SOCIOLOGIA Itamar Faria FACOMP-rev

SOCIOLOGIA Itamar Faria FACOMP-rev

(Parte 1 de 10)

Sociologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. – 266 p. ISBN: 85-85380-41-1

Instituições sociais. 6. Cultura. 7. Trabalho. 8. Ideologia. 9. Movimentos sociais. I. Folhas.

CDU 316+373.5

1. Sociologia. 2. Ensino Geral. 3. Ensino de sociologia. 4. Teorias sociológicas. 5. I. Material de apoio pedagógico. II. Material de apoio teórico. I

Autores

Everaldo Lorensetti

Katya Cristina de Lima Picanço

Marilda Iwaya

Salvina Maria Ferreira

Sheila Aparecida Santos Silva Valéria Pilão

Equipe Técnico – Pedagógica

Isabel Cristina Couto

Laura Jane R. Garbini Both Marilda Iwaya

Revisão Textual

Luciana Cristina Vargas da Cruz Renata de Oliveira

Projeto Gráfico, Capa Editoração Eletrônica Eder Lima/Icone Audiovisual Ltda

Editoração Eletrônica Icone Audiovisual Ltda

Aos Estudantes

Agir no sentido mais geral do termo significa tomar iniciativa, iniciar, imprimir movimento a alguma coisa. Por constituírem um initium, por serem recém-chegados e iniciadores, em virtude do fato de terem nascido, os homens tomam iniciativa, são impelidos a agir. (...) O fato de que o homem é capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele é capaz de realizar o infinitamente improvável. E isto, por sua vez, só é possível porque cada homem é singular, de sorte que, a cada nascimento, vem ao mundo algo singularmente novo. Desse alguém que é singular pode-se dizer, com certeza, que antes dele não havia ninguém. Se a ação, como início, corresponde ao fato do nascimento, se é a efetivação da condição humana da natalidade, o discurso corresponde ao fato da distinção e é a efetivação da condição humana da pluralidade, isto é, do viver como ser distinto e singular entre iguais.

Hannah Arendt A condição humana

Ensino Médio

Apresentação

Conteúdo Estruturante: O Surgimento da Sociologia e Teorias Sociológicas

Apresentação10
Introdução12
1 – O surgimento da Sociologia17
2 – As teorias sociológicas na compreensão do presente31
3 – A produção sociológica brasileira49

Conteúdo Estruturante: O Processo de Socialização e as Instituições Sociais

Introdução62
4 – A Instituição Escolar67
5 – A Instituição Religiosa83
6 – A Instituição Familiar9

Sumário

Sociologia

Introdução118
7 – Diversidade Cultural Brasileira123
8 – Cultura: criação ou apropriação?143

Conteúdo Estruturante: Cultura e Indústria Cultural

Introdução158
9 – O processo de trabalho e a desigualdade social161
10 – Globalização171

Conteúdo Estruturante: Trabalho, Produção e Classes Sociais

Introdução188
1 – Ideologia191
12 – Formação do Estado Moderno207

Conteúdo Estruturante: Poder, Política e Ideologia

Introdução216
13 – Movimentos Sociais221
14 – Movimentos Agrários no Brasil235

Conteúdo Estruturante: Direito, Cidadania e Movimentos Sociais 15 – Movimento Estudantil ...................................................251

10O Surgimento da Sociologia e Teorias Sociológicas

Apresentação

Compreender as características das sociedades capitalistas tem sido a preocupação da Sociologia desde o início da sua consolidação como ciência da sociedade no final do século XIX. Nesse período, o capitalismo se configurava como uma nova forma de organização da sociedade caracterizada por novas relações de trabalho. Essas mudanças levaram os pensadores da sociedade da época a indagações e à elaboração de teorias explicativas dessa dinâmica social, sob diferentes olhares e posicionamentos políticos. Desde então, essa tem sido a principal preocupação dessa ciência, qual seja, entender, explicar e questionar os mecanismos de produção, organização, domínio, controle e poder, institucionalizados ou não, que resultam em relações sociais de maior ou menor exploração ou igualdade.

A sociedade globalizada assumiu tamanha complexidade e mostrase por meios de tão diversas faces que tornou-se impossível à ciência sociológica, ou mesmo à qualquer outra ciência, responder ou explicar a toda problemática social que se apresenta hoje, sem correr o risco de cair em simplificações banais.

É preciso termos humildade para perceber que a amplitude das transformações sociais, políticas, culturais, econômicas e ecológicas que a sociedade e o planeta estão vivendo, não nos permite explicações estreitas ou sectárias, com pretensões de apropriar-se da verdade.

Por outro lado, pensamos que a complexidade e a amplitude que caracterizam as sociedades contemporâneas, também não devem nos intimidar ou amedrontar, mas sim, nos desafiar para o estudo, para a pesquisa e para uma melhor compreensão e atuação política no mundo em que vivemos.

ã o

Sociologia

Com humildade, pois temos clareza de suas limitações. Os conteúdos desenvolvidos foram escolhidos a partir das Diretrizes Curriculares da disciplina, as quais foram discutidas em simpósios e encontros envolvendo professores da área. Certamente muitos outros temas e conteúdos poderiam estar presentes, por sua relevância e urgência, os

rem desenvolvidos pelos professores e alunos nas escolas.

Mas também com muito orgulho, pois trata-se do resultado de um trabalho realizado coletivamente, por professores da rede pública de ensino, os quais, lançando mão de seus conhecimentos teóricos, articulados aos conhecimentos obtidos na prática escolar, ousaram escrever para seus alunos reais, considerando suas dificuldades e necessidades. Algumas pessoas chamam a isto como “tomar a história nas mãos”, ou seja, encher-se de coragem e tornar-se sujeito na história.

É com esse espírito que desejamos que você abra as folhas desse livro e inicie-se nos caminhos da sociologia. Você não encontrará respostas prontas, tampouco receitas de como agir na sociedade para tornar-se um cidadão bem-sucedido ou um bom consumidor, mas se defrontrará com desafios que poderão levá-lo a refletir sobre o mundo ao qual você pertence, e, quem sabe, contribuir para uma inserção crítica e participativa na sociedade. Esteja certo de que estas são atitudes de que precisamos para construção de uma sociedade cujas relações apontam também para transformação social. Boa sorte!

Apresentação quais poderão ser contemplados em trabalhos futuros, ou mesmo se-

12O Surgimento da Sociologia e Teorias Sociológicas

Aprendendo sociologia éus! Aprender Sociologia deve ser muito complicado! Afinal, ciência para se entender a sociedade? O que isto significa? Que agora terei que me tornar cientista, vestir jaleco e tudo mais, para compreender os fatos que estão à minha volta?

Bem, talvez você ao ler este texto esteja pensando exatamente como mostram os questionamentos acima. Quem sabe em toda sua vida como estudante você nunca ouviu falar na Sociologia e este esteja sendo o seu primeiro contato com ela.

Se pelo menos parte do quadro que “desenhamos” acima se identifica com o seu, o fato é que ele se identifica com o de muitas pessoas, pois historicamente falando, a Sociologia, ciência que é voltada para o pensamento e reflexão sobre a sociedade, foi sendo deixada de ser lecionada nas escolas.

Hoje, porém, estamos ajudando a fazer uma nova história: a que insere a Sociologia como ferramenta para nos ajudar a entender o mundo em que vivemos.

Por exemplo, veja alguns aspectos da nossa sociedade aos quais a Sociologia pode nos ajudar a ter maior compreensão:

Imagine como seriam suas respostas se alguém lhe fizesse as seguintes perguntas:

(Parte 1 de 10)

Comentários