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Guias e Dicas
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Resumo do livro ?Cultura Corporal da Dança?, Resumos de Educação Física

Editora: Ícone Autor: ROSELI APARECIDA BREGOLATO Origem: Nacional Ano: 2008 Edição: 3

Tipologia: Resumos

2010
Em oferta
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Compartilhado em 25/05/2010

rondinei-pereira-5
rondinei-pereira-5 🇧🇷

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Baixe Resumo do livro ?Cultura Corporal da Dança? e outras Resumos em PDF para Educação Física, somente na Docsity! INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS – IAESB FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS – FASB CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA EF31N Resumo do livro “Cultura Corporal da Dança” Trabalho realizado pelo acadêmico Rondinei Pereira. Como requisito de avaliação da disciplina Ensino da Dança. Barreiras 2010 PRATICA DOS MOVIMENTOS CORPORAIS Os movimentos corporais são atividades trabalhadas no dia-a-dia, bem como elementos que proporcionam a cultura corporal e bem estar a vida humana. O bem estar depende do equilíbrio orgânico espiritual e o relaxamento vem colaborar para esse equilíbrio. Por exemplo: ouvir uma música suave é uma boa opção para relaxar. Isso resulta na aplicação de tais atividades de educação física, pois a prática do relaxamento vai ensinar os alunos a vivenciar o silêncio oposto do barulho e colaborar com o equilíbrio corporal/emocional. Tais práticas como, exercícios respiratórios, Tai-chi.chuan, jogos calmos e alongamentos são atividades que proporcionam o relaxamento. Para a realização de uma boa aula de educação física é importante utilizar a criatividade no processo ensino- aprendizagem. Valorizar a forma individual de linguagem de cada um, Se aventurar nas descobertas do movimento corporal, sem medo de errar, Abordar temas como educação sexual, o preconceito, a malícia, pois a sexualidade é um aspecto que faz parte da natureza humana, no entanto, vem sendo distorcido como sendo meramente físico sem a participação de espírito, considerado pecado visto como malícia. O preconceito com relação ao toque corporal está atrelado às questões da sexualidade que por estar deturpada, inibe as manifestações mais puras das pessoas. Os atos de segurar mão de alguém ou tocar seus cabelos, pode não ter nenhuma intenção de sexualidade, mas sim uma atitude natural de expressar afeição e amizade. A dança contribui para aproximação corporal sem preconceitos maliciosos, pois os alunos entre si tem a oportunidade de segurar as mãos, entrelaçar os braços, segurar na cintura etc. A Educação Física no desenvolvimento dos sentidos é vista como uma constante comunicação com os elementos existenciais do meio ambiente. Essa comunicação acontece mediante aos órgãos dos sentidos que são os ouvidos, os olhos, o nariz, a boca e a pele, que respectivamente proporcionam a audição, a visão, o olfato, o paladar e o tato. A visão possibilita ver as cores e as formas do que estão no meio ambiente, através do olfato sente-se os diferentes odores dos alimentos, das flores, das pessoas e etc, o paladar ou gustação possibilita sentir vários sabores, o tato é o sentido através do qual sente-se o áspero e o liso, o quente e o frio, o mole e o duro, as formas etc. Os movimentos da dança primitiva não são difíceis, mas para realizar a dança os alunos devem ser preparados psicologicamente, pois, por serem diferentes daqueles utilizados atualmente, podem acha-las estranhas. A dança primitiva e um tanto quanto dramatizada, porque expressa os sentimentos ,o misticismo e o pensamento mágico pois os alunos devem se desinibir e viver na dança,aquilo que vai representar deixando a emoção aflorar. O misticismo nas danças indígenas é quando a sensibilidade do índio é tão aguda que ele sente e vê os mistérios como coisa sagrada. Alguns instrumentos musicais são os Bastões de ritmo: facilita a entrada dos mortos no paraíso, Bore: trombeta de bambu ou de taquara, Inúbia: geralmente feita do fêmur do inimigo, Guararás, uracás, boturís: reunião de seixos, sementes, dentes, presos em fibras e atados no tornozelo para marcar o compasso da dança, Gangoêra: flauta mágica talhada dos ossos dos guerreiros valentes, Curuqui, vatapá, vati: tambores de diferentes feitios,feitos de troncos ocos. As Danças são as NIMANGÁ – de nascimento, onde o nascimento de uma criança é sempre um grande e misterioso acontecimento entre os indígenas. O pajé comparece com toda a pompa, cheio de chocalhos e feitiços. Subitamente do meio dos dançarinos surge a voz que parece vir do além e revela, a quem pertenceu a alma que se reencarnou no recém- nascido, a JAGUAR – guerreira, nela as mulheres tomam parte. Os índios armados com todos os seus ricos apetrechos de guerra, com arcos e flechas enfeitados de pena e coberto de desenhos altamente artísticos, colocam-se em filas, seguida da outra, a das índias, começam a cantar pulando de um pé para outro, ARUANÃ – ao peixe aruanã, dançada em noite de lua cheia, é uma invocação ao peixe aruanã para que proporcione, a tribo melhores pescas e colheitas, enfim, abundâncias e fecundidade. Nela somente dançam homens, esses dançarinos são escolhidos entre os homens solteiros da tribo, NÓADO – fecundidade, Sempre dançando percorrem as malocas, vão à margem do rio, andam entre as árvores e as plantas de quando em quando imitam o ato da posse da mulher, e nesse momento soltam uivos e gemidos, enquanto simbolicamente sobram o sêmem da palma da mão para o ar, UALALOCÊ – fúnebre, essa dança é um ritual dramático. Os quinze dias que se seguem, ao cair do sol, os feiticeiros com gestos melodramáticos, conversam com o morto, nas nuvens de poeira, que com esteira sacodem em nuvens para o alto. Um bororo surge representando o morto que levanta da cova, este bororo toca uma flauta para chamar mais dois mortos que saem da floresta cobertos de barro, gritando e montando a cavalo nos ombros de outros dois, AO DEUS SOL, começam a dançar fazendo voltas e reviravoltas no interior da maloca central. Em seguida, saem em fila para a praça da aldeia, apoiando-se uns nos outros com a mão direita no ombro esquerdo do vizinho da frente. Depois organizam-se em duas filas paralelas, que se aproxima uma da outra, tendo no meio uma fogueira. Tudo isso ao ritmo das batidas dos pés contra o sol. DANÇA FOLCLORICA a dança folclórica representa uma das manifestações espontâneas da gente dos campos e das cidades. Um exemplo dessas danças no Brasil é a dança festiva realizada na festa Marabaixo no Amapá. A maioria das danças folclóricas, se constituem dos significados que estavam diretamente ligados à vida da pessoa. As danças são: Baião dança cantada, Alardo Revive as guerras desencadeadas entre mouros e cristãos pela posse da imagem do santo mártir, e é de origem espanhola. Jesuínas (Festas), As festas jesuínas simbolizam as caravanas que se dirigem a Belém, com o fim de comemorar o nascimento de Jesus, Reisado É formado por um grupo de foliões, de pastores e pastoras que se reúnem para visitar as casas das pessoas mais hospitaleiras, a cantar e a dançar, Bumba- meu-boi Simbolizam a morte e a ressurreição, numa sátira do negro contra a opressão do branco, a exemplo dos congos, cucubis, caboclinhos, cheganças e guerreiros, Caipós, é uma dança coletiva indígena. Os participantes marcham pelas ruas, em colunas de dois, Cururu É uma dança sagrada dos índios brasileiros, de origem tupi-guarani. É dançada exclusivamente por homens, Maracatu representa um desfile em homenagem a um rei africano. Frevo é uma das danças mais vivas e mais brejeiras do folclore brasileiro, Fandango Os passos principais do fandango dividem-se em três categorias: rufado ou batido; bailado ou valseado; rufado e valseado. Xaxadoé muito interessante, tem suas características próprias com uma exclusividade que designa muita autenticidade. DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS Ao se falar em dança folclórica brasileira, é indispensável enfatizar as danças brasileiras com raízes africanas. As danças originadas da batida do atabaque do batuque, são aquelas que mais contagiam o povo brasileiro e são inúmeras: axé, olodum, samba, pagode etc. Essas danças precisam ser valorizadas no sentido de conceder aos negros o lugar na sociedade que por direito lhes cabe, pois que, deles tiram as contribuições, mas negam-lhes o direito de uma vida digna. O samba é a mais popular e a mais típica das danças brasileiras. Com muita percussão, muito ritmo e muito calor humano, o samba é o retrato musical do Brasil: alegre, irreverente, inquieto e maravilhoso. Tem origem nas danças africanas trazidas pelos negros, principalmente no BATUQUE que foi introduzido no Brasil no século XVII. A indumentária do batuque é simples, rústica, campestre e os instrumentos musicais são: tambu, quijenje, matraca, guia(chocalho), cuíca e pandeiro. O samba, então dele originado, se constitui de muitas variações como o baião, cateretê, a chiba, o samba de chave, o balaio, o baiano, samba de lenço, samba de roda, maxixe, samba de salão etc. Outros ritmos de samba são criados, como samba-canção, samba-enredo, pagode, afoxé e olodum. O Candomblé e Umbanda São danças religiosas de origem africana que envolvem cultos e cerimônias na comunicação direta com os espíritos, representantes do universo espiritual, utilizando para isto, um instrumento denominado mediunidade. Um orixá é tido como representante ou intermediário de Deus junto aos homens, ao mesmo tempo que tem poderes sobre a natureza, sobre o universo e as criaturas, possui sentimentos e desejos comuns aos homens, tais como, amor, ódio, desejo, ciúme etc. Os filhos e filhas de santo são as pessoas que recebem os orixás que tomam posse de seus corpos. A umbanda é a magia branca, que tem como finalidade invocar os bons espíritos, para praticar o bem. O candomblé é a magia negra que invoca espíritos bons e também os espíritos que praticam o mal a outrem. O candomblé se diferencia dos outros cultos, por na ser praticado diante de altar, é dançado em terreiro, diante de atabaques, instrumento considerado sagrado, através do qual o Orixá clama por sangue. QUADRILHA E FESTA JUNINA pela expressão corporal e improvisações totais. Para ela, dançar é expressar sua vida interior. A expressão “dança moderna” foi utilizada pela primeira vez em 1926 para qualificar os trabalhos da americana Martha Grahan. Ela aponta alguns aspectos como: importância do tronco na dança; a respiração com base na técnica de dança; contração e relaxamento; incluiu muitos saltos e técnicas de quedas; manifesto político-social na dança. O grande nome da Dança Moderna no Brasil é Lelenita Sá Earp. Ela toma os movimentos básicos como andar, correr, saltar, olhar, gesticular, etc, como movimentos a serem dançados. Segundo a dançarina, a dança moderna é uma arte que alia a técnica do movimento com a espiritualidade do corpo. A dança moderna na escola é a chamada dança livre. Os alunos vivenciam uma variedade de passos e gestos, que espontaneamente resulta na combinação de movimentos. Com liberdade de expressão, cada aluno é motivado a buscar dentro de si próprio a fonte inspiradora de sua movimentação. Os movimentos são realizados espontaneamente, movidos pelo sentimento que a música proporciona. A técnica dos movimentos não é dispensada na Dança Moderna. Nascida da necessidade de se opor ao rigor do balé, acaba sendo sua vertente e com algumas características da dança clássica, como a graça, a harmonia e a flexibilidade. VIDA E DANÇA: TEMPO – ESPAÇO – ENERGIA – PULSÃO A dança nasceu do ritmo. A necessidade do ritmo para a harmonia universal está presentemente comprovada. Na dança, o movimento é marcado pelo ritmo. O ritmo determina a divisão e a duração do tempo que se tem para realizar os movimentos, ou seja, ele estabelece a velocidade. O corpo toma várias posturas, compondo desenhos que figuram o espaço. O corpo pode estar: em extensão ou flexão; braços e pernas podem estar de forma simétricas ou assimétricas. DANÇAS DE SALÃO A dança de salão, também chamada de dança social, é uma das mais recentes se for comparada às demais. Ela aproxima os alunos, e vem colaborar muito para diminuir o preconceito do toque corporal que está incutido em nossa sociedade, o que torna as pessoas distantes e maliciosas. As danças Valsa - exige uma postura elegante, com o corpo sempre alongado, Tango mescla movimentos lentos, rápidos e parados, Rock’n’roll - é a primeira dança de salão em que os corpos se separam parcialmente, Samba - Tem ritmo vibrante e arrebatador, Lambada - um jogo sensual, mistura ritmos caribenho, brasileiro e latino, Maxixe - foi criado no Brasil e é precursor do samba e da lambada. DANÇAS GAÚCHAS DE FANDANGO O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros que tem maior tradição nas danças de salão. Estas são: Valsa Campeira – manteve o ritmo de três por quatro e os passos podem ser executados para frente, para trás e em giros no lugar, Rancheira – é uma dança de cunho rural que se caracteriza pela batida de toda planta do pé no primeiro movimento. O primeiro passo é sempre puladinho, Vaneira – o passo é feito através de três movimentos: o cavalheiro avança o pé esquerdo e a dama recua o pé direito, o segundo movimento é executado através de um passo de juntar, ou seja, o cavalheiro junta o pé direito ao pé que se afastará em recuo, o terceiro movimento é executado pelo cavalheiro com o pé esquerdo em avanço e a dama com o pé direito em recuo, Buggio – inspirado no macaco, tenta no som da gaita imitar seu som e na dança imitar os seus passos, Polca – tornou-se dança típica do acordeão e apresenta compasso binário e andamento vivo, Chamame (Chimarrita) – em passo de marcha, sua contagem é um-dois. O cavalheiro avança o pé esquerdo e a dama recua o direito, o cavalheiro junta o pé direito ao esquerdo e dama o esquerdo ao direito. Após, o par inverte o movimento, Chote – o chote coincidiu com a difusão da gaita e a música se apresenta em compassos quaternários e binários. DANÇAS ATUAIS As danças atuais são aquelas que os alunos mais gostam de dançar. Por isso todo trabalho de Dança na Escola deve ser iniciado com as Danças da atualidade. Discoteque Music Dance – caracteriza-se pelo som mecanizado, tendo como uma de suas influências enquanto origem as músicas dos Beatles. O ritmo mecanizado se desenvolveu em duas correntes: Rock pesado do tipo Heavy Metal outra mais popular com ritmos mais suaves. Nas Discoteques é comum dançar “solto”. Samba – dança de maior representatividade no Brasil e que todas as gerações dançam. Reggae - de origem jamaicana, o passo característico desta dança é o saltito executado de forma solta. Bob Marley é o grande precursor deste estilo de música e dança. Axé – criada na Bahia, tem características das danças negras. Há muita atuação dos braços que se movimentam marcando o compasso da música. Rap - Dança de Rua – se compõe de seqüência de passos realizados com muita rapidez, giros, malabarismos no chão e saltos. Não há instrumento musical, e o ritmo é marcado por sons realizados por vocalistas. Sertaneja – retrata a vida dos sítios e fazendas. Porém, com a evolução, perdeu parte de sua característica cabocla, mas, ganhou popularidade. É dança de salão e seus ritmos comuns são dançados em, um/um, dois/dois e dois/um. Percebe-se a grande contribuição dos negros nas danças, porém, continua sendo uma raça marginalizada. Poucos chegam ao 2º grau e raros à universidade, mas, no futuro, a juventude atual estará no comando, e ai, espera-se que consigam mudar essa realidade.
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