UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

PROGRAMA DARCY RIBEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – CECEN

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

PROFESSORA: DIANA OLIVEIRA

ALUNO: JOHMESON ALEXANDRE LIMA NUNES

REFINAR É PRECISO. PRESERVAR É MAIS.

ICATU – MA

2010

JOHMESON ALEXANDRE LIMA NUNES

REFINAR É PRECISO. PRESERVAR É MAIS.

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA para obtenção de nota na disciplina de Metodologia Científica, sob orientação da professora Diana Oliveira.

ICATU – MA

2010

1 PROBLEMATIZAÇÃO

O estado do Maranhão, a saber, o município de Bacabeira foi selecionado para ser sede da primeira refinaria de petróleo Premium. Por consequência, teremos o progresso visível em nosso estado e em todo Brasil. Mas o que muitos desconhecem é que certos tipos de progresso trazem regresso no campo ambiental e social, desenvolvendo assim problemas que têm preocupado a muitos.

Por não conhecer esses problemas, a população acaba sendo influenciada a aderir projetos que lhes trarão renda em dinheiro, mas que diminuirão a sua qualidade de vida em grande escala, sem comentar ainda que com a chegada do progresso, não serão os menos capacitados que ocuparão a cidade mais rica do Brasil em termos de PIB per capita e sim os mais intelectuais que comandarão a refinaria e farão com que cidade de Bacabeira seja cheia de pessoas ricas, pois as indenizações que serão dadas aos menos intelectuais, não darão nem sequer pra pagar o aluguel dos glamorosos hotéis de luxo e das residências que serão construídas naquela cidade.

Com base nesse problema – a falta de informação – pergunta-se: O que fazer para tornar a população em geral, a par desses problemas e qual o seu papel na luta pela diminuição dos impactos ambientais e sociais causados por uma refinaria de petróleo?

2 OBJETIVO

Tornar conhecido da população os impactos sociais e ecológicos que uma refinaria de petróleo, em especial a refinaria Premium de Bacabeira – MA, trará para a população e para o meio ambiente em que essa população vive, através de ilustração que satirizam o acontecimento.

3 JUSTIFICATIVA

A refinaria Premium do Maranhão, projeto de maior valor da Petrobrás, será um grande avanço para o Brasil. Pois o objetivo estratégico é agregar valor à crescente produção de petróleo e gás no Brasil.

Por ser uma das principais fontes de energia, a importância do petróleo em nossa sociedade é extensa e fundamental. A concepção de um mundo sem as comodidades e benefícios oferecidos pelo petróleo implicaria na necessidade de uma total mudança de mentalidade e hábitos por parte da população, numa total reformulação da maneira como a nossa sociedade funciona.

Neste contexto, a etapa de refino é o coração da indústria, pois sem a separação em seus diversos componentes, o petróleo em si, possui pouco ou nenhum valor prático e comercial. (MARIANO, Jacqueline Barboza; Impactos Ambientais no Refino do Petróleo; 2001).

Outra característica importante das refinarias de petróleo é a sua grande capacidade de poluir o meio ambiente, pois usa muita água e energia, libera gases nocivos à atmosfera e produzem resíduos que são difíceis de tratar, entre outros. Mesmo com os avanços consideráveis que a tecnologia tem vivenciado os equipamentos usados no refino do petróleo ainda são bastante primários. O que não muda muito em sua ação degradadora do meio ambiente.

Pela vasta remessa de petróleo que ainda existe no mundo, mesmo com tanta exploração, ainda teremos petróleo por muitos anos. Pelo menos enquanto as jazidas produzirem o petróleo. O que nos dá a entender que ainda gozaremos por muito tempo das comodidades oferecidas por este, assim como sofreremos os impactos causados pelo refino do mesmo.

Sabendo que a população do Maranhão, principalmente a de Bacabeira, está bastante entusiasmada com a chegada da refinaria e que ela mudará a vida de muitos em pouco tempo, torna-se necessário informar a população sobre os impactos ambientais que uma refinaria pode ocasionar. Tendo em vista que a população deve agir de forma direta nas exigências de novos estudos e projetos para que os impactos diminuam consideravelmente, elevando assim a qualidade de vida da população.

4 METODOLOGIA

A confecção deste trabalho baseia-se num cauteloso exame bibliográfico, na busca de novas informações através de sites da internet (Petrobras, Wikipédia, entre outros) onde foram feitos fichamentos das informações mais importantes e uma entrevista com o secretário ambiental da cidade de Icatu, onde tive a oportunidade de conhecer mais abertamente os impactos que uma refinaria pode causar ao meio ambiente.

Com o intuito de que se cumpra satisfatoriamente o objetivo supracitado, serão analisados cada problema ambiental e serão repassados como informação para a população em geral, possibilitando assim que a mesma torne-se participante ativa na luta pela redução dos impactos ambientais oriundos da implantação de uma refinaria de petróleo.

Após os levantamentos bibliográficos, foi possível conhecer as principais vantagens que a refinaria de petróleo Premium trará para a população. No que tange a geração de empregos e investimentos, a Petrobras não medirá esforços, pois de acordos com dados divulgados pela mesma, serão mais de 130.000 empregos distribuídos de forma direta e indireta e um investimento de mais de 174,4 Milhões de dólares nos próximos cinco anos (Petrobras; Investimentos da Petrobras no Maranhão; 2008).

A Petrobras diz que acredita que só é possível obter o respeito da sociedade se preservar, em primeiro lugar, o ambiente em que ela vive, e se contribuir para a melhoria da qualidade de vida em nosso país. (Site da Petrobras; 2010). Refinar é preciso, mas preservar o meio onde essa refinaria está inserida é mais ainda. Pois através das pesquisas bibliográficas foi possível observar que dentre os principais impactos ambientais causados por uma refinaria estão as emissões atmosféricas de poluentes, NOx, SOx, VOC, CO2; elevadas cargas orgânicas nos afluentes líquidos, e resíduos sólidos diversos como solos contaminados, borras oleosas, etc.

A refinaria que será instalada em Bacabeira, será a maior da América Latina, e deverá entrar em funcionamento a partir de 2010. Acredita-se que as obras estejam concluídas em 2013. A produção inicial da refinaria está estimada em 300 mil barris de diesel de altíssima qualidade, sendo que metade da produção será exportada para a Europa.

Segundo analistas, quando a refinaria começar a funcionar, Bacabeira será a cidade mais rica do país em termos de PIB per capita, em função dos royalties do petróleo. A refinaria Premium será instalada em uma área de 20 Km² no município de Bacabeira. O local foi escolhido para receber o empreendimento por questões técnicas, posição geográfica, proximidade com o porto e rodovias de fácil acesso. Outro fator que contribuiu foi a existência de uma área grande e apropriada, sem concentração populacional em volta, fator de grande importância para a viabilização do projeto. A obra deverá dobrar o número de habitantes do município, hoje com 15 mil moradores.

Com base nesses argumentos, podemos perceber que desde a sua implantação, a refinaria começará diminuindo a qualidade do ar que a população de Bacabeira respira, pois 20 Km2 de área que não existe concentração populacional só pode estar ocupada por árvores e, para construir a refinaria, essa árvores terão que ser cortadas.

Com a dobrada da população, que será uma população dos mais ricos e intelectuais, a cidade terá que ter uma boa infra-estrutura para suportar tanta gente assim. Sem falar que com o aumento da população a quantidade de lixo emitida pela mesma dobrará, exigindo assim a implantação de uma empresa de reciclagem para que o lixo acumulado não vire poluente e acabe mais rápido com o meio ambiente da cidade de Bacabeira.

Desta forma, cabe à população ficar informada e conscientizar-se de que é necessário a implantação de projetos pra que esses problemas ambientais sejam reduzidos ao máximo, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida da população de Bacabeira.

5 PRODUTO FINAL

Como podemos notar, a intenção deste projeto é tornar claro que a implantação de uma refinaria de petróleo, principalmente a refinaria Premium em Bacabeira, será de grande importância no setor econômico de nosso estado e país, mas o objetivo maior é deixar a população ciente de que muitos são os impactos que a mesma trará para o meio ambiente, prejudicando assim a vida de milhares de pessoas.

Como forma de representar esses problemas e a falta de humanismo dos que estão por trás desse projeto, será mostrado uma ilustração que tem por finalidade satirizar a atitude daqueles que não estão nem aí para a boa qualidade de vida que é proporcionada por um meio ambiente saudável, mas que pensam em riquezas e mais riqueza, independente daquilo que eles têm que fazer para obtê-la, ainda que seja preciso tirar pessoas de seus lugares fixos para obtê-la, dando lugar para aqueles que eles julgam serem mais competentes.

6 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

22/05

23/05

24/05

25/05

26/05

27/05

28/05

Levantamento das Fontes

X

X

X

X

X

X

X

Leitura da Bibliografia

X

X

X

X

X

X

X

Preparação das Fichas

X

X

X

X

X

X

X

Redação do Texto

X

X

Apresentação

X

REFERÊNCIAS

Comentários