(Parte 3 de 4)

Fibras Têxteis

* rendimento de 250 g por ano, *Pelo macio e brilhante;

A fibra da vicunha (animal da família dos camelídeos), caracterizada pelo seu pelo fino mais curto (50 m -80 m) e os pelos mais longos, que podem atingir 130 m de comprimento. Utilizado na produção de tecidos de alta qualidade para sobretudos ,ternos e cobertores.

Fibras Têxteis

*boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, *incombustibilidade

Com o advento da Revolução Industrial no século XIX, o amianto foi a matéria-prima escolhida para isolar termicamente as máquinas e equipamentos e foi largamente empregado, atingindo seu apogeu nos esforços das primeiras e segundas guerras mundiais. Dali para frente, as epidemias de adoecimentos e vítimas levaram o mundo "moderno" ao conhecimento e reconhecimento de um dos males industriais do século X mais estudados em todo o mundo, passando a ser

considerado daí em diante a "poeira assassina”.

Fibras Têxteis

Fibras

Químicas Artificiais

Acetato CA Alginato AL

Borracha LA Carbono CAR Caseína CPT Cupro CUP Metálica MTF Liocel CLY Modal CMD Triacetato CTA Vidro GF Viscose CV

Fibras Têxteis

* hipoalergênicae resistente a mofo; *Soluvélem acetona;

* Termoplástico.

O acetato de celuloseé um ester produzido pela reação da celulose, extraída e purificada da polpa de madeira. É usada na indústria têxtil no fabrico de tecidos para vestuário,forros,tapetes,guarda-chuvas e outros produtos.

Fibras Têxteis

* ajuda na cicatrização de ferimentos.

Alginaé uma substância gelatinosa sem cor. Ela é extraída das algas marinhas.Alginatossão transformados em curativos não tecidos através de processos têxteis. Para isso é utilizado o processo “needled” (costurados), permitindo que as fibras das placas fiquem emaranhadas. Nesse processo, agulhas pontiagudas são forçadas através das fibras para produzir o emaranhado. Isto aumenta a resistência do curativo ao seco e ao molhado.

Fibras Têxteis

* Ecologicamente correto

* Biodegradável;

O bambu é facilmente renovável, sem falar que sua cultura praticamente dispensa pesticidas, pois raramente é atacado por pragas. O bambu é daquelas plantas que parece tomar fermento. Cresce rapidamente e, depois de 3, 4 anos, já precisa ser replantada. Veja que legal: o bambu gera mais oxigênio que as árvores de mesmo porte, melhorando a qualidade do ar ao redor.Uma plantação de pinusleva sete anos para produzir 3 mil árvores; já o bambu precisa de três anos para produzir 10 mil árvores no mesmo espaço, ainda dispensa o uso de pesticidas, não causa erosão e só requer água para crescer.

Fibras Têxteis

* É resistente ao calor e a luz; •É impermeável.

O tecido de Látex é obtido a partir de fibra feita de látex, uma seiva leitosa incolor. Normalmente é utilizada com outras fibras para fazer tecidos. O tecido de Látex tem propriedades de alta impermeabilização e limpeza a seco. É resistente ao calor e a luz.

Fibras Têxteis

* Possui propriedades refratárias;. *Suporta altíssimas temperaturas

As fibras de carbono são matérias primas que provém da pirólisede materiais carbonáceosque produzem filamentos de alta resistência mecânica usados para os mais diversos fins, entre estes motores de naves espaciais.

Fibras Têxteis

* É biodegradável;. * É compatível com a pele.

É quase igual ao nylon ou seda, mas é puro leite" diz Piscotta. A coleção criada pela designer tem roupas e acessórios feitos com o especial tecido, que é conseguido através de um processo químico. Para criar a fibra, o leite líquido é desidratado e as suas proteínas são extraídas e em seguida dissolvidas em uma solução. Para finalizar, estas proteínas são colocadas em uma máquina que as une, transformando-as em um extenso fio. Cerca de 100 quilos de leite desnatado são necessários para fazer 3 quilos da fibra, razão pela qual o tecido ainda não decolou. No entanto, o material tem potencial: não possui corante, permite maior respiração da pele, contém aminoácidos benéficos para quem usa e é tão confortável e elegante quanto a seda. Fonte: w. Dolorespiscotta.com

Fibras Têxteis FIBRA DO CUPRO

* aspecto e o tato da seda; *maciez, absorção e também o brilho;

* Boa solidez as cores

Cuproé o nome que é conhecido fibra celulose regenerada.O processo inclui deixar o Líntersdo algodão,(fibrilas aderidas as sementes) que é o subproduto da indústria de algodão.A Celulose,é dissolvida em uma solução de cobre e amoníaco,daí o nome de cupramonio. É apropriado para confecções de roupas femininas, camisas e tecidos para decoração.

Fibras Têxteis

* aspecto brilhante; * Antiestáticas;

Os metais, normalmente sólidos e duros, podem aparecer tão fluidos quanto seda. A linha metálica, era usada antigamente em tecidos bordados pesados e caros. Em 1950 Lurexfez de uma umafibra de alumínio uma tecido metálico. Hoje Lurexpode ser colorido e frequentementeé envolto numa proteção de plástico, prevenindo assim manchas e irritação para a pele.As características físicas e químicas das fibras não são alteradas pelo processo de aplicação do metal. As fibras são permanentemente antiestáticasou condutoras e mantém estas propriedades mesmo após repetidas lavagens.

Fibras Têxteis

* Biodegradável; * Ecologicamente correto

A fibra deste novo fio, que foi lançada pela Courtaldsprovém da polpa da madeira, de bosques 100% recicláveis.É um produto biológico e biodegradável porque para o seu desenvolvimento é utilizado um processo de fiação por dissolvente, que se recicla totalmente sendo seus resíduos mínimos e completamente inócuos .As propriedades da fibra permitem a este novo fio ser especial para vestuário, bordados, acolchoados, jeans e outros

Fibras Têxteis

* Toque Macio; * Grande absorção

Fibras de celulose regenerada normalmente fabricadas pelo processo Viscose, que possuem elevada tenacidade e alto módulo de elasticidade à úmido. Caracteríticas: -Permanece Macia -O toque macio oferece uma sensação como "pele sobre pele". Mesmo após muitas lavagens a Modal permanece macia como no primeiro dia; -Sua pele respira livremente.Modal absorve 50% a mais de umidade do que o algodão.

* Não problema com Pilling;. * Tem bom caimento

O grupo das fibras celulósicas modificadas inclui: a fibra de acetato, constituída por diacetatode celulose, e a fibra de triacetato. As fibras celulósicas são uma importante matériaprima; nos meados do século X representavam uma grande proporção nas fibras químicas. Mais recentemente foram ultrapassadas pelas fibras sintéticas, as quais apresentam melhores propriedades para diversas utilizações. Triacetatoé um tecido de acetato melhorado, que não derrete facilmente como também é mais fácil de ser manipulado.

Fibras Têxteis

* Isolante térmico e acústico;. * Não inflamável.

É um material composto da aglomeração de finíssimos filamentos de vidro, que não são rígidos, altamente flexíveis. Quando adicionado à resinapoliéster(ou outro tipo de resina), transforma-se em um composto popularmente conhecido como fibra de vidro, mas na verdade o nome correto é PRFV, ou seja, "Plástico Reforçado com Fibra de Vidro". A lã de vidro, além de ser um excelente isolante térmico e acústico, apresenta diversas vantagens adicionais: é muito leve, não é inflamável, aumentando muito a segurança dos edifícios onde é aplicada, e, por ser de vidro, é extremamente durável

Fibras Têxteis

(Parte 3 de 4)

Comentários