(Parte 2 de 4)

Dentre as muitas espécies de Bromélias que ocorrem no semi-árido, o caroá tem uma característica própria de uso pela população. Suas folhas servem para a extração de fibras que são usadas para fazer redes, sacolas, tecidos, barbantes, etc.

Fibras Têxteis

* fibras finas e brilhante. * Alta resistência .

. Planta muito ornamental, cujas folhas fornecem fibras têxteis, podendo quando cortadas em tiras finas substituir o vulgar cordel, por exemplo. para atar sacos e em outras tarefas agrícolas e de jardinagem. Também é conhecida por Linho-da-Nova-Zelândia, ou Fibra-da-Nova-Zelândia, porque, aí, o povo Maori utiliza as suas folhas para cestaria, cordas, redes e vários utensílios de uso doméstico.

Fibras Têxteis

* fibras finas e brilhante. * Alta resistência .

Os principais produtos são os fios biodegradáveis utilizados em artesanato; no enfardamento de forragens; cordas de várias utilidades, torcidos, e cordéis. As fibras podem ser utilizadas também na indústria automobilística, substituindo a fibra de vidro. Uma fibra sintética demora até 150 anos para se decompor no solo, enquanto a fibra do sisal, em meses, torna-se um fertilizante natural...

Fibras Têxteis

* Toque duro, um tanto áspero ; * Biodegradável;

* Não causa impacto ambiental

O coco fornece um sem-número de artigos importantes. Do mesocarpo obtém-se a fibra. A casca é utilizada em objetos decorativos. Na culinária emprega-se a gordura vegetal de coco, coco ralado etc... Paradiminuir o consumo das reservas de petróleo e facilitar a reciclagem dos carros usados, engenheiros utilizam as fibras em assento e encosto para automóvel com aglomerado de fibra de coco e látex natural.

Fibras Têxteis

Fibras Naturais

Secreção Seda S

Pêlos

Alpaca WP Angorá WA Cashmere WS Camelo WK LÃ WO Lhama WL Mohair WM Vicunha WV

MineraisAsbestos

(Amianto) A

Fibras Têxteis

* brilho e toque super macio; * absorve umidade e suor ;

* filamentos extremamente finos.

* Pouca resistência à abrasão.

Os tecidos possuem um aspecto macio, maleável e brilho intenso. Confortável ,mantém a temperatura do corpo. Pode ser usado em camisas, saias, blusas, batas ,diversos produtos de decoração. -Médico Têxteis -O tecido de seda é antibacteriano, antialérgico e ainda por cima termodinâmico.

Fibras Têxteis

* pouca ondulação e brilho sedoso; * O regain da alpaca é igual ao da lã de 17%;

* A tosquia é feita uma vez a cada ano;

* pouco mais de 1,5kg de fibra por animal.

Usa-se a fibra na produção de roupas, boinas, gorros, cachecol, meias, tapete, pelúcias, sapato, entre outros. Os principais consumidores são países com inverno rigoroso, como os da América do Norte, Inglaterra, Japão, Europa, pois a roupa confeccionada com a fibra da alpaca é um bom isolante térmico.

Fibras Têxteis

* é uma das mais finas fibras têxteis; * leveza, maciez e sensação quente;

* tem efeito terapêutico no corpo humano;

* Anualmente produz entre 0,9kg e 1,1kg fibra.

O tecido da fibra do angorá é obtida do pêlo longo e suave do coelho angorá. Esse tecido é ideal para roupas térmicas. É procurado pela sua durabilidade, aquecimento e textura. O angorá é muito mais quente que lã e é perfeito para que sofre de alergias a ela.

Fibras Têxteis

* Extremamente fina e macia; * fibra muito cara;

* Anualmente produz em média 150g por animal.

A fibra da caxemira é uma das melhores no mundo. É cara e muito procurada, porque as cabras caxemira não são assim tão frequentes, mas sobretudo porque recolher a caxemira é um processo demorado, pois não queremos pêlos de guarda duros e ásperos (tão duros que servem para fazer escovas!) no meio do sub pêlo macio. .

Fibras Têxteis

* produção de tecidos sofisticados * fibras muito cara.

As fibras mais finas são fiadas em fios tipo lã em combinação com lã de ovino ou outras fibras, para o fabrico de casacos e cobertores. As fibras mais grossas são fiadas em fios cardados grossos para o fabrico de feltros e de tapetes. Usa-se sobretudo na China, Mongólia, Estados da antiga União Soviética e na África.

Fibras Têxteis

* Isolante térmico * Submetido a movimento e calor-Feltra

O tecido feito de lã serve como isolante térmico, não esquenta tanto sob o sol (mantém a temperatura do corpo em média 5 a 8 graus mais baixa em comparação com tecidos sintéticos expostos ao sol), "respira" no corpo, é naturalmente elástico, portanto mais confortável e não amassa.

Fibras Têxteis

* Isolante térmico *Pelagem extremamente grossa e quente.

As lhamas também fornecem fibras abundantes, embora de qualidade inferior, usadas na confecção de tecidos fortes e grossos.

Fibras Têxteis

* Extremamente resistente, *Pelo sedoso,liso e regular.

* Baixa captação de umidade

A fibra é proveniente da cabra de Angorá, originária da Turquia. É considerada como uma das fibras mais ricas que, sendo misturada com outras fibras, proporciona tecidos suaves e volumosos. As nossas mantas de Mohaircaracterizam-se pela sua leveza e maciez, que as diferencia das restantes fibras.

(Parte 2 de 4)

Comentários