Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Tutor: José Roberto de Sousa

Aluno: Antonio Vieira Cabral

Campina Grande, PB

Maio de 2011

ATIVIDADE

A profissão de educador requer habilidades que são essenciais ao processo de ensino/aprendizagem, desde a escolha até a prática pedagógica. Vivemos numa sociedade moderna que se atualiza dia após dia do decorrer do ano e a cada minuto com as mídias e com o auxílio das novas tecnologias que vem evoluindo em consequência dos avanços tecnológicos. Sou professor de Ciências e Química, onde são áreas que estão relacionadas, mas com bastante grau de dificuldade, principalmente a segunda, onde procuro trazer bastantes exemplos e do cotidiano e tento fazer algumas práticas simples.

Leciono em escola pública e da rede estadual, onde enfrentamos muitas dificuldades, entre elas, a estrutural, por exemplo. O alunado de hoje está cada vez mais interessado em novidades se tratando em tecnologia, já de conteúdo, estão estacionado em nível de conhecimento, com algumas exceções, que sempre existe. Os níveis de aprendizagem sempre variam, não se tratando em avaliação, mas no processo avaliativo como um todo.

Devemos ser aprendizes sempre o decorrer de nossa vida, e se tratando de ser educador, principalmente, desde o processo de alfabetização estamos aprendendo coisas novas que estão no cotidiano que se fazem necessárias a nossa vida. Como tudo muda, e devemos aceitar e nos adequar as realidades que nos são impostas ou formadas com cada contexto, o conhecimento deve ser contínuo, para que na sala de aula sejamos um educador interdisciplinar, fazendo relações entre áreas de conhecimento, sempre que prático, meus alunos ficam com mais atenção ao conteúdo e posteriormente ficam mais estimulados e gera mais curiosidade e consequentemente mais aprendizagem.

Gosto de ser crítico e também procuro fazer com que meus alunos se tornem também, pois quando as críticas são construtivas sempre irá ajudar a crescer, seja profissional, intelectual, seja o que for, buscando sempre fazer com que o aluno busce mais.

Comentários