclicos, abertos e alifáticos; forma química estrutural de um

hidrocarboneto; composto orgânico acíclico ou aberto. São os alcanos, alcenos, alcadienos

e alcinos.ADDITIVE - ADITIVO - Componente químico utilizado em formulações químicas.AERATION - AERAÇÃO - Geologia: Processo de suprimento de ar ou gases para os porosde um solo ou rocha.

AFTER COOLER - RESFRIADOR - Utilizado após ou por ocasião do aquecimento

excessivo em um comando de perfuração.

AFT THRUSTER - PROPULSOR LATERAL DE RÉ - Veja STERN THRUSTER. A. H .

DRUM - TAMBOR DE MANUSEIO - Tambor de estivagem do cabo de manuseio de

âncoras em um guincho de reboque e manuseio.

AIR-CUSHION VEHICLE - VEÍCULO A COLCHÃO DE AR - Veículo que utiliza

colchões de ar em seu deslocamento, sendo o mais comum o Hovercraft.

AIR CUTTING - CORTE A AR - Forma de se cortar objetos rígidos a base de ar.

AIR GUN - CANHÃO A AR - Geofísica: Tipo de fonte sísmica que injeta uma bolha de arcomprimido, por alta pressão, na água. O espectro de freqüência depende da quantidade dear da bolha, da pressão do ar e da profundidade da água (ou pressão da água). Arranjos decanhões de diferentes tamanhos são usados para ampliar o espectro de freqüência gerado.Também podem ser usados em poços.

AIR LIFT - ELEVAÇÃO PNEUMÁTICA - Técnica de injeção de ar comprimido dentro deuma coluna fluida num poço para estimulação do fluxo do fluido.AIR TUGGER - EMPURRADOR A AR - Meio utilizado para mudar objetos submersos deposição através de ar comprimido.

ALICYCLIC HYDROCARBONS - HIDROCARBONETOS ALICÍCLICOS -Hidrocarbonetos alicíclicos, cíclicos ou fechados; forma química estrutural de umhidrocarboneto; compostos orgânicos cíclicos ou fechados que não contêm o anelbenzênico, exceto os aromáticos.

ALKANE - ALCANO - Hidrocarbonetos de ligação simples; compostos binários decarbono e hidrogênio, saturados, acíclicos; hidrocarbonetos saturados. Fórm. (Cn H2n).Produzem ácidos orgânicos quando submetidos a um agente oxidante na presença de umcatalisador. São insolúveis em solventes fortemente polarizados (água), e solúveis emsolventes apolares (benzeno) e em solventes fracamente polarizados (álcool), e, muitoutilizados em reações de combustão e substituição (halogenação, nitração, sulfonação).

ALKENO - ALCENO - Alcenos; hidrocarbonetos de dupla ligação; composto binário decarbono e hidrogênio, acíclico, insaturado; alqueno; olefina. Fórm. (Cn H2n). Sãoincolores, inodoros, insolúveis em água e solúveis em álcool, éter, benzeno. Formamreações de adição, oxidação e polimerização, produzindo ácidos, cetonas e diálcool.

ALKINE - ALQUINO - Alquinos, alcinos; hidrocarbonetos de ligação tripla; compostobinário de carbono e hidrogênio, acíclico. Fórm. (Cn H2n - 2). São incolores, inodoros,insolúveis em água e solúveis em álcool ou éter, entretanto, o acetileno, que é um alquino,tem cheiro agradável e é parcialmente solúvel em água. Formam reações de adição,oxidação e polimerização produzindo alcanos, halenos, cetonas, aldeídos, ácido carboxílicoe polímeros.

(Parte 1 de 21)

Comentários