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Resenhas Zevi, Notas de estudo de Arquitetura

bruno zevi, tania thyara

Tipologia: Notas de estudo

2012

Compartilhado em 29/09/2012

tania-thyara-10
tania-thyara-10 🇧🇷

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Baixe Resenhas Zevi e outras Notas de estudo em PDF para Arquitetura, somente na Docsity! 1 ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. 5ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1996 RESENHA 1 A IGNORÂNCIA DA ARQUITETURA O PÚBLICO INTERESSA-SE POR PINTURA E MÚSICA, POR ESCULTURA E LITERATURA, MAS NÃO POR ARQUITETURA. A ARQ. CONTINUA A SER A GRANDE ESQUECIDA PELA IMPRENSA. A CENSURA FUNCIONA PARA FILMES E PARA LITERATURA, MAS NÃO PARA EVITAR ESCÂNDALOS URBANÍSTICOS E ARQUITETÔNICOS, CUJAS CONSEQÜÊNCIAS SÃO BEM MAIS GRAVES E MAIS PROLONGADAS QUE A PUBLICAÇÃO DE UM ROMANCE PORNOGRÁFICO. NINGUÉM PODE FECHAR OS OLHOS DIANTE DAS CONSTRUÇÕES QUE CONSTITUEM O PALCO DA VIDA CITADINA E TRAZEM A MARCA DO HOMEM NO CAMPO E NA SUA PAISAGEM. HÁ DIFICULDADES OBJETIVAS E INCAPACIDADE POR PARTE DOS ARQUITETOS PELA INCOMPREENSÃO DA ARQ, PELO MENOS ENTRE A MAIORIA DAS PESSOAS CULTAS. O TURISTA COMUM SENTE O DEVER DE VISITAR, MAS VISITA, NO MESMO DIA : UMA IGREJA BARROCA, UMA RUÍNA ROMANA, UMA PRAÇA MODERNA. NO DIA SEGUINTE, FAZ O MESMO. É POSSÍVEL REUNIR NA EUROPA QUADROS DE UM MESMO PINTOR, E REVELAR SUA PERSONALIDADE EM GRANDES EXPOSIÇÕES. O MESMO COM OS MÚSICOS. ISTO NÃO OCORRE COM A ARQUITETURA. O ARQUITETO PROFISSIONAL NÃO TEM HOJE, EM SUA GRANDE MAIORIA, UMA CULTURA QUE LHES PERMITA ENTRAR DE UMA FORMA LEGÍTIMA, NO DEBATE HISTÓRICO E CRÍTICO. HÁ, MESMO ENTRE OS BONS PROFISSIONAIS, UM DESINTERESSE PELAS OBRAS AUTÊNTICAS DO PASSADO. OLHOS QUE NÃO VIAM A BELEZA DAS FORMAS PURISTAS NÃO ENTENDEM AS LIÇÕES DA ARQUITETURA TRADICIONAL. A ARQUITETURA MODERNA INSERE-SE NA CULTURA ARQUITETÔNICA, PROPONDO ANTES DE TUDO UMA REVISÃO CRÍTICA DESTA MESMA CULTURA. QUANDO FORMOS CAPAZES DE ADOTAR OS MESMOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA A ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA E PARA A QUE FOI EDIFICADA NOS SÉCULOS ANTERIORES, TEREMOS DADO UM DECISIVO PASSO EM FRENTE, NA SENDA DESTA CULTURA: 1- NOS VOLUMES DE CARÁTER ARQUEOLÓGICO HISTÓRICO, ACRESCENTEM O CAPÍTULO SOBRE A ARQ, MODERNA E VERIFIQUEM SE OS CONCEITOS CRÍTICOS INFORMADORES CONTINUAM A TER VALIDADE. 2- FAÇAM O MESMO COM AS OBRAS SOBRE ARQ. MODERNA. 2 VEJAM SE, EM AMBOS OS CASOS, O LIVRO TEM A CAPACIDADE DE FALAR DE INTERESSES PALPITANTES A HOMENS VIVOS. OS CRÍTICOS DE ARTE, HOJE, DERAM UM PASSO À FRENTE. NO ENTANTO ALEM DA APARÊNCIA QUANTITATIVA, A SUBSTÂNCIA É, MUITAS VEZES, INSATISFATÓRIA. UM DOS DEFEITOS CARACTERÍSTICOS CONSISTE NO FATO DOS EDIFÍCIOS SEREM APRECIADOS COMO SE FOSSEM ESCULTURAS E PINTURAS, OU SEJA, EXTERNA E SUPERFICIALMENTE, COMO SIMPLES FENÔMENOS PLÁSTICOS. GRITOU-SE AOS 4 VENTOS QUE O CONTEÚDO NÃO TINHA VALOR E, ENTÃO, EXCLUIU-SE O CONTEÚDO. HÁ CRÍTICOS QUE COMPARAM A ARQ. COM OUTRAS ARTES : UMA BAILARINA DE DEGAS COM A GALERIA DAS MÁQUINAS. UM QUADRO DE MONDRIAN COM MIES VAN DER ROHE. UM URBANISMO DE LE CORBOUSIER COM VOLUTAS. HÁ DOIS FATOS NESTE CRITÉRIO: 1- CONTINUA-SE A USAR CONCEITOS DA ARTE PICTÓRICA PARA A ANÁLISE DA ARQ. 2- A CRÍTICA E HISTORIA DA ARQ, DESTA FORMA, NÃO PROGRIDEM. SE ENGENHEIROS CONTINUAREM A ESCREVER HISTÓRIAS DA ARQUITETURA COMO SE FOSSEM HISTÓRIAS DA CONSTRUÇÃO TÉCNICA, DE QUE MANEIRA O GRANDE PÚBLICO PODERÁ ACOMPANHÁ-LOS? POR QUE RAZÃO O PÚBLICO DEVERIA DETER-SE SOBRE A ARQ. E NÃO SE DIRIGIR ÀS FONTES PRIMORDIAIS, OU SEJA, À PINTURA E À ESCULTURA ? SE QUISERMOS, DE FATO, SABER VER A ARQUITETURA, NECESSITAMOS DE CLAREZA DE MÉTODO. RESENHA 2 O ESPAÇO, PROTAGONISTA DA ARQUITETURA A FALTA DE UMA HISTÓRIA DA ARQUITETURA QUE POSSA SER CONSIDERADA SATISFATÓRIA DERIVA DA FALTA DE HÁBITO DA MAIOR PARTE DOS HOMENS, DE ENTENDER O ESPAÇO, E DO INSUCESSO DOS HISTORIADORES E DOS CRÍTICOS DA ARQUITETURA NA APLICAÇÃO E DIFUSÃO DE UM MÉTODO COERENTE PARA O ESTUDO ESPACIAL DOS EDIFÍCIOS. O CARÁTER ESSENCIAL DA ARQUITETURA ESTÁ NO FATO DE AGIR COM UM VOCABULÁRIO TRIDIMENSIONAL QUE INCLUI O HOMEM. A PINTURA ATUA SOBRE DUAS DIMENSÕES. A ESCULTURA SOBRE 3, MAS O HOMEM FICA DE FORA. A ARQUITETURA É COMO UMA GRANDE ESCULTURA ESCAVADA, EM CUJO INTERIOR O HOMEM PENETRA E CAMINHA. QUANDO QUEREMOS CONSTRUIR UMA CASA, APRESENTAMOS UMA PERSPECTIVA E UMA VISTA EXTERIOR. APRESENTAMOS PLANTAS E CORTES. ISTO PROVEM DE NOSSA FALTA DE EDUCAÇÃO ESPACIAL. E UMA REALIDADE QUE NINGUÉM VÊ A NÃO SER NO PAPEL. AS FACHADAS E AS SEÇÕES SERVEM PARA MEDIR AS ALTURAS, ASSIM COMO AS PLANTAS OS 5 RACIONALISTA VOLTOU-SE PARA OS VALORES VOLUMÉTRICOS, ENQUANTO O MOVIMENTO ORGÂNICO SE FIXOU NOS ESPACIAIS. PASSADOS 20 ANOS DE NUDISMO ARQUITETÔNICO, DE DESINFECÇÃO DECORATIVA, A DECORAÇÃO ESTÁ ENTRANDO DE NOVO NA ARQUITETURA, E É JUSTO QUE ASSIM SEJA. SE A DECORAÇÃO TEM IMPORTÂNCIA, SE A ESCULTURA E A PINTURA, EXCLUÍDAS INICIALMENTE VOLTAM AO CAMPO DA ARQ, PARA QUE SERVIU TODO ESTE DISCURSO? FOI NÃO SÓ PARA DESCOBRIR NOVAS IDÉIAS, MAS APENAS PARA ORDENAR E ORIENTAR AS IDÉIAS QUE EXISTEM E QUE TODOS PRESSENTEM. DE QUE FORMA ISTO ACONTECE? NÃO INDISTINTAMENTE, COMO SE PODERIA JULGAR. RELACIONAM-SE NA EQUAÇÃO ARQUITETÔNICA, NOS LUGARES DE SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS. A HISTORIA DA ARQUITETURA E, ANTES DE TUDO, A HISTORIA DAS CONCEPÇÕES ESPACIAIS. O JULGAMENTO ARQUITETÔNICO É FUNDAMENTALMENTE UM JULGAMENTO SOBRE O ESPAÇO INTERIOR DOS EDIFÍCIOS. SE ELE NÃO PODE SER EXPRESSO PELA FALTA DE ESPAÇO INTERNO, COMO O ARCO DE TITO, A COLUNA E TRAJANO, PASSA A INTEGRAR, COMO CONJUNTO VOLUMÉTRICO, A HISTORIA DO URBANISMO. SE O JULGAMENTO SOBRE O ESPAÇO INTERIOR FOR NEGATIVO, O EDIFÍCIO FAZ PARTE DA NÃO-ARQUITETURA, OU DA MÁ ARQUITETURA MESMO QUE, MAIS TARDE OS SEUS ELEMENTOS DECORATIVOS POSSAM SER ABRANGIDOS PELA HISTÓRIA ESCULTÓRICA. SE O JULGAMENTO SOBRE O ESPAÇO DE UM EDIFÍCIO FOR POSITIVO, ESTE ENTRA NA HISTÓRIA DA ARQ, MESMO QUE A DECORAÇÃO SEJA INEFICAZ. QUANDO, POR FIM O JULGAMENTO SOBRE A CONCEPÇÃO ESPACIAL DE UM EDIFÍCIO, SOBRE SUA VOLUMETRIA E SEUS PROLONGAMENTOS DECORATIVOS, FOR POSITIVO, ENCONTRAMO-NOS ENTÃO JUNTO DAS GRANDES E INTEGRAS OBRAS CONCLUINDO: SE PUDERMOS ENCONTRAR ARQUITETURA NAS CONTRIBUIÇÕES DE OUTRAS ARTES, É O ESPAÇO INTERIOR, O ESPAÇO QUE NOS RODEIA E NOS INCLUI, QUE DÁ O LÁ NO JULGAMENTO SOBRE SE UM EDIFÍCIO, ESTÁ CATALOGADO COM SIM OU O NÃO EM TODAS AS SENTENÇAS ESTÉTICAS SOBRE ARQUITETURA O FATO DE O ESPAÇO, O VAZIO, SER O PROTAGONISTA DA ARQUITETURA É, NO FUNDO, NATURAL, PORQUE A ARQUITETURA NÃO É APENAS ARTE E NEM SÓ IMAGEM DA VIDA HISTÓRICA OU DA VIDA VIVIDA POR NÓS E PELOS OUTROS : É, TAMBÉM, E SOBRETUDO, O AMBIENTE, A CENA ONDE VIVEMOS A NOSSA VIDA. SÍNTESE HOMEM = FALTA DE HÁBITO E ENTENDER O ESPAÇO ARQ. = CARÁTER TRIDIMENSIONAL APRESENTAMOS MAL ⇒ PLANTAS, PERSPECTIVAS, ETC ESPAÇO INTERIOR = PROTAGONISTA DA ARQ. FACHADAS = CASCA = INVÓLUCRO CONTEÚDO = VAZIO = ESPAÇO INTERIOR 4. DIMENSÃO = TEMPO NA ARQ. ⇒ HOMEM MOVENDO-SE DENTRO DO EDIFÍCIO O QUE É ARQ.? É A OBRA QUE TEM UM ESPAÇO INTERIOR QUE NOS ATRAI, NOS ELEVA, NOS SUBJUGA 6 POSSÍVEIS EQUÍVOCOS : 1- EXPERIÊNCIA ESPACIAL SÓ NO INTERIOR DO EDIFÍCIO? NÃO, PROLONGA-SE NA CIDADE, NAS RUAS, NAS PRAÇAS ENTÃO, TUDO O QUE EXCLUÍMOS COMO ARQ, COMPÕE O ESPAÇO URBANO CONCLUSÃO : É POSSÍVEL LINDAS OBRAS ARQUITETÔNICAS, MAS PÉSSIMO ESPAÇO URBANO OU VICE-VERSA 2- VALOR DA ARQ. NÃO SE ESGOTA NO ESPAÇO INTERIOR EQUAÇÃO ARQUITETÔNICA = JULGAMENTO ARQUITETÔNICO a- ESPAÇO INTERIOR NEG = EDIFICAÇÃO NÃO É ARQ. MESMO COM BOA DECORAÇÃO b- ESPAÇO INTERIOR POS = É ARQ., MESMO COM MÁ DECORAÇÃO QUANDO ESPAÇO INTERIOR E DECORAÇÃO SÃO POSITIVOS, TEMOS AS GRANDES OBRAS CONCLUSÃO : É O ESPAÇO INTERIOR, ARQUITETÔNICO OU URBANÍSTICO, QUE VALE O VAZIO É O PROTAGONISTA DA ARQ., POIS É NELE QUE VIVEMOS NOSSA VIDA RESENHA 3 A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO EM 1475, GUTENBERG GRAVOU EM PEDACINHOS DE MADEIRA AS LETRAS DO ALFABETO, JUSTAPÔS E FORMOU PALAVRAS LINHAS, ETC. ASSIM, ABRIU CAMINHO PARA AS QUE AS OBRAS POÉTICAS DEIXASSEM DE SER PROPRIEDADE E INSTRUMENTO DE UMA CLASSE RESTRITA DE INTELECTUAIS, E CHEGASSE ÀS CLASSES POPULARES EM 1839 DAGUERRE INVENTOU A FOTOGRAFIA. AS EXPERIÊNCIAS VISUAIS, HUMANAS E ARTÍSTICAS DEIXARAM DE SER EXCLUSIVAS DAS POUCAS PESSOAS QUE PODIAM PAGAR A UM PINTOR, E PASSARAM AO PLANO COLETIVO. EM 1877 EDISON REGISTROU, PELA PRIMEIRA VEZ, SONS. A MÚSICA DIFUNDIU-SE PELO RÁDIO E PELOS FONÓGRAFOS. NESTE CONTÍNUO PROGRESSO CIENTÍFICO, A ARQUITETURA MANTEM-SE ISOLADA E SÓ. O PROBLEMA DA REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO, LONGE E TER SIDO RESOLVIDO, AINDA NEM FOI COLOCADO. POR NÃO TERMOS ATÉ AGORA A DEFINIÇÃO EXATA DA CONSISTÊNCIA E DO CARÁTER DO ESPAÇO ARQUITETÔNICO, FALTOU À EXIGÊNCIA DE REPRESENTA-LO E DIFUNDI-LO. O MÉTODO DE REPRESENTAÇÃO AINDA É: PLANTAS, ELEVAÇÕES E CORTES, FOTOGRAFIAS SE NÃO EXISTE UMA MANEIRA SATISFATÓRIA DE REPRESENTAR AS CONCEPÇÕES ESPACIAIS HÁ, SEM DÚVIDA, UMA PROBLEMÁTICA DOS MEIOS QUE POSSUÍMOS. VAMOS DISCUTI-LOS: PLANTAS : 7 SÃO UMA COISA ABSTRATA PORQUE ESTÃO COMPLETAMENTE FORA DE TODAS AS CONCRETAS EXPERIÊNCIAS VISUAIS DE UM EDIFÍCIO. MAS, AINDA HOJE, SÃO UM DOS MEIOS FUNDAMENTAIS DA REPRESENTAÇÃO ARQUITETÔNICA. TENHAMOS COMO EXEMPLO A PLANIMETRIA FEITA POR MICHELANGELO BUONARROTI, DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO, EM ROMA. OLHANDO A PLANTA, NENHUMA PESSOA DE BOM SENSO PODERÁ DIZER QUE ESTA É A MELHOR REPRESENTAÇÃO DA CONCEPÇÃO ESPACIAL DE BUONARROTI PARA UM JOVEM QUE SE INICIE NO ESTUDO DA ARQUITETURA. NA PLANTA, EXISTE UMA OSTENTAÇÃO DE DETALHES, QUE CONFUNDE NESTE PRIMEIRO MOMENTO CRÍTICO, EM QUE TODO O ESFORÇO É DEDICADO À ILUSTRAÇÃO DA ESSÊNCIA ESPACIAL DA ARQUITETURA. NA DIDÁTICA LITERÁRIA, DEDICA-SE CONSIDERÁVEL PARTE DO TRABALHO À SIMPLIFICAÇÃO DA MATÉRIA, ENQUANTO A DIDÁTICA ARQUITETÔNICA, DIRIGIDA AO GRANDE PÚBLICO, AINDA IGNORA, EM GRANDE PARTE, O PROBLEMA ANTES E REPRESENTAR UMA TRAGÉDIA, OS GREGOS OUVIAM SEU ARGUMENTO RESUMIDO NUM PRÓLOGO, E ACOMPANHAVAM, ASSIM, O DESENROLAR DA AÇÃO. NA EDUCAÇÃO ARQUITETÔNICA, A SÍNTESE ANTECEDE À ANÁLISE, A ESTRUTURA ANTECEDE AOS ACABAMENTOS, O ESPAÇO ÀS DECORAÇÕES. PARA PROPOR A UM LEIGO A COMPREENSÃO DE UMA PLANTA DE MICHELANGELO, O PROCESSO CRÍTICO, DEVE SER FEITO NO MESMO SENTIDO EM QUE MICHELANGELO DESENVOLVEU SUA CRIAÇÃO. NO MODELO TRADICIONAL, AS PAREDES PINTADAS DE PRETO SEPARAM O ESPAÇO EXTERIOR OU URBANÍSTICO DO ESPAÇO INTERIOR, MAIS PROPRIAMENTE ARQUITETÔNICO. O IMPORTANTE, A ESSÊNCIA DA ARQUITETURA, NÃO É O LIMITE POSTO À LIBERDADE ESPACIAL, MAS ESTA LIBERDADE DELIMITADA, DEFINIDA E POTENCIALIZADA ENTRE AS PAREDES. NA REPRESENTAÇÃO TRADICIONAL EM PLANTA, NÃO SE REPRESENTA O "VAZIO" POR ONDE A VISÃO SE ESPRAIA E NA QUAL SE EXPRIME O VALOR DA CRIAÇÃO DE MICHELANGELO. MICHELANGELO NÃO CONCEBEU, SEPARADAMENTE, PRIMEIRO O INTERIOR E DEPOIS O EXTERIOR DA BASÍLICA: ELE CRIOU TODO O CONJUNTO DE SÃO PEDRO AO MESMO TEMPO. NAS OBRAS EDIFICADAS POR CAMADAS SUCESSIVAS, EM ÉPOCAS DIFERENTES, E POR VÁRIOS ARQUITETOS, ONDE UM TENHA CRIADO O INTERIOR, OUTRO AS FACHADAS, ACEITA-SE AS DIFERENÇAS. MAS NAS CONCEPÇÕES UNITÁRIAS EXISTE UMA COERÊNCIA, UMA INTERDEPENDÊNCIA E DIRIA MESMO QUASE UMA IDENTIDADE ENTRE ESPAÇO INTERIOR E VOLUMETRIA – POR SUA VEZ, FATOR DO ESPAÇO URBANÍSTICO – CRIADOS E DEFINIDOS SIMULTANEAMENTE POR UMA MESMA ASPIRAÇÃO, UM MESMO TEMA, UM MESMO ARTISTA. NAS CRITICAS DA OBRA DA BASÍLICA, UM AUTOR PODERÁ REALÇAR A FORMA EM CRUZ DA IGREJA, OUTRO JULGARÁ OPORTUNO SUBLINHAR A PREDOMINÂNCIA ARQUITETÔNICA DA CÚPULA CENTRAL, UM TERCEIRO DARÁ MAIOR VALOR ÀS 4 CÚPULAS E ÀS ABÓBADAS. CADA UMA DESTAS INTERPRETAÇÕES EXPRIME UM ELEMENTO REAL DO ESPAÇO DESEJADO POR MICHELANGELO, MAS CADA UMA DELA É INSUFICIENTE. MESMO QUE NINGUÉM CONSIGA ENCONTRAR UM MÉTODO PARA EXPRIMIR ADEQUADAMENTE EM PLANTA UMA CONCEPÇÃO ESPACIAL, PODER-SE-Á ENSINAR A COMPREENDER O ESPAÇO, A SABER VER A ARQUITETURA. FACHADAS O RACIOCÍNIO QUE SE DESENVOLVEU EM RELAÇÃO ÀS PLANTAS REPETE-SE, SIMPLIFICADO, PARA AS ELEVAÇÕES. SE PERCORRERMOS OS LIVROS DE ARQUITETURA, 10 O CONJUNTO DAS CONCEPÇÕES E INTERPRETAÇÕES DA ARTE E O VOCABULÁRIO FIGURATIVO QUE, EM CADA ÉPOCA, FORMA A LÍNGUA DE ONDE OS POETAS EXTRAEM PALAVRAS E FRASES PARA EXPRIMIR, EM LINGUAGEM INDIVIDUAL, AS SUAS CRIAÇÕES TODOS ESTES FATORES, ANALISADOS NO CONJUNTO DE SUAS RELAÇÕES VARIÁVEIS, APRESENTAM A CENA SOBRE A QUAL NASCE A ARQUITETURA. SÃO SEMPRE OS PRODUTOS DA COEXISTÊNCIA E DO EQUILÍBRIO DE TODOS OS COMPONENTES DE CIVILIZAÇÃO EM QUE SURGEM A CRITICA DOS MONUMENTOS TAMBÉM PODE ARTICULAR-SE ESQUEMATICAMENTE NA SEGUINTE CLASSIFICAÇÃO APROXIMATIVA: 1- ANÁLISE URBANÍSTICA : ISTO É, A HISTÓRIA DOS ESPAÇOS EXTERIORES EM QUE SURGE O MONUMENTO E QUE ELE CONTRIBUI PARA CRIAR 2- ANÁLISE ARQUITETÔNICA : É A HISTORIA DA CONCEPÇÃO ESPACIAL 3- ANÁLISE VOLUMÉTRICA: É O ESTUDO DO INVÓLUCRO MURAL QUE CONTEM O ESPAÇO 4- ANÁLISE DOS ELEMENTOS DECORATIVOS: DA ESCULTURA E DA PINTURA APLICADAS A ARQUITETURA E SOBRETUDO AOS SEUS VOLUMES 5- ANÁLISE DA ESCALA SÃO AS RELAÇÕES DIMENSIONAIS DO EDIFÍCIO RELATIVAMENTE AO PARÂMETRO HUMANO NA ANÁLISE CLÁSSICA DA CRITICA VOLUMÉTRICA E PLÁSTICA DOS MONUMENTOS, O QUE FALTA E A EDUCAÇÃO ESPACIAL, LIVRE DE MITOS E PROTECIONISMOS CULTURAIS, FRANCAMENTE ATREVIDA. A CRITICA ARQUITÔNICA PRECISA DE UMA DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DOS TABUS MONUMENTAIS E ARQUITETULÓGICOS. POR ISTO É PREFERÍVEL PARA O NOSSO OBJETIVO TRAÇAR UM ARCO, AINDA QUE UNILATERAL E APENAS SUPERFICIAL, DAS IDADES ESPACIAIS, DA ANTIGUIDADE ATÉ NOSSOS DIAS, EM VEZ DE ACRESCENTAR MAIS UMA MONOGRAFIA CRÍTICA PARTICULAR QUE DEIXARIA DE SOLUCIONAR A QUESTÃO SOBRE A VALIDADE GERAL DA INTERPRETAÇÃO ESPACIAL AQUI DIFUNDIDA 1- A ESCALA HUMANA DOS GREGOS O TEMPLO GREGO CARACTERIZA-SE POR UMA ENORME LACUNA E UMA SUPREMACIA INCONTESTADA ATRAVÉS DE TODA A HISTORIA. A LACUNA CONSISTE NA IGNORÂNCIA DO ESPAÇO INTERIOR, 11 A GLÓRIA NA ESCALA HUMANA. SE, EM TODOS OS TEMPOS DA CRITICA ARQUITETÔNICA GREGA ENCONTRAMOS FRENTE A FRENTE EXALTADORES E DETRATORES DO TEMPLO GREGO, É PORQUE UNS CONSIDERARAM A NEGAÇÃO DO ESPAÇO, E OUTROS A EXALTAÇÃO DA ESCALA HUMANA QUEM INVESTIGAR ARQUITETONICAMENTE O TEMPLO GREGO BUSCANDO, SOBRETUDO UMA CONCEPÇÃO ESPACIAL FUGIRÁ HORRORIZADO, ASSINALANDO-O AMEAÇADORAMENTE COMO EXEMPLAR TÍPICO DE NÃO-ARQUITETURA. MAS QUEM SE APROXIMA DO PARTENON E O ADMIRA COMO UMA GRANDE ESCULTURA, FICA ENCANTADO COMO SÓ ACONTECE DIANTE E POUQUÍSSIMAS OBRAS DO GÊNERO HUMANO. OS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS DO TEMPLO GREGO SÃO, COMO É SABIDO, UMA PLATAFORMA ELEVADA, UMA SÉRIE DE COLUNAS APOIADAS SOBRE ELA E UM ENTABLAMENTO CONTINUO QUE SUSTENTA O TETO. O ESPAÇO INTERIOR, NUNCA FOI PENSADO, DO PONTO DE VISTA CRIATIVO, PORQUE NÃO RESPONDIA ÀS FUNÇÕES E INTERESSES SOCIAIS O TEMPLO GREGO NÃO ERA CONCEBIDO COMO A CASA DOS FIÉIS, MAS COMO A MORADA IMPENETRÁVEL DOS DEUSES. OS RITOS REALIZAVAM-SE DO LADO DE FORA, AO REDOR DO TEMPLO. A FORÇA MOTRIZ DA PREGAÇÃO CRISTÃ (INTROSPECÇÃO), E QUE TEVE A SUA PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO ARQUITETÔNICA NOS OBSCUROS SILÊNCIOS DAS CATACUMBAS, ESTAVA LONGE DO PENSAMENTO GREGO. A CIVILIZAÇÃO GREGA SE EXPRIMIU AO AR LIVRE, FORA DOS ESPAÇOS INTERIORES E DAS HABITAÇÕES HUMANAS, FORA MESMO DOS TEMPLOS DIVINOS, NOS RECINTOS SAGRADOS, NAS ACRÓPOLES, NOS TEATROS DESCOBERTOS. A HISTORIA DA ARQUITETURA DAS ACRÓPOLES É ESSENCIALMENTE UMA HISTORIA URBANÍSTICA TODA A ARQUITETURA RESPONDE A UM PROGRAMA CONSTRUTIVO E, NAS ÉPOCAS ECLÉTICAS, QUANDO FALTA INSPIRAÇÃO ORIGINAL, OS ARQUITETOS VÃO BUSCAR NAS FORMAS DO PASSADO OS TEMAS QUE SERVEM, FUNCIONAL OU SIMBOLICAMENTE, PARA AS SUAS CONSTRUÇÕES. RECORREU-SE A ARQUITETURA HELÊNICA NOS GRANDES TEMAS MONUMENTAIS E NOS ELEMENTOS DECORATIVOS, EM PROBLEMAS DE SUPERFÍCIE PLÁSTICA E VOLUMÉTRICA, NUNCA DE ARQUITETURA. FEITAS ALGUMAS EXCEÇÕES NEOCLÁSSICAS, AS REPETIÇÕES E AS CÓPIAS ESPALHADAS POR TODO O MUNDO CONSTITUEM TRISTES MASCARAMENTOS DE INVÓLUCROS MURAIS QUE ENCERRAM ESPAÇOS INTERIORES E CONSERVAM, POR ISTO, TODAS AS CARACTERÍSTICAS NEGATIVAS DA ARQUITETURA GREGA CARECENDO, POREM, AO MESMO TEMPO, DA QUALIDADE DE ESCALA HUMANA QUE OS MONUMENTOS ORIGINAIS POSSUÍAM. PODEMOS NOTAR MAIS ESTE FATO: NO TEMPLO GREGO, O HOMEM CAMINHA APENAS NO PERISTILO, ISTO É, NO CORREDOR QUE VAI DA COLUNATA À PAREDE EXTERIOR DA CELA. RESENHA 5 O ESPAÇO ESTÁTICO DA ANTIGA ROMA O PARTENON É OBRA NÃO ARQUITETÔNICA, MAS NEM POR ISTO DEIXA DE SER OBRA- PRIMA ARTÍSTICA. MUITOS EDIFÍCIOS ROMANOS NÃO ERAM OBRAS DE ARTE, MAS NUNCA PODERMOS AFIRMAR QUE NÃO ERAM ARQUITETURA. O ESPAÇO INTERIOR ESTÁ PRESENTE DE MANEIRA GRANDIOSA E SE OS ROMANOS NÃO TINHAM O SENSÍVEL REQUINTE DOS ESCULTORES-ARQUITETOS GREGOS, TINHAM O GÊNIO DOS CONSTRUTORES-ARQUITETOS QUE É, NO FUNDO, O GÊNIO DA ARQUITETURA. 12 DEVE-SE REPUDIAR COMO INSENSATA A POSIÇÃO CRÍTICA DE ALGUNS TRATADOS ESTRANGEIROS EM QUE A ARQUITETURA ROMANA É DEFINIDA COMO FILHA OU ESCRAVA DA GREGA. A PLURIFORMIDADE DO PROGRAMA ROMANO NO QUE DIZ RESPEITO Á CONSTRUÇÃO, ESTÁ AUSENTE DA CONSTRUÇÃO GREGA. SE COLOCARMOS LADO A LADO AS PLANTAS DE UM TEMPLO GREGO E DE UMA BASÍLICA ROMANA, O QUE VERIFICAMOS? FUNDAMENTALMENTE OS ROMANOS TOMARAM AS COLUNATAS QUE CINGEM O TEMPLO GREGO E AS TRANSPORTARAM PARA O INTERIOR. A CIVILIZAÇÃO GREGA CONHECEU POUCAS COLUNATAS INTERIORES, MAS ONDE EXISTEM, ELAS RESPONDEM ÀS NECESSIDADES CONSTRUTIVAS DE SUSTENTAR AS TRAVES DE COBERTURA, E NÃO A UMA CONCEPÇÃO ESPACIAL INTERIOR. EM ROMA, AO LADO DA NECESSIDADE TÉCNICA, QUE SE TORNOU MAIS PRECISA DEVIDO À ESCALA MONUMENTAL DA ARQUITETURA IMPERIAL, SURGE O TEMA SOCIAL BASÍLICA ROMA, NO DOMÍNIO DE OUTRAS TERRAS, ABSORVE A ARQUITETURA DAS TERRAS CONQUISTADAS O CARÁTER FUNDAMENTAL DO ESPAÇO ROMANO É SER PENSADO ESTATICAMENTE. IMPERA NOS AMBIENTES CIRCULARES E RETANGULARES A SIMETRIA, A AUTONOMIA ABSOLUTA QUANTO AOS AMBIENTES CONTÍGUOS, SUBLINHADA PELOS ESPESSOS MUROS QUE OS SEPARAM FUNDAMENTALMENTE A ARQUITETURA ROMANA EXPRIME UMA AFIRMAÇÃO DE AUTORIDADE, É O SÍMBOLO QUE DOMINA A MULTIDÃO DE CIDADÃOS E ANUNCIA QUE O IMPÉRIO EXISTE, E É POTENCIA E RAZÃO DE TODA A VIDA. A ESCALA DA ARQUITETURA ROMANA É A ESCALA DESTE MITO. NÃO É E NÃO QUER SER A ESCALA DO HOMEM O ESTILO ROMANO SERVE HOJE PARA OS INTERIORES DE GRANDES BANCOS AMERICANOS, PARA AS IMENSAS SALAS DE MÁRMORE DAS ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS, EM OBRAS QUE IMPRESSIONAM PELA GRANDEZA E PELAS DIMENSÕES, MAS NÃO COMOVEM PELA INSPIRAÇÃO. SÃO OBRAS QUASE SEMPRE FRIAS, ONDE NÃO NOS SENTIMOS EM NOSSA CASA. A DIRETRIZ HUMANA DO ESPAÇO CRISTÃO OS CRISTÃOS REUNIRAM NA IGREJA A ESCALA HUMANA DOS GREGOS E A CONSCIÊNCIA DO ESPAÇO INTERIOR ROMANO. EM NOME DO HOMEM, PRODUZIRAM UMA REVOLUÇÃO FUNCIONAL NO ESPAÇO LATINO A IGREJA CRISTÃ NÃO É O ESPAÇO MISTERIOSO QUE GUARDA UM DEUS, MAS O LUGAR DE REUNIÃO, DE COMUNHÃO E DE ORAÇÃO DOS FIÉIS. É LÓGICO QUE OS CRISTÃOS SE INSPIRARAM NA BASÍLICA, MAS MUDARAM A SUA CONCEPÇÃO. A REVOLUÇÃO ESPACIAL CONSISTIU EM ORDENAR TODOS OS ELEMENTOS DA IGREJA NA LINHA DO CAMINHO HUMANO. AO COMPARARMOS UMA BASÍLICA ROMANA A UMA DAS PRIMEIRAS IGREJAS CRISTÃS, ENCONTRAMOS RELATIVAMENTE POUCOS ELEMENTOS DE DIFERENCIAÇÃO, ALEM DA ESCALA. OS GREGOS HAVIAM ALCANÇADO A ESCALA HUMANA NUMA RELAÇÃO ESTÁTICA DE PROPORÇÃO ENTRE COLUNA E ESTATURA DO HOMEM, MAS A HUMANIDADE DO MUNDO CRISTÃO ACEITA E GLORIFICA O CARÁTER DINÂMICO DO HOMEM, ORIENTANDO TODO O EDIFÍCIO SEGUNDO O SEU CAMINHO, CONSTRUINDO E ENCERRANDO O ESPAÇO AO LONGO DE SEU CAMINHAR RESENHA 6 15 OS CONTRASTES DIMENSIONAIS E A CONTINUIDADE DO GÓTICO ENTRE OS EQUÍVOCOS MAIS DEFINIDOS EXISTE AQUELE SEGUNDO O QUAL O GÓTICO SERIA UM SIMPLES DERIVADO DO ROMÂNICO, OU MELHOR, CONSTITUIRIA SEU AMADURECIMENTO, O PONTO DE CHEGADA QUE O ARQUITETO DO SÉC. XII PRETENDIA ATINGIR. O EQUIVOCO BASEIA-SE NA CONFUSÃO FILOSÓFICA ENTRE PROGRESSO TÉCNICO E SUPOSTO PROGRESSO ARTÍSTICO E, O QUE É PIOR CRITICAMENTE, NA INDIFERENÇA EM RELAÇÃO AO ESPAÇO INTERIOR E À ESCALA DOS EDIFÍCIOS O CONJUNTO ROMÂNICO TORNA-SE MAIS LEVE E SE ESTENDE E, NOS TRÊS SÉCULOS SEGUINTES, MESMO EM PLENO SÉC XVI, NA FRANÇA, NA INGLATERRA E NA ALEMANHA, ALCANÇA O PAROXISMO DA TENSÃO, UM FEIXE DE OSSOS, FIBRAS E MÚSCULOS, UM ESQUELETO CONSTRUTIVO COBERTO DE CARTILAGEM IMATERIAL. EXISTE UM TEMA ESPACIAL QUE DISTINGUE A ARQ GÓTICA DA ROMÂNICA. É O CONTRASTE DAS FORÇAS DIMENSIONAIS. PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTORIA DA ARQUITETURA, OS ARTISTAS CONCEBEM ESPAÇOS QUE ESTÃO EM ANTÍTESE POLEMICA COM A ESCALA HUMANA E QUE PRODUZEM NO OBSERVADOR NÃO UMA CLAMA CONTEMPLAÇÃO, MAS UM ESTADO DE ESPÍRITO DE DESEQUILÍBRIO, DE AFETOS E SOLICITAÇÕES CONTRADITÓRIOS, DE LUTA. JÁ MENCIONAMOS A ESCALA HUMANA EM OPOSIÇÃO Á ESCALA MONUMENTAL, SABEMOS DISTINGUIR UM EDIFÍCIO CONCEBIDO E CONSTRUÍDO PARA O HOMEM DE UM EDIFÍCIO- SIMBOLO, CONSTRUÍDO PARA REPRESENTAR UMA IDÉIA, UM MITO QUE IMPRESSIONE, SE OPONHA, DOMINE O HOMEM. ATÉ AQUI ESTABELECEMOS UMA DIFERENÇA DE ORDEM QUANTITATIVA E PSICOLÓGICA, DEIXANDO CLARO QUE TODO EDIFÍCIO É QUALIFICADO PELA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE AS SUAS DIMENSÕES E AS DO HOMEM HÁ, CONTUDO, OUTRO SIGNIFICADO DA ESCALA QUE DIZ RESPEITO NÃO ÀS RELAÇÕES DE PROPORÇÃO ENTRE O EDIFÍCIO E O HOMEM, MAS ÀS PROPORÇÕES DO EDIFÍCIO EM SI, RELATIVAMENTE AO HOMEM. TODA A ARQUITETURA OCIDENTAL ATÉ O ROMÂNICO EXPRIMIU ESSAS PROPORÇÕES DE DUAS MANEIRAS : 1. COM O EQUILÍBRIO DAS DIRETRIZES VISUAIS. O EQUILÍBRIO PERFEITO ENCONTRA- SE NOS TEMPLOS GREGOS E NOS EDIFÍCIOS DE ESQUEMA CENTRAL DA CRISTANDADE. 2. COM A PREDOMINÂNCIA DE UMA DIRETRIZ. ENCONTRAMOS A PREDOMINÂNCIA DE UMA DIRETRIZ NOS TEMPLOS EGÍPCIOS DE KARNAK OU DE LUXOR (DIRETRIZ HORIZONTAL), OU ENTÃO NA BASÍLICA BIZANTINA (DIRETRIZ HORIZONTAL) NO GÓTICO, COEXISTEM E CONSTATAM NUMA ANTÍTESE SILENCIOSA MAS AGUDA, DUAS DIRETRIZES : A VERTICAL E A LONGITUDINAL TRATAM-SE DA RELAÇÃO ENTRE O RETÂNGULO DE SEÇÃO E O RETÂNGULO DE PLANTA E, APENAS EM SEGUNDO LUGAR, DA RELAÇÃO ENTRE ESSES DOIS RETÂNGULOS E O HOMEM. SE CONFRONTARMOS O GÓTICO ITALIANO, FRANCÊS E INGLÊS, VERIFICAMOS QUE O CONTRASTE SE ACENTUA À MEDIDA QUE SE SOBE EM DIREÇÃO AO NORTE. A ARQUITETURA GÓTICA INGLESA APRESENTA UMA QUALIDADE ABSOLUTAMENTE MODERNA, QUE DESIGNAMOS PELO NOME ORGÂNICA: A DA EXPANSÃO, DA POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO, DA ARTICULAÇÃO DOS EDIFÍCIOS. ENQUANTO A CATEDRAL DE MILÃO OU NOTRE-DAME SÃO CONSTRUÇÕES ISOLADAS, AS CATEDRAIS INGLESAS CONJUGAM-SE COM UMA SÉRIE DE OUTRAS CONSTRUÇÕES, PROLONGAM-SE NELAS E AS DOMINAM. A CARACTERÍSTICA NARRATIVA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO MEDIEVAL VIVE UM ÚNICO VALOR, UMA ÚNICA BELEZA – A DO CONJUNTO : EM QUE NADA SE PODE ELIMINAR NEM ACRESCENTAR 16 AS LEIS E AS MEDIDAS DO ESPAÇO DO SÉCULO XV COM O GÓTICO ENCERRA-SE O PRIMEIRO VOLUME DOS MANUAIS DE HISTORIA DA ARTE: COM O RENASCIMENTO, ABRE-SE O SEGUNDO. A RENASCENÇA FOI, DURANTE LONGO TEMPO, OBJETO DE DOIS PRECONCEITOS ANTITÉTICOS : 1. O PRIMEIRO QUERIA APRESENTA-LA COMO UMA NOVIDADE ABSOLUTA EM RELAÇÃO AO PERÍODO PRECEDENTE E ERA, POR ISSO, INCAPAZ DE LHE CONFERIR UMA HISTORICIDADE 2. O SEGUNDO QUERIA REDUZI-LA A UM NEO, A UM RETORNO DA ARQUITETURA ROMANA, RETIRANDO-LHE TODOS OS PREDICADOS DE VITALIDADE CRIADORA. QUAL O ELEMENTO NOVO QUE APARECE IMEDIATAMENTE NA ARQUITETURA DO SÉCULO XV? BUSCA-SE UMA ORDEM, UMA LEI, UMA DISCIPLINA CONTRA A INCOMENSURABILIDADE, A INFINITUDE, A DISPERSÃO DO ESPAÇO GÓTICO, E A CASUALIDADE DO ROMÂNICO. QUANDO SE ENTRA NAS BASÍLICAS DE SAN LORENZO E DE SANTO SPIRITO, MEDE-SE, EM POUCOS SEGUNDOS DE OBSERVAÇÃO, TODO O ESPAÇO, E POSSUI-SE FACILMENTE SUA LEI. TRATA-SE DE UMA INOVAÇÃO RADICAL DO PONTO DE VISTA PSICOLÓGICO E ESPIRITUAL : ATÉ AGORA O ESPAÇO DO EDIFÍCIO HAVIA DETERMINADO O TEMPO DA CAMINHADA DO HOMEM, CONDUZIDO SUA VISTA AO LONGO DAS DIRETRIZES DESEJADAS PELO ARQUITETO; COM BRUNELLESCHI, PELA PRIMEIRA VEZ, JÁ NÃO É O EDIFÍCIO QUE POSSUI O HOMEM, MAS ESTE QUE, APRENDENDO A LEI SIMPLES DO ESPAÇO, POSSUI O SEGREDO DO EDIFÍCIO A GRANDE CONQUISTA ITALIANA DO SÉCULO XV É LEVAR O MESMO SENTIDO QUE VIVE NO TEMPLO PARA O CAMPO DOS ESPAÇOS INTERIORES, E MAIS PRECISAMENTE TRADUZIR EM TERMOS DE ESPAÇO A MÉTRICA QUE NO PERÍODO ROMÂNICO E GÓTICO FORA EMINENTEMENTE PLANIMÉTRICA. A RENASCENÇA FOI O BERÇO DA MAIS OUSADA EXPERIÊNCIA MODERNA. NOSSA TOLERÂNCIA LIBERAL EM RELAÇÃO A TUDO QUE, ATUANDO SOBRE O HOMEM, O DOMINA E O OPRIME, NOSSA RECUSA CONTEMPORÂNEA DA ARQUITETURA MONUMENTAL, A PREMISSA SOCIAL DA CIDADE DO HOMEM, DA CASA PENSADA SEGUNDO AS EXIGÊNCIAS MATERIAIS, PSICOLÓGICAS E RELIGIOSAS DO CIDADÃO MODERNO ; TODA ESSA NOSSA ATITUDE SEMPRE EXISTENTE, ORGÂNICA E ESPIRITUAL, ENCONTRA UM FUNDAMENTO NA ARQUITETURA DO SÉCULO XV, EXATAMENTE PORQUE ENTÃO SE LANÇAM AS BASES DO PENSAMENTO MODERNO NA CONSTRUÇÃO, SEGUNDO O QUAL É O HOMEM QUE DITA LEIS AO EDIFÍCIO, E NÃO O CONTRARIO A LUZ DESTA EXIGÊNCIA INTELECTUAL, ERA NATURAL QUE OS ARQUITETOS DO SÉCULO XV REVISSEM TODOS OS ESQUEMAS DISTRIBUTIVOS TRADICIONAIS. PARA CONTROLAR INTEIRAMENTE O ESPAÇO, PARA TORNAR UNITÁRIA A CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA. BRUNELLESCHI SENTIU A NECESSIDADE DE NEGAR AO MÁXIMO O EIXO LONGITUDINAL E DE CRIAR UMA CIRCULARIDADE AO REDOR DA CÚPULA. OS OUTROS ELEMENTOS ORIGINAIS DA ARQUITETURA DO SÉCULO XV JUSTIFICAM-SE SOBRETUDO EM NOME DAS MESMAS EXIGÊNCIAS ESPACIAIS. A TENTATIVA PALEOCRISTÃ E BIZANTINA HAVIA SIDO LEVAR UMA DINÂMICA ATÉ MESMO AOS EDIFÍCIOS CÊNTRICOS; AGORA ENCONTRAMOS EXATAMENTE O INVERSO, ISTO É, O PROGRAMA DE CONTROLAR RACIONALMENTE TODA ENERGIA DINÂMICA INSERIDA NOS EIXOS NO TRABALHO MURAL ENCONTRAMOS O MESMO PROGRAMA. TODOS OS FATORES DECORATIVOS DE DISPERSÃO MEDIEVAL, COMEÇANDO PELO CROMATISMO, SÃO ABOLIDOS ; A BICROMIA DOS EDIFÍCIOS DE BRUNELLESCHI, COMPARADA COM A RIQUÍSSIMA PALETA PICTÓRICA DAS SUPERFÍCIES DO SÉC XV, FOI POLEMICA E MORDAZ COMO A ABOLIÇÃO DA DECORAÇÃO POR PARTE DO FUNCIONALISMO EM RELAÇÃO À ORNAMENTAÇÃO ARQUITETÔNICA DO SÉCULO XIX 17 OS PALÁCIOS MEDIEVAIS APRESENTAM SUPERFÍCIES NÃO TRABALHADAS EM QUE AS JANELAS SÃO FATOS CASUAIS, INSERIDAS SEM ORDEM COMPOSITIVA. EIS QUE ALBETI, COM O PALAZZO RUCELLAI, DIVIDE E MEDE A SUPERFÍCIE VOLUMÉTRICA COM PILARES, E A RITMA SEGUNDO MÓDULOS SIMPLES. O QUE BRUNELLESCHI FEZ NOS ESPAÇOS INTERIORES, ALBERTI EFETUOU NAS SUPERFÍCIES É ESTA A DETESTADA DECORAÇÃO APLICADA? CERTAMENTE. TRATA-SE DE UMA DECORAÇÃO APLICADA QUE, SE NOS PLAGIÁRIOS SE TORNOU INÉRCIA DE ACADEMISMO. NO SÉCULO XV RESPONDEU AO TEMA ESPACIAL DA ÉPOCA, E CONCLUIU NAS PAREDES UMA INSPIRAÇÃO REALIZADA NA CONSTRUÇÃO DE VAZIOS, FOI UM ATO DE PROFUNDA COERÊNCIA E POR ISSO DE INTIMA VALIDADE CULTURAL E ARTÍSTICA. RESENHA 8 VOLUMETRIA E PLÁSTICA DO SÉCULO XVI OS TEMAS ESPACIAIS FUNDAMENTAIS INAUGURADOS NO SÉC XV PROLONGAM-SE NO SÉC. SEGUINTE. OS MOTIVOS CULTURAIS E ARQUEOLÓGICOS PREDOMINAM EM TERMOS IDEOLÓGICOS NO SÉC XVI. PARA O QUE DIZ RESPEITO AOS TEMAS ESPACIAIS, O SÉC XVI DESENVOLVE A ASPIRAÇÃO CÊNTRICA DO SÉC XV, A VISÃO DO ESPAÇO ABSOLUTO, FACILMENTE PERCEPTÍVEL DE TODOS OS ÂNGULOS VISUAIS, EXPRIMINDO-SE EM EQUILÍBRIOS EURRÍTMICOS (REGULARIDADE ENTRE AS PARTES DE UM TODO) DE PROPORÇÃO. O TEMPIETTO, QUE INAUGURA O SÉC XVI É UM POUCO O PARTENON DA ÉPOCA E, COMO TAL, POSSUI TODOS OS EFEITOS E QUALIDADES DA OBRA PRIMA HELÊNICA. MAS A ANALOGIA ENTRE A GRÉCIA E O SÉC XVI NÃO VAI ALEM DESTE COMUM IDEAL FORMAL, UMA VEZ QUE O PROGRAMA ARQUITETÔNICO DO SÉC XVI IMPÕE OS ESPAÇOS INTERIORES. SE O GÓTICO HAVIA MARCADO A VONTADE DO ESPAÇO CONTINUO INFINITO NO COMPRIMENTO DISPERSIVO DE SEUS VISUAIS, SE A PRIMEIRA RENASCENÇA NÃO CHEGOU A FECHAR O ESPAÇO, MAS O ORDENOU SEGUNDO UMA MÉTRICA RACIONAL QUE O TORNAVA DEFINÍVEL E MENSURÁVEL AGORA, O SÉC XVI QUALIFICA A MESMA BUSCA ESPACIAL EM TERMOS EURRÍTMICOS. O CARÁTER DA ARQUITETURA DO SÉC XVI CONCRETIZA-SE COMO NUM NOVO SENTIDO DE VOLUMETRIA, DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO E FORMAL DAS MASSAS. EM NOME DESTE GOSTO, TODAS AS DIRETRIZES VISUAIS DINÂMICAS SÃO EXCLUÍDAS. SE UMA TORRE GÓTICA IMPELE A VISTA PARA O ALTO, PARA A AGULHA, SE A BASÍLICA CRISTÃ DÁ O TEMPO DA CAMINHADA DO HOMEM, SE O PALÁCIO E O PÁTIO DO SÉC XV, COM SUAS ESTRUTURAS ESBELTAS E COM COMPLACÊNCIAS LINEARES INDICAM UM ITINERÁRIO VISUAL CIRCULAR, AINDA QUE DENTRO DO ESQUEMA SIMÉTRICO, NO SÉC XVI TODAS AS FORÇAS DINÂMICAS, QUE ANTES HAVIAM SIDO TRAVADAS MAS NÃO EXTINTAS, ACALMAM-SE DEFINITIVAMENTE. COM O DESAPARECIMENTO DAS DIRETRIZES LINEARES, TRIUNFAM O VOLUME E A PLÁSTICA. NA CRITICA DA ARQUITETURA DO SÉC XVI, É BASTANTE FÁCIL CAIR EM ERRO: ESSA VONTADE ESTÁTICA, CORPÓREA, DE PERFEIÇÃO, NUNCA DEVE SER CONFUNDIDA COM O ESPAÇO ESTÁTICO ROMANO. O MOVIMENTO E A INTERPENETRAÇÃO NO ESPAÇO BARROCO. 20 • OS FUNCIONALISTAS PARA RESOLVER PROBLEMAS QUANTITATIVOS, • A ARQUITETURA ORGÂNICA SABE QUE SE O HOMEM TEM UMA DIGNIDADE, UMA PERSONALIDADE E UMA MENSAGEM ESPIRITUAL, ISTO É, SE DISTINGUE DO AUTÔMATO, O PROBLEMA DA ARQUITETURA É TAMBÉM UM PROBLEMA QUALITATIVO. O ESPAÇO ORGÂNICO É RICO EM MOVIMENTO, INDICAÇÕES DIRECIONAIS, ILUSÕES DE PERSPECTIVAS, EM VIVAS E GENIAIS INVENÇÕES; DE CRIAR ESPAÇOS BELOS EM SI E REPRESENTATIVOS DA VIDA ORGÂNICA DOS SERES QUE NESSE ESPAÇO VIVEM. ESSA INSTANCIA SOCIAL, COLETIVA E INDIVIDUAL, QUE GUIA E INSPIRA A URBANÍSTICA E A ARQUITETURA MODERNA, EM SUA ORIGEM FUNCIONALISTA E EM SUA EVOLUÇÃO ORGÂNICA, É, DE FATO, UM GRANDE MOVIMENTO RELIGIOSO, QUE POSSUI UMA FORÇA E UMA SUGESTÃO NÃO INFERIORES AOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUAIS QUE INSPIRARAM A CRIAÇÃO DOS ESPAÇOS NAS ÉPOCAS DO PASSADO. É UM MOVIMENTO QUE, NA ERA ATÔMICA E EM NOME DE UM MAIS ALEGRE E FÉRTIL DESTINO DO HOMEM, LANÇA O APELO DE UMA CENA FÍSICA INTEGRADA, PARA UMA URBANÍSTICA E UMA ARQUITETURA QUE SEJAM SINAL E PROMESSA, OU PELO MENOS CONFORTO, PARA A NOSSA CIVILIZAÇÃO. É LEI DA CULTURA ARQUITETÔNICA ORGÂNICA A ESCALA HUMANA, O REPÚDIO DE TODA A ARQUITETURA QUE SE SOBREPÕE AO HOMEM OU QUE É INDEPENDENTE DELE. QUADRO – A IDADE DO ESPAÇO N. IDADES CARACTERÍSTICAS MARCANTES 01 GREGA ESCALA HUMANA NO EXTERIOR SEM ESPAÇO INTERIOR 02 ROMANA ESPAÇO ESTÁTICO ARQUITETURA COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO 03 CRISTÃ DIRETRIZES HUMANAS COM: • ESCALA HUMANA DOS GREGOS • ESPAÇO INTERIOR DOS ROMANOS 04 BIZANTINA ESPAÇO DILATADO 05 ROMÂNICA ESTRUTURAS E OSSATURAS 06 GÓTICA CONTRASTES BIDIMENSIONAIS : • VERTICALIDADE • LONGITUDINALIDADE 07 RENASCENTISTA MÉTRICA ESPACIAL 08 BARROCA ESPAÇO DINÂMICO : • VOLUMETRIA • PLÁSTICA 21 09 NEOCLÁSSICA FALÊNCIA DO ESPAÇO INTERIOR SOLUÇÕES URBANÍSTICAS 10 MODERNA "PLANTA LIVRE" • ARQUITETURA FUNCIONALISTA • ARQUITETURA ORGÂNICA RESENHA 10 AS INTERPRETAÇÕES DA ARQUITETURA A MAIOR DIFICULDADE QUE SE ENCONTRA AO COMPILAR UMA HISTÓRIA DA CRÍTICA ARQUITETÔNICA, CONSISTE NO FATO DE UMA GRANDE PARTE DAS MAIS GENIAIS INSTITUIÇÕES SOBRE A ARQUITETURA SE ENCONTRAR ESPALHADA EM LIVROS DE FILOSOFIA, ESTÉTICA GERAL, POEMAS, ROMANCES, CONTOS E PÁGINAS DE ARQUITETOS. SE CONSULTARMOS OS HISTORIADORES, OS FILÓSOFOS, OS ESTETAS, ENCONTRAREMOS CONTINUAMENTE OBSERVAÇÕES AGUDAS E PRECISAS : "A PROFUNDA ORIGINALIDADE DA ARQUITETURA COMO TAL RESIDE NA MASSA INTERIOR. DANDO UMA FORMA DEFINIDA A ESTE ESPAÇO OCO, ELA CRIA SEU PRÓPRIO UNIVERSO. SEM DÚVIDA, OS VOLUMES EXTERIORES E SEUS PERFIS INTRODUZEM UM ELEMENTO NOVO E EXCLUSIVAMENTE HUMANO NO HORIZONTE DAS FORMAS NATURAIS, A QUE SUA CONFORMIDADE OU SEU ACORDO MELHOR CALCULADO ACRESCENTAM SEMPRE ALGO INESPERADO: POR OUTRO LADO, CONSIDERANDO BEM, A MARAVILHA MAIS ESTRANHA É TER CONCEBIDO E CRIADO UMA ESPÉCIE DE REVERSO DO ESPAÇO. O HOMEM CAMINHA E AGE NO EXTERIOR DE TODAS AS COISAS; ESTÁ SEMPRE DE FORA E, PARA PASSAR PARA ALEM DAS SUPERFÍCIES, É NECESSÁRIO QUE AS ROMPA. O ÚNICO PRIVILÉGIO DA ARQUITETURA, ENTRE TODAS AS ARTES, QUER CRIE HABITAÇÕES, IGREJAS OU INTERIORES, NÃO É HOSPEDAR UMA CAVIDADE CÔMODA E RODEÁ-LA DE DEFESAS, MAS CONSTRUIR UM MUNDO INTERIOR QUE MEDE O ESPAÇO E A LUZ SEGUNDO AS LEIS DE UMA GEOMETRIA, DE UMA MECÂNICA E DE UMA ÓPTICA NECESSARIAMENTE IMPLÍCITAS NA ORDEM NATURAL, MAS DE QUE A NATUREZA NÃO SE SERVE. O MÉTODO DE UMA HISTORIA VIVA DA CRITICA ARQUITETÔNICA DEVERÁ SER UM MÉTODO EMPÍRICO, EXPERIMENTAL, DESENVOLVIDO SOBRE EXEMPLOS CONCRETOS. PARA QUE UMA INTERPRETAÇÃO TENHA SENTIDO, ELA DEVE ILUMINAR UM ASPECTO PERMANENTE DA ARQUITETURA. SE SE DISSESSE QUE A CATEDRAL DE WELLS TORNOU-SE POSSÍVEL TAMBÉM GRAÇAS À NOVA TÉCNICA CONSTRUTIVA AFIRMAR-SE-IA ALGO EXATO. A INTERPRETAÇÃO TÉCNICA É, POR ISSO, UMA INTERPRETAÇÃO AUTENTICA, APLICÁVEL A TODOS OS MONUMENTOS DA ARQUITETURA SE, AO CONTRARIO, SE CONSIDERAR TESE A VERDADE ESTÁTICA, SEGUNDO A QUAL PARA SE OBTER UMA SENSAÇÃO DE SOLIDEZ, É NECESSÁRIO QUE A PARTE INFERIOR DE UM EDIFÍCIO MOSTRE UMA CONSISTÊNCIA MAIOR QUE A PARTE ALTA, PODE-SE DIZER QUE SE TRATA DE UMA INTERPRETAÇÃO? NÃO, EVIDENTEMENTE QUE É UM EQUIVOCO. O EQUIVOCO CONSISTE NA GENERALIZAÇÃO, FAZER SURGIR UMA NORMA POÉTICA PARTICULAR COM VALOR DE PRINCIPIO, À QUAL NÃO ESTÃO SUJEITOS A ARQUITETURA MODERNA COM SEUS VOLUMES SUSPENSOS. EM QUE RELAÇÃO A INTERPRETAÇÃO ESPACIAL SE ENCONTRA RELATIVAMENTE ÀS OUTRAS INTERPRETAÇÕES DA ARQUITETURA? INCLUIU-AS TODAS, RESUME EM SI ALGUMAS DAS OUTRAS, OU É UMA SIMPLES INTERPRETAÇÃO ENTRE MUITAS, AINDA QUE A MAIS IMPORTANTE? PARA RESPONDER A TAIS QUESITOS SERÁ OPORTUNO EXPOR BREVEMENTE AS PRINCIPAIS INTERPRETAÇÕES CORRENTES QUE, COMO VEREMOS, SE ENQUADRAM SUBSTANCIALMENTE EM TRÊS GRANDES CATEGORIAS : 22 • AS QUE SE RELACIONAM COM O CONTEÚDO ( POLÍTICA, FILOSÓFICO-RELIGIOSA, CIENTÍFICA, ECONÔMICO-SOCIAL, MATERIALISTA, TÉCNICA ) • AS FISIOPSICOLÓGICAS • AS FORMALISTAS A INTERPRETAÇÃO POLÍTICA QUAL A ÉPOCA ÁUREA DA ARQUITETURA GREGA? O SÉC. V A . C.. PORQUE EM 490 ATENAS VENCERA A BATALHA DE MARATONA E HOUVERAM OUTROS FEITOS. PRIMEIRO A AFIRMAÇÃO POLÍTICA, DEPOIS, OU CONSEQUENTEMENTE, A ATUAÇÃO ARQUITETÔNICA COMO SE EXPLICA O ÍMPETO CONSTRUTIVO GÓTICO NA FRANÇA E NA INGLATERRA? COM O ADVENTO DO NACIONALISMO E O FERVOR DAS CRUZADAS. O GÓTICO PERPENDICULAR CONSTITUI UM ESTILO INGLÊS QUE NÃO TEM PARALELO NO CONTINENTE. POR QUE? PORQUE O ISOLACIONISMO DA POLÍTICA EXTERNA INGLESA CORRESPONDE AO AMADURECIMENTO DE UM PERÍODO ARTÍSTICO GENUINAMENTE BRITÂNICO. EM 1453, OS TURCOS TOMARAM CONSTANTINOPLA E UM VASTO NUMERO DE ARTISTAS BIZANTINOS EMIGRA PARA EUROPA E INGLATERRA. TRAZEM CONSIGO A EXPERIÊNCIA SECULAR DAS CÚPULAS ORIENTAIS. E EIS QUE, APÓS TREZENTOS ANOS DE AGULHAS GÓTICAS E CAMPANÁRIOS, VOLTAM A SURGIR NO SOLO BRITÂNICO AS PRIMEIRAS CÚPULAS A REAÇÃO CONTRA A ARQUITETURA ROCOCÓ TEM TAMBÉM UMA RAIZ POLÍTICA : O ROCOCÓ FORA O ESTILO DO SALÃO ARISTOCRÁTICO E, COMO TAL, DEPOIS DA REVOLUÇÃO ACABOU SENDO DESTRUÍDO EM NOME DO IDEAL CLÁSSICO. EM 1933, OS NAZISTAS TOMAM O PODER NA ALEMANHA E ISSO DETERMINA O FIM DA BAUHAUS. A IMIGRAÇÃO DOS ARQUITETOS MODERNOS ALEMÃES PARA A INGLATERRA É A RAZÃO PELA QUAL O MOVIMENTO FUNCIONALISTA SE DESENVOLVE NO PAIS POR QUE MOTIVO A ARQUITETURA MODERNA NA ITÁLIA NÃO PODE COMPARAR-SE COM AS ESCOLAS FRANCESAS E ALEMÃS ANTES DE HITLER? PORQUE NA ITÁLIA O REGIME POLÍTICO FAVORECIA A CORRENTE RETÓRICO-MONUMENTAL MAIS DO QUE A DIREÇÃO RACIONALISTA. NA ESCOLA DE PIACENTINI, UM FATO POLÍTICO ( ALIANÇA DA ITÁLIA COM ALEMANHA) PRODUZ A MEGALOMANIA CLASSICISTA COMO SE VÊ, A INTERPRETAÇÃO POLÍTICA DIZ RESPEITO ÁS CAUSAS DAS CORRENTES ARQUITETÔNICAS. RESENHA 11 A INTERPRETAÇÃO FILOSÓFICA-RELIGIOSA A ARQUITETURA É O ASPECTO VISUAL DA HISTÓRIA, O MODO PELA QUAL SURGE A HISTÓRIA : • A REFORMA PROTESTANTE MARCA A MORTE DA ARQUITETURA GÓTICA NA INGLATERRA E O ADVENTO DA RENASCENÇA • O NEOPLATONISMO REFLETE-SE NA ARQUITETURA DA ÉPOCA HELENÍSTICA, E EXPLICA SUA REVOLTA CONTRA A DETERMINAÇÃO VOLUMÉTRICA E PLÁSTICA DO TEMPLO GREGO. • SE RENASCENÇA QUER DIZER PROTESTANTISMO, É NATURAL QUE A IGREJA DE ROMA SE REVOLTE E ESTIMULE A ARQUITETURA BARROCA. 25 A INTERPRETAÇÃO TÉCNICA A HISTORIA DA CONSTRUÇÃO É PARTE IMPORTANTE DA HISTÓRIA DE UM MONUMENTO. ERRADO É SUPOR QUE AS FORMAS ARQUITETÔNICAS SERIAM DETERMINADAS PELAS TÉCNICAS CONSTRUTIVAS. MUITAS VEZES, ASSISTIMOS AO PROCESSO INVERSO : AS FORMAS REPETEM UMA TÉCNICA JÁ SUPERADA PELOS FATOS. POR EXEMPLO : • NAS FORMAS EGÍPCIAS HÁ A APARÊNCIA DE RAMOS PRIMITIVOS, QUANDO HÁ SÉCULOS O MATERIAL UTILIZADO JÁ ERA A PEDRA. • A ORDEM GREGA OBTÉM SEUS PERFIS DOS ELEMENTOS DE MADEIRA DO TEMPLO ARCAICO E OS TRADUZEM EM MÁRMORE • AS ATUAIS CONSTRUÇÕES DE CONCRETO LIMITAM-SE EM COLUNAS E TRAVES, REPETINDO FORMAS DA CONSTRUÇÃO METÁLICA POR QUE O MOTOR DO CARRO ESTÁ NA FRENTE, A DESPEITO DOS PROBLEMAS E TRANSMISSÃO ÀS RODAS TRASEIRAS? ISSO DERIVA DO HÁBITO DE VER A FORÇA MOTRIZ DOS CAVALOS À FRENTE DO CONDUTOR OS MANUAIS DE COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICA ESTABELECERAM UMA DISTINÇÃO ENTRE CONSTRUÇÃO REAL E CONSTRUÇÃO APARENTE. DIZEM QUE NÃO BASTA UM EDIFÍCIO APRESENTAR UMA EFETIVA SOLIDEZ ESTRUTURAL : ELE DEVE TAMBÉM DEMONSTRAR UMA SOLIDEZ APARENTE. TEM POR ISSO RAZÃO OS MODERNISTAS QUE JULGAM QUE A UMA NOVA TÉCNICA DEVE SEGUIR-SE UMA NOVA SENSIBILIDADE ESTRUTURAL A INTERPRETAÇÃO FUNCIONALISTA, EM SEU DUPLO SIGNIFICADO UTILITÁRIO E TECNICISTA, É FRUTO DE UMA INIBIÇÃO MENTAL QUE, NASCIDA DA POLÊMICA CONTRA "A ARTE PELA ARTE", INSÍGNIA DA NÃO-ARTE TRADICIONALISTA, NA APOLOGIA DO MUNDO INDUSTRIAL MODERNO E DOS FINS IMANENTES E SOCIAIS DA ARQUITETURA, NÃO FEZ MAIS DO QUE ESCOLHER O OUTRO TERMO DESTE BINÔMIO – ARTE E TÉCNICA – EM QUE SE QUIS DESINTEGRAR, DESDE OS MAIS ANTIGOS TRATADISTAS, A PRODUÇÃO ARQUITETÔNICA. RESENHA 13 AS INTERPRETAÇÕES FISIOPSICOLÓGICAS SÃO "ESTADOS DE ESPÍRITOS" PRODUZIDAS POR "ESTILOS ARQUITETÔNICOS": • EGITO = IDADE DO MEDO • GRÉCIA = IDADE DA GRAÇA • ROMA = IDADE DA FORÇA E POMPOSIDADE • PROTOCRISTÃO IDADE DA PIEDADE E DO AMOR • GÓTICO = IDADE DA ASPIRAÇÃO • RENASCENÇA = IDADE DA ELEGÂNCIA • REVIVALS = IDADE DA MEMÓRIA A EMOÇÃO ARTÍSTICA CONSISTE NA IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR COM AS FORMAS, E POR ISTO NO FATO DE A ARQUITETURA TRANSCREVER OS ESTADOS DE ESPÍRITO NAS FORMAS DE CONSTRUÇÃO, HUMANIZANDO-AS E ANIMANDO-AS • LINHA HORIZONTAL = DÁ O SENTIDO DO RACIONAL, DO INTELECTUAL • LINHA VERTICAL = É O SÍMBOLO DO INFINITO, DO ÊXTASE E DA EMOÇÃO. NUNCA ENCONTRA OBSTÁCULOS E LIMITES, ILUDE ACERCA DE SEU COMPRIMENTO, É POR ISTO SÍMBOLO DO SUBLIME. • LINHAS RETAS E CURVAS = RETAS SIGNIFICAM DECISÃO, RIGIDEZ E FORÇA. AS CURVAS HESITAÇÕES, FLEXIBILIDADE OU VALORES DECORATIVOS • HELICOIDAL = É O SÍMBOLO DO ASCENDER, DO DESPRENDIMENTO, DA LIBERTAÇÃO DA MATÉRIA TERRENA • O CUBO = REPRESENTA A INTEGRIDADE • O CIRCULO = DÁ A SENSAÇÃO DE EQUILIBRIO 26 • A ESFERA E AS CÚPULAS SEMI-ESFÉRICAS = REPRESENTA A PERFEIÇÃO, A LEI FINAL, CONCLUSIVA • A ELIPSE = NUNCA PERMITE QUE A VISTA REPOUSE A INTERPRETAÇÃO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS É SÍMBOLO DE DINAMISMO E MOVIMENTO CONTÍNUO. DE UMA CIÊNCIA DO BELO É SEMPRE FÁCIL PASSAR PARA UMA REGRA DO BELO, NAS INTERPRETAÇÕES : • DAS PROPORÇÕES = EXISTEM PROPORÇÕES ARQUITETÔNICAS BELAS POR SÍ SÓS • GEOMÉTRICO-MATEMÁTICAS = OS AUTORES MAIS SENSATOS LIMITAM-SE A CONSTATAR A GEOMETRIA LATENTE EM MUITAS COMPOSIÇÕES ARQUITETÔNICAS • ANTROPOMÓRFICA = JUSTIFICAVA AS ORDENS PELA SUA CONSONÂNCIA COM O CORPO HUMANO NUMA DAS TEORIAS, A CRITICA DA ARQUITETURA CONSISTE NA CAPACIDADE DE TRANSFERIR O PRÓPRIO ESPÍRITO PARA O EDIFÍCIO, EM HUMANIZA-LO, FAZE-LO FALAR, VIBRAR COM ELE, NUMA INCONSCIENTE SIMBIOSE EM QUE O NOSSO CORPO TENDE A REPETIR O MOVIMENTO DA ARQUITETURA, COMO NOS EXEMPLOS : • UMA LINHA SERÁ OUSADA OU INSIGNIFICANTE, TENSA OU RELAXADA, PODEROSA OU FLUÍDA. • UMA SUPERFÍCIE SERÁ VULGAR, CHEIA DE ELEMENTOS ECLÉTICOS OU AMPLA E SERENA, INSÍPIDA E MUDA, FORTE E DRAMÁTICA • OS VOLUMES SERÃO MACIÇOS, ARTICULADOS E SÓLIDOS, FLEXÍVEIS E CORTESMENTE CONVIDATIVOS, FRENETICAMENTE TENSOS, DOCES E REQUINTADAMENTE FEMININOS, PODEROSOS E AUSTEROS, ALEGRES E VARIADOS, ELEGANTES E FESTIVOS, ALEGRES OU TERRÍVEIS, SORRINDO ESCARNIADAMENTE DO SENTIDO DE INSTABILIDADE HUMANA AS ESTÉTICAS ANTIGAS AFIRMAVAM QUE A ARQUITETURA ERA A ARTE QUE SABIA OFERECER A MAIS RESTRITA GAMA DE EMOÇÕES. REPRESENTAVA A CALMA (GRÉCIA), OU A FORÇA (ROMA) OU O ÊXTASE (GÓTICO). A TEORIA DA SIMPATIA DESESTRUTUROU ESSE PRECONCEITO, ATRIBUINDO À ARQUITETURA TODAS AS EXPRESSÕES DO HOMEM : INCLUINDO O SENTIDO DA FARSA E DO CÔMICO, DO NAUSEABUNDO. A INTERPRETAÇÃO FORMALISTA • A UNIDADE = O PROPÓSITO DE TODOS OS ARTISTAS É EXPRIMIR EM SEU TRABALHO UMA ÚNICA IDÉIA. COMPOR É O CONTRÁRIO DE JUSTAPOR • A SIMETRIA = É O EQUILÍBRIO DOS EDIFÍCIOS FORMAIS, DE CARÁTER AXIAL • EQUILÍBRIO OU BALANCE = É A SIMETRIA NA ARQUITETURA AFORMAL, SEM EIXOS. COM RELAÇÃO A UM PLANO, MESMO INVISÍVEL, COLOCADO NA PARTE CENTRAL DE UM EDIFÍCIO, É NECESSÁRIO QUE DE UM LADO E DO OUTRO EXISTAM MASSAS DO MESMO "PESO" NO CASO DOS PESOS SEREM DISPOSTOS IGUALMENTE SOBRE DOIS PRATOS DE UMA BALANÇA, HAVERÁ SIMETRIA SE DE UM LADO ESTIVEREM SOBREPOSTOS EM CONE E DO OUTRO SIMPLESMENTE ALINHADOS, E A BALANÇA ESTIVER EM EQUILÍBRIO • ÊNFASE OU ACENTUAÇÃO = TODA COMPOSIÇÃO TEM NECESSIDADE DE UM CENTRO DE INTERESSE VISUAL, UM PONTO FOCAL QUE PRENDA A VISTA • CONTRASTE = PARA QUE UM EDIFÍCIO SEJA "VIVO", É NECESSÁRIO QUE SUA VITALIDADE SEJA EXPRESSA PELO CONTRASTE ENTRE LINHAS VERTICAIS E HORIZONTAIS, ENTRE VAZIOS E CHEIOS, ENTRE FORMAS CORTANTES E FORMAS VAGAS, ENTRE VOLUMES E MASSAS • PROPORÇÃO = É O MEIO PELO QUAL SE SUBDIVIDE UM EDIFÍCIO PARA ATINGIR AS QUALIDADES DA UNIDADE, DO BALANCE, DA ÊNFASE, DO CONTRASTE DA HARMONIA E DO RITMO • ESCALA = É O ELEMENTO ESSENCIAL NA APRECIAÇÃO ARQUITETÔNICA. NO ENTANTO, É PRECISO EVITAR EQUÍVOCOS: SE O HOMEM É O PADRÃO DE TODAS AS COISAS, ESTABELECER-SE UMA PROPORÇÃO SEM ESTABELECER UMA ESCALA É ABSURDO. TAMBÉM É ABSURDO ESTABELECER UMA ESCALA SEM PROPORÇÕES. O 27 PRINCIPIO DA ESCALA NÃO DEVE SER CONFUNDIDO COM A INTERPRETAÇÃO ANTROPOMÓRFICA, QUE MENCIONAMOS NO CAPITULO PRECEDENTE. ESCALA SIGNIFICA "DIMENSÃO RELATIVA AO HOMEM" , E NÃO DIMENSÃO DO HOMEM. • EXPRESSÃO OU CARÁTER = UM EDIFÍCIO DEVE EXPRIMIR O QUE É, O SEU PROPÓSITO, NEM MAIS E NEM MENOS, COMO UM HOMEM DEVE EXPRIMIR O QUE É, E O PROPÓSITO DE SUA VIDA. NÃO NOS AGRADAM OS HOMENS QUE PRETENDEM SER O QUE NÃO SÃO, E NÃO NOS AGRADAM, IGUALMENTE, OS EDIFÍCIOS QUE TEM UMA FALSA MASCARA, QUER SEJA MONUMENTAL, QUER FUNCIONAL • VERDADE = DEVER SER OS EDIFÍCIOS VERDADEIROS OU FALSOS ? DEVEM SER SINCEROS? A VERDADE, NA ARQUITETURA, COMO NA VIDA, É CONTROLADA PELA PROPRIEDADE. • PROPRIEDADE = A PROPRIEDADE DE UM PAVIMENTO É PODER ANDAR SOBRE ELE, E ESTA PROPRIEDADE VALE MUITO MAIS QUE A VERDADE ESTRUTURAL. ENTRE OS HOMENS, ASSIM COMO ENTRE OS EDIFÍCIOS EXISTEM OS MENTIROSOS PROFISSIONAIS, E SÃO ODIOSOS, E EXISTEM OS QUE TÊM NECESSIDADE DE DIZER SEMPRE A VERDADE, E QUE ACABAM SENDO IRRITANTES. • URBANIDADE = É A QUALIDADE QUE FALTA AOS IMITADORES ATUAIS DO CLÁSSICO, AOS EGOCÊNTRICOS, AOS MANÍACOS QUE PRECISAM CHAMAR A ATENÇÃO, QUE TEM NECESSIDADE DE AFIRMAR SUA PRÓPRIA PERSONALIDADE. NA ARQUITETURA COMERCIAL MODERNA TODOS, INTELIGENTES E ESTÚPIDOS, QUEREM SE IMPOR, FAZER BOA FIGURA: FALAM, GRITAM, CHAMAM A ATENÇÃO, E NINGUÉM SE DISPÕE A OUVI-LOS. O RESULTADO É UM OPACO ALARIDO QUE LEMBRA COM SAUDADE AS CONVERSAS EDUCADAS, LIGEIRAMENTE INIBIDAS, ÚTEIS E AGRADÁVEIS NOS EDIFÍCIOS DO SÉCULO XIX • ESTILO = É A LÍNGUA OU LINGÜÍSTICA DO DESENHO. QUANDO NOSSOS PEDANTES TRADICIONALISTAS PERGUNTAM SE É PROIBIDO FAZER UMA CASA NO ESTILO ANTIGO, DEVIA-SE RESPONDER COM UMA CONTRAPERGUNTA : É POSSÍVEL ESCREVER HOJE, DE UMA MANEIRA ESPONTÂNEA, UMA POESIA EM LATIM? QUEM TEM ALGO A DIZER, EXPRIME-O SIMPLESMENTE NA LÍNGUA CORRENTE RESENHA 14 DA INTERPRETAÇÃO ESPACIAL LINHAS, SUPERFÍCIES, SOMBRAS E LUZ, MASSAS E VALORES PICTÓRICOS, CAVIDADES ATMOSFÉRICAS, SÓLIDOS E VAZIOS, E TODAS AS ESPECIFICAÇÕES MAIS SUTIS DE SÍMBOLOS VISUAIS – APESAR SE SUA IMENSA UTILIDADE, DESVINCULADO A CRITICA DOS PRECEITOS TRADICIONAIS – NÃO BASTAM PARA FAZER COMPREENDER A PROFUNDA DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE UMA OBRA DE ARTE E OUTRA E, ALEM DISSO, CARECEM DE ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA A CARACTERIZAÇÃO. A BELEZA DE UM EDIFÍCIO ERA CONSIDERADA COMPLETAMENTE INDEPENDENTE DE SEU VALOR SOCIAL. PERGUNTAMOS : MAS É BELO PARA QUEM? RESPONDEMOS : PARA O HOMEM. MAS ISSO SE REFERE AOS VOLUMES, ÀS MASSAS MURAIS E À DECORAÇÃO. E QUANTO AO ESPAÇO? CONCLUSÕES DE SCOTT : • O VALOR PRÓPRIO, ORIGINAL DA ARQUITETURA, É O ESPAÇO INTERIOR • TODOS OS OUTROS ELEMENTOS : VOLUMÉTRICOS, PLÁSTICOS E DECORATIVOS, VALEM PARA A APRECIAÇÃO DO EDIFÍCIO, SEGUNDO O MODO COMO O ACOMPANHAM • O VALOR ESPACIAL ESTÁ INTERESSADO NESTES MESMOS ELEMENTOS QUE DIZEM RESPEITO AO VALOR UTILITÁRIO, ISTO É, AOS VAZIOS. QUAL O CONTEÚDO DA ARQUITETURA? QUAL O CONTEÚDO DOS ESPAÇOS ? • SÃO OS HOMENS QUE VIVEM OS ESPAÇOS • SÃO AS AÇÕES QUE NELES SE EXTERIORIZAM • É A VIDA FÍSICA, PSICOLÓGICA ESPIRITUAL QUE DECORRE NELES
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