Pesquisa sobre o curso de Administração da UNEB, campus I

Pesquisa sobre o curso de Administração da UNEB, campus I

(Parte 1 de 2)

18

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS I

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ESTATÍSTICA I

A satisfação dos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado do semestre 2006.1, em relação ao respectivo curso de Bacharelado em Administração oferecido pela UNEB – Salvador.

Anadélia Damasceno

Pedro Pires

Lílian Sousa

Diego Valadares

Salvador - Bahia

Janeiro de 2007

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS I

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ESTATÌSTICA I

Este trabalho foi realizado para a Disciplina de Estatística I, Prof. Nila Mara. Tem o intuito de fornecer informações claras e significativas acerca do nível de satisfação dos alunos que cursam a disciplina de Estágio supervisionado, no semestre 2006.1, com relação ao curso de Administração da UNEB.

SUMÁRIO

  1. Introdução.................................................................. 4

  2. Objetivo Geral............................................................ 5

  3. Objetivos Específicos................................................. 5

  4. Critério de escolha da população............................. 5

  5. Metodologia................................................................ 5

  6. Resultados e discussão............................................... 6

  7. Conclusão...................................................................14

  8. Anexos........................................................................15

  9. Referências Bibliográficas........................................16

1 – INTRODUÇÃO

A UNEB – Universidade do Estado da Bahia – fio criada pela Lei Delegada nº 66, de 1º de junho de 1983, reconhecida pela Portaria Ministerial nº 909, de 31 de junho de 1995, e reestruturada pela Lei Estadual nº 7176, de 100 de setembro de 1997, é uma instituição autárquica de regime especial, de ensino pesquisa e extensão, de natureza multicampi, vinculada à Secretaria da Educação e Cultura do Estado da Bahia, com sede e foro na Cidade de Salvador e jurisdição em todo o Estado da Bahia.

Dentre os muitos cursos oferecidos pela UNEB, salientamos o Bacharelado em Administração o qual é objeto desta presente pesquisa.

O Curso de Administração realizou seu primeiro vestibular em 1987, oferecendo quarenta vagas no matutino e quarenta também no noturno. Foi por quatro vezes conceituado como “A” pelo MEC.

No seu último vestibular apresentou uma significativa concorrência conforme nos mostra os seguintes índices: pelo sistema de cotas, 1º semestre – 27,70/1; 2º semestre – 28,15/1. Pelo sistema tradicional, 1° semestre – 20,26/1; 2º semestre – 15,70/1.

Diante da expressiva concorrência, que aumenta a cada vestibular, e aos esforços empreendidos pelos alunos para conseguiram a almejada vaga, interessa-nos investigar se a instituição e o curso em questão estão correspondendo às expectativas com relação à qualidade deste e a infra-estrutura daquela.

2 – OBJETIVO GERAL:

Identificar o nível de satisfação, em relação à qualidade do curso de Administração da UNEB, dos alunos que estão em vias de conclusão.

3 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. O perfil dos alunos que estão em fase de conclusão;

  2. A infra-estrutura da entidade é satisfatória;

  3. Os conhecimentos adquiridos estão sendo utilizados na vida profissional;.

  4. O tempo médio de conclusão.

4 – CRITÉRIO DE ESCOLHA DA POPULAÇÃO

Os alunos cursando a disciplina de Estágio Supervisionado do semestre 2006.1, foram escolhidos para a pesquisa devido ao fato de estarem concluindo o curso ao final do semestre e, desse modo, poderem opinar, de forma consistente, levando em consideração todas as disciplina oferecidas pelo curso.

Devido às dificuldades em encontrar todos os alunos matriculados na referida disciplina a pesquisa foi realizada com uma amostra de 14 alunos entrevistados. O que representa, aproximadamente, 70% da população total.

5 – METODODOLOGIA

A pesquisa foi efetuada na primeira semana de janeiro através de questionário com 09 (nove) questões diretas ou de múltipla escolha com a respectiva atribuição de valores às variáveis.

Buscando atingir os objetivos da pesquisa, o questionário apresenta questões que visam verificar: o turno, a idade, o sexo, situação profissional (trabalhando ou não), o ano de matrícula, avaliação do curso e sua aplicabilidade no desempenho profissional, bem como, a satisfação com a entidade nos itens infra-estrutura e organização.

6 - RESULTADOS E DISCUSSÃO

Tabela número 1 – Distribuição de freqüência

para o ano de ingresso.

Ano Alunos %

2001.1 2 14

2001.2 2 14

2002.2 10 72

Total 14 100

Fonte: Dados da Pesquisa aplicada

Aproximadamente 70% dos alunos pertencem a turma que ingressou em 2002.2, demonstrando que concluirão o curso no período previsto de 8 semestres, pois nesse momento a UNEB está próximo de encerrar o semestre 2006.1. Embora o período seja o previsível, o tempo excedeu as expectativas, pois estamos em janeiro de 2007, e esperava-se concluir os 8 semestres no período de 4 anos, evidenciando 6 meses de atraso, possivelmente devido a transtornos com greves.

Gráfico número 1 – Gráfico percentual de pizza para ano de ingresso na UNEB

Fonte: Dados da Pesquisa aplicada

Tabela número 2 – Distribuição de freqüência para o

turno dos alunos.

Turno Alunos %

Noturno 11 78

Matutino 3 22

Total 14 100

Fonte: Dados da Pesquisa aplicada

A grande maioria dos alunos que estão cursando a disciplina Estágio Supervisionado neste semestre é do turno noturno, pois a disciplina esta sendo oferecida a noite. As matérias dos semestres pares estão sendo oferecidas à noite (segundo, quarto, sexto e oitavo) e os dos semestres ímpares oferecidos pela manhã (primeiro, terceiro, quinto e sétimo). No próximo semestre se inverterá essa distribuição.

Gráfico número 2- Turno de curso dos alunos

Fonte: Dados da Pesquisa aplicada

- Quanto a variável do sexo

A pesquisa revela que a grande maioria dos pesquisados é do sexo masculino, perfazendo um total de 78%. Pode-se interpretar isso como reflexo de que o mesmo percentual corresponde ao total no turno noturno, o que evidencia uma predominância masculina principalmente no turno da noite.

(Parte 1 de 2)

Comentários