(Parte 1 de 4)

Projeto Dança-Escola dialogando com o corpo, a arte e a educação

Projeto e concepção Profa. Dra. Isabel A. Marques

Endereço para contato

CALEIDOS Arte e Ensino

R. Pio XI, 1497 05468-140 – São Paulo – SP BRASIL tel/fax: 011 3021 7510 - 3021 4970 e-mail: caleidos@caleidos.com.br w.caleidos.com.br

"Quanto mais me capacito como profissional, quanto mais sistematizo minhas experiências, quanto mais me utilizo do patrimônio cultural, que é patrimônio de todos e ao qual todos devem servir, mais aumenta minha responsabilidade com os homens"

"A cultura consiste em criar e não em repetir"

"Existir humanamente é pronunciar o mundo, é modificá-lo"

Paulo Freire

"Este trabalho encontrou a resolução perfeita entre o pensar e o sentir..." (Profa. Dra. Maria Lúcia Pupo, ECA-USP)

"Antes eu só sabia dançar o tchan1, agora eu aprendi outras danças" (aluna da rede pública, 8 anos)

"Este projeto forneceu subsídios para início de um grande trabalho" (professora do Ensino Fundamental)

"Vocês usaram o corpo para se comunicar comigo. Várias crianças da minha escola não se importam com nada, mas vocês encantaram a todas. Muito obrigada! " (aluna da rede pública, 9 anos)

"Espero que as crianças tenham sentido 1 dança transmitida pela televisão em programas de auditório e shows altamente sexualizadas.

a importância dessa ação de cidadania e ética." (professora do Ensino Fundamental) comentários sobre o Projeto Dança-Escola

Projeto Dança-Escola dialogando com o corpo, a arte e a educação

Projeto e Concepção Profa. Dra. Isabel A. Marques

Coordenação Geral Profa. Dra. Isabel A. Marques

Projeto Palestras sobre dança e ensino

Cursos de capacitação de professores na área de dança Espetáculos interativos de dança contemporânea

Público

Professores do ensino Infantil, Fundamental e Médio que atuem nas áreas de Música, Teatro, Artes Visuais, Dança, Educação Física e Alfabetização, Supervisores de Ensino, Coordenadores Pedagógicos e alunos em geral.

Proponente Profa. Dra. Isabel A. Marques

Apoio Didático Caleidos® Cia. de Dança e Educação

© Isabel A. Marques, 1995 © Isabel A. Marques, 1995

Projeto Dança-Escola dialogando com o corpo, a arte e a educação

Sumário

Sinopse

Histórico

Justificativa

Objetivos

Conteúdos

Metodologia de Trabalho

Linhas de Trabalho

Bibliografia Anexos

© Isabel A. Marques, 1995

Projeto Dança-Escola dialogando com o corpo, a arte e a educação

Sinopse

DANÇA-ESCOLA é um projeto que vem sendo realizado desde 1995 com exclusividade pela

Profa. Dra. Isabel Marques com base em sua pesquisa de doutorado. Para além das técnicas codificadas, dos repertórios repetitivos e do laissez-faire da dança, este projeto propõe-se a tecer as múltiplas redes que existem no mundo contemporâneo entre arte, educação e sociedade. Enfatiza a necessidade de reconhecimento e valorização da dança em situação escolar como conhecimento, percepção e processo criativo.

Desde 2001, este projeto vem sendo realizado pelo CALEIDOS® Arte e Ensino, em parceria com as redes públicas e particulares de ensino e professores independentes. Apresenta três linhas de trabalho complementares, porém independentes entre si: Dançando na Escola (curso de 30 horas), Diálogos (oficina de 08 horas), Dança, Ensino e Sociedade (palestra dialogada de 02 horas). Este projeto pode ainda ser complementado com Espetáculos Interativos de dança contemporânea, apresentado pelo CALEIDOS® Cia. de Dança para alunos acompanhados de professores.

Nos últimos cinco anos, mais de 1200 professores já participaram deste projeto em 15 cidades do Brasil em diferentes estados, no Canadá e em Portugal, através de cursos, espetáculos de dança e palestras, tendo beneficiado indiretamente cerca de 30.0 alunos.

Isabel A. Marques, coordenadora do projeto, é formada em Pedagogia, Mestre em Dança pelo Laban Centre, Londres, e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi professora da Universidade Estadual de Campinas por cinco anos. Assessorou o Ministério da Educação na redação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Secretaria

Municipal de Educação de São Paulo, gestão Paulo Freire, na introdução da dança nas escolas do município. Fundou no Brasil a dance and the Child international (daCi), tendo participado da diretora internacional por nove anos. Atualmente, dirige o CALEIDOS® Cia. de Dança e, com o poeta Fábio Brazil, fundou e dirige o CALEIDOS® Arte e Ensino, ministrando cursos e prestando assessoria e consultoria a projetos de dança e educação.

© Isabel A. Marques, 1995 Histórico

O PROJETO DANÇA-ESCOLA teve início em 1995, fruto da necessidade de uma maior integração entre a universidade e a escola pública. Buscava viabilizar um intercâmbio de conhecimentos práticos e teóricos na área de dança e educação entre estas duas instituições.

Realizado pela primeira vez como componente da disciplina Prática de Ensino de Dança e

Estágio Supervisionado I, na Faculdade de Educação da UNICAMP, São Paulo, no ano de 1995, 18 estagiárias da UNICAMP participaram do projeto realizado na EEPG Barão Geraldo de Rezende, em Campinas, atendendo a aproximadamente 180 crianças de 07 a 10 anos. No ano seguinte, 15 estagiárias deram continuidade ao projeto na EEPG Prof. Sérgio Porto, em Campinas, atendendo, além de 120 crianças, professoras da escola em curso de capacitação.

Em 1997, o PROJETO DANÇA-ESCOLA saiu do âmbito da universidade e passou a ser desenvolvido pelo CALEIDOS® Cia. de Dança e Educação. Neste mesmo ano, o projeto foi compartilhado no Colégio Doctus, em Campinas (SP) e no SESC-Pompéia (SP), envolvendo diretamente aproximadamente 260 alunos e alunas dos primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental e 80 professores da 12ª Delegacia de Ensino da Capital (São Paulo).

No ano de 1998, o PROJETO DANÇA-ESCOLA (curso de 30 horas) foi desenvolvido no SESC-

(Parte 1 de 4)

Comentários