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Guias e Dicas
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Portugal a Programar - 1ª Edição - Março de 2006, Notas de estudo de Informática

Revista Portugal a Programar 1ª Edição - Março de 2006 Artigos Tema de capa Começar a programar A programar Criar setups em Visual Studio.NET 2003 Base de dados MySQL com ASP.NET C e o Makefile Python: Sockets e NetWorking Análises Wengo Beginning C++ Game Programming

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 12/12/2009

samuell-ralph-de-almeida-ramos-11
samuell-ralph-de-almeida-ramos-11 🇧🇷

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Baixe Portugal a Programar - 1ª Edição - Março de 2006 e outras Notas de estudo em PDF para Informática, somente na Docsity! Revista n.º 1 - Março de 2006 PROGRAMAR A REVISTA DE PROGRAMAÇÃO PORTUGUESA www.portugal-a-programar.org Começar a Programar Entre neste mundo de desafios constantes com a melhor ajuda Python C e o Makefile Os poderes ocultos do make file Setups em Visual Studio A melhor maneira de distribuir as suas aplicações <Editorial> <02> Ano novo projectos novos! A entrada de um novo ano cria sempre novos desafios. Não é diferente com a comunidade Portugal-a-Programar. O ano de 2006 assume-se com o ano de afir-mação da comunidade no panorama nacional. Fazendo uma análise ao ano de 2005, ano de criação da comunidade, pode-se dizer que esta começou como um projecto pessoal, que rapidamente tornou-se num muito maior. Actualmente o fórum conta com mais de 800 utilizadores, e com uma percentagem de utilizadores activos muito elevada. Todos os dias são postados no fórum dezenas de posts. Neste novo ano serão iniciados projectos que tentarão adicionar à comunidade uma maior vitalidade, melhorando o panorama nacional de programadores. Preparem-se pois as novidades serão muitas! </perdido_e_sozinho> <Índice> <02> Editorial <03> Notícias <05> A Programar <09> Geek <10> Em Download <11> Em Análise <12> Blue Screen PROGRAMAR <Director> deathseeker25 <Editores> neon_prannock GpL <Jornalistas> gurzi s_e_7_e_n Strong <Colaboradores> vbmaster filip_e <Revisão> d_pintassilgo Overrun <Design> perdido_e_sozinho Uma Edição www.portugal-a-programar.org <A Programar> <05> Criar Setups em Visual Studio .NET A pós a criação de uma aplicação, o passo seguinte é distribuir essa mesma aplicação. Esse processo deve ser executado através da criação installer. Os installers per- mitem proceder à instalação e configu- ração da aplicação sem que o utiliza- dor tenha de possuir grandes conheci- mentos informáticos. Basicamente vou ensinar a fazer um setup e depois mais algumas coisas que vos podem ser úteis para que a apli- cação funcione em qualquer lado. Fazer o setup O setup, como é obvio deverá ser a ultima coisa a fazer num projecto de programação. Após o utilizador ter uma aplicação completa- mente concebida, deverá então avançar para o setup. Eis como fazer. 1 Em primeiro lugar abrir o projecto do qual se quer fazer o setup. 2 Através da Windows Solution Explorer, clicar na Solution do nosso projecto com o botão direito do rato e fazer Add -> New Project. 3 Surge uma janela. Na área do lado esquerdo devemos escolher “Setup and Deployment Projects” e na área da direita, neste caso es- pecífico e para a maioria dos casos, Setup Project. Não es- quecer de preencher a caixa de texto com o nome que quere- mos dar ao setup e carregar OK. Se não se sentir à vontade com os seguintes passos pode sempre esco- lher um Setup Wizard e ir concluindo step-by- step os diversos passos até à criação do setup. 4 Na Solution Explorer Window aparecerá o nosso setup. 5 Uma das primeiras coisas a fazer será clicar no setup que entretanto apareceu na Solution Explorer Window com o botão di- reito do rato e fazer Add -> Project Output. Surge uma janela e no Project deve-se selecci- onar o projecto do qual queremos fazer um setup, depois, seleccionar Primary output e OK. 6 Para definirmos algumas propiedades do setup, deverá neste momento ser feito um duplo clique sobre este na Solution Explo- rer Window. Essas mesmas propriedadesapa- recerão na Proprieties Window. Lá podem ser alteradas definições como por exemplo, o au- tor do programa, a empresa que o criou (manufacturer), o nome do produto e título deste (valor que deve ser igual ao nome). Es- tas definições podem não ter captado muito a Criar Setups em Visual Studio.NET 2003 Um setup permite que a configuração da sua aplicação seja mais simples <A Programar> <06> Criar Setups em Visual Studio .NET 2003 7 Passemos agora para a primeira janela da direita, onde primeiro que tudo, va- mos criar um menu de atalho para a aplicação no Inicar -> Todos os programas. Para isto clica-se em “Application Folder”, em seguida, na janela ao lado, “em Primary output for (...)” com o botão direito do rato e clica-se na primeira opção, ou seja, “create shortcut to...”. Muda-se o nome do atalho que entre- tanto foi criado e move-se para a pasta “User’s Programs Menu”. Desta maneira irá ser criado um menu de atalho no sítio referido durante a instalação do nosso programa. 8 A partir desta altura, para um user sem grandes ambições podemos dar o setup como completo. Para tal, voltamos à Solution Explorer Window, clicamos no nosso setup com o botão direito do rato e fazemos “Build”. 9 A partir daqui poderiamos logo clicar novamente com o botão direito do rato no nosso setup na Solution Explorer e fazer Install, no entanto, pedimos antes que note na pasta onde o vb.net guarda os seus projectos, o setup que acabou de criar. Neste momento, para uma distribuição simples tudo o que pre- cisa de fazer é entrar na pasta “debug” e dis- tribuir o .msi do setup. No entanto, aconselha- mos a distribuir todos os ficheiros que encon- trar nessa pasta e não apenas o .msi, por ra- z õ e s d e s e g u r a n ç a . Ao correr o setup deparar-se-á com a janela de instalação com algumas das informações sobre o programa definidas anteriormente. Este é o processo mais simples e eficiente para criar um setup. No entanto o user só se sentirá completamente à vontade após algu- mas tentativas & erro. .Net Framework Apesar de tudo isto, o primeiro problema que me saltou à vista sempre que corria um setup meu noutro pc, era uma mensagem de aviso. Dizia essa mensagem que a net framework não estava instalada no sistema e que, se eu quisesse correr o meu setup tinha de a ir “sacar” ao site da MS. Ora...admitamos, esta não é a melhor maneira de distribuir um pro- grama nosso, e como tal procurei uma alter- nat iva, e de fac to ela ex ist ia. Se nos vossos setups não quiserem “mandar” o user ao site buscar a netframework basta fazer um download dum plug-in, o visual stu- dio.net 2003 bootstrapper plug-in que este, instalado no pc do developper automaticamen- te “cola” a framework ao vosso setup. Este passa assim, ao correr, a verificar se o user tem a versão necessária da ‘frame’ para que tudo corra bem no sistema. Se o user não a tiver, este procede à sua instalação apenas emitindo uma mensagem de informação. Isto tornará os vossos setups 20MB maiores, mas na maior parte das vezes compensa o esforço. Para fazerem um setup já com o plug-in basta instalá-lo e seguir o tut anterior. Deverá apa- recer na pasta Debug, juntos aos outros files so setup, o dotnetfx.exe, o instalador da fra- mework. Podem fazer o download do vs.net 2003 bo- o t s t r a p p e r p l u g - i n d e s t e l i n k : h t t p : / /msdn .m i c r o s o f t . c om/ v s t ud i o / downloads/tools/bootstrapper/ O user deverá clicar no primeiro link – “Download the bootstrapper” para obviamente fazer o seu download. Para mais informações sobre este plug-in aconse lha-se a le i tura de: http://support.microsoft.com/default.aspx? scid=kb;en-us;888469 Espero que o facto de ser um artigo em Inglês não prejudique ninguém. Neste momento a net framework 1.1 já se encontra em qualquer windows XP, com SP2 e com as actualizações em dia, no entanto, e peço desculpa por isso, não sei ao certo como está a situação nas ou- tra versões do windows e, como tal, se virem que há necessidade disso usem sempre o plug-in. </vbmaster> Procuram-se Programadores dispostos a ajudar na criação de artigos para revista de programação única no mercado português. Mais informações em: http://www.portugal-a-programar.org <A Programar> <07> Usar base de dados MySQL com ASP.NET C onectar a uma base de dados MySQL pode ser sim-ples, e o uso deste tipo de bases de dados é uma mais valia devido aos grandes custos de outras existentes, onde o MySQL mesmo sendo gratuito compete direc- tamente em fiabilidade e estabilidade. Para poder usar o MySQL (http://www.mysql.com) no seu servidor com Framework .NET v1.0 ou v1.1 terão de seguir alguns passos: 1 Instale o MyODBC (http://www.mysql.com/downloads/api-myodbc-3.51.html), depois de ter efectuado o download e a ins- talação, precisa de criar uma conexão DSN indo a Program Files > Ad- ministrator Tools > DataSource ODBC, indo depois a "System DSN", carregar em "Add", e escolher no fundo da lista MySQL ODBC 3.51 Driver, depois por os parâmetros necessários à sua conexão com o MySQL. 2 Instale o ODBC .NET Data Provider (http://msdn.microsoft.com/downloads/default.asp?URL=/downloads/sample.asp?url=/ MSDN-FILES/027/001/668/msdncompositedoc.xml), este componente é um add-on da Framework .NET, este permite o acesso aos drivers de raiz da mesma forma que o OLEDB.NET o faz com os dispositivos OLE DB. Só tem de instalar depois de feito o download com sucesso. 3 Se não tiver instale o MDAC 2.7 (http://www.microsoft.com/data/download_270RTM.htm), no caso de ainda não o ter, faça o download e instale o mesmo, pare os serviços de Internet e relativos às bases de dados que tiver a correr da Microsoft. Depois pode experimentar um exemplo simples: c o n M y S Q L . a s p x Não se esqueça de alterar o caminho do local onde estão o ficheiro Microsoft.Data.Odbc.dll, e sim pode por o mesmo no directório /bin do seu website. Poderão também deixar de usar o CompilerOptions se incluir no fichei- ro machine.config o seguinte código: <dependentAssembly> <assemblyIdent i ty name="Microsoft.Data.Odbc" publ i- cKeyToken="b77a5c561934e089"/> </dependentAssembly> E assim fica explicada a forma de conectar ao MySQL, uma base de dados que vale todo o esforço que venhamos a dar à mesma. Os va- lores que é preciso suportar em bases de dados caras não tem sentido com a existência do MySQL (http://www.mysql.com). </filip_e> Usar base de dados MySQL com ASP.NET <%@ Import Namespace="System.Data" %> <%@ Import Namespace="Microsoft.Data.ODBC" %> <script runat="server"> Dim strConexao As String = "DSN=mysqldsn" Dim objConexao As New ODBCConnection (strConexao) Public Sub Page_Load (obj As Object, e As Even- tArgs) If Not Page.IsPostBack Then Dim objComando As New ODBCCommand Dim objAdaptadorDados As New ODBCDataAdapter Dim dv As DataView Dim ds As New DataSet Dim strSQL As String strSQL = "SELECT * FROM MinhaTabela" objAdaptadorDados = New ODBCDataAdapter(strSQL, objConexao) objAdaptadorDados.Fill(ds, "MinhaTabelae") dv = ds.Tables("MinhaTabelae").DefaultView MyDataGrid.DataSource = dv MyDataGrid.DataBind() End If End Sub </script> <html> <head> </head> <body> <asp:datagrid id="MyDataGrid" runat="server" /> </body> </html> <%@ Page Language="VB" Debug="True" CompilerOp- tions='/R:"C:\Program Files\Microsoft.NET\Odbc. Net\Microsoft.Data.Odbc.dll"' %> <Em Download> <10> MagicAjax 0.2.2 O MagicAjax é uma fra- m e w o r k na qual o utilizador p o d e adaptar a tecno- logia AJAX para a sua página pessoal. Esta ferramenta facilita o trabalho do programador, na medida em que integra facil- mente o sistema AJAX na sua página. Não é necessário estar a substituir os controlos ASP. NET ou estar a re-escrever código JavaScript para colocar a ferramenta a funcionar. Inúmeros bugs foram corrigidos e pequenas melhorias nas opções foram introduzidas neste lançamento. http://www.magicajax.net/ Python Sudoku 0.11 P ython Sudoku é um programa gráfico e de texto (interface GTK) que cria e resol- ve sudokus. Tem tambem a função de impri- mir um sudoku (1 ou 4 sudokus por página) e escrever uma imagem (png, jpeg,jpg, etc) com um sudoku. h t t p : / / s o u r c e f o r g e . n e t / p r o j e c t s / pythonsudoku/ phpBMS p hpBMS é um CMS (Client Management System) especializado na factura- ção, programação e gestão de clientes com suporte MySQL, e programado em PHP. Inclui funções como criação de PDFs para impres- são, e-mails em massa para clientes, macros e temporização de eventos, entre outras. Foram corrigidos inúmeros erros no programa e adicionadas novas funções como por exem- plo, anexar ficheiros externos ao produto, cli- ente ou gravações "invoice". O pacote pode ser instalado por cima de instalações anterio- res (usando o script de update), sofrendo um upgrade sem perder dados. http://kreotek.com/products/phpbms/ Tux Paint O Tux Paint é um programa de desenho direccionado para crianças que contém efeitos de som, uma perso- nagem cartoon e divertidas funções relacionadas com desenho e pintura. Depois de quase um ano de desenvolvi- mento, esta nova versão do Tux Paint está agora disponí- vel. Entre as muitas mudan- ças que existiram, destacam- se as ferramentas mágicas (borrão, grama, tijolos, car- toon, ilumina, matiz), tempo de arranque e gestão de me- mória melhorados, suporte para ecrãs mais largos e 10 novas traduções foram criadas, entre as quais constam espanhol, tailandês e ucraniano. Muitas imagens foram adicionadas e a colec- ção das mesmas foi total- mente reorganizada. Para mais informações consulte os "changelogs". Divirta-se! http://tuxpaint.sf.net/ <Em Análise> <11> Wengo Beginning C++ Game Programing D e ligações directamente de um computador para um tele- fone local (de casa por exemplo) já todos ouvimos falar, cada vez mais o mercado vem a ser invadi- do por este novo comércio vanta- joso em certos aspectos para to- das as empresas não só em valor monetário mas também como va- lor funcional dando mais seguran- ça. Desde Skype, VoipBuster e outros programas lançados recentemente com o aparecimento de VOIP(voz sobre ip) o Wengo aparece no ano 2005 como um concorrente directo ao skype sendo um user friendly e de livre acesso ao seu código fonte em http://dev. openwengo.com/svn/openwengo/ softphone/ . A solução é baseada no protocolo aberto desenvolvido pelo IETF (Internet Engineering Task Force) chamado de SIP (Session Initiati- on Protocol – (http://www. sipforum.org/). Este protocolo permite a inclusão de novos servi- ços, além da comunicação com muitos outros produtos de merca- do como centrais telefônicas IP ou o Asterisk (http://www.asterisk. org/) um PABX baseado na plata- forma de Software Livre. Desde o Inicio da configuração da instalação até ao momento em que o utilizador pretende fazer uma chamada o Wengo torna-se bastante acessível e de carácter básico na estrutura de utilização tendo como alguns pontos positi- vos os seguintes : - Possibilita a configuração de linguagem para outras línguas sem ser Inglês. - Possibilidade de mudança de estilo (skins) - Configuração de I/O de Áudio - Permite começar quando o Win- dows Arranca. - Possibilidade de receber ajuda automática para um utilizador que use um router. - Permite mudança de estado (offline/ausente etc). - Criação de lista de contactos, visualizaçao de chamadas recebi- das e efectuadas.</Gurzi> - Varias alternativas de nivel B eginning C++ Game Pro-gramming é um livro destina- do para aqueles que querem en- trar no desenvolvimento de jogos, através da programação, e que ainda não possuem experiência nesta área. O seu escritor, Michael Dawson trabalhou durante vários anos na indústria de videojogos, quer como programador, como designer e produtor. Actualmente encontra-se a ensinar através dos c u r s o s d a U C L A . Este livro aborda todos os conhe- cimentos básicos para dominar o desenvolvimento de jogos em C++, sem prolongar certos aspec- tos mais complexos. È bastante completo e utiliza sempre exem- plos de pequenos jogos, para ilus- trar os conceitos abordados. È de salientar que estes exemplos são sempre mantidos o mais simples possível, para facilitar a sua com- preensão. O livro aborda, principalmente, os seguintes conceitos: • Características fundamentais de C++ • A biblioteca STL • Programação Orientada a Ob- jectos (OOP) • O “game loop” - Classes • Controle dinâmico de memória Com este livro não é possível aprender a fazer jogos com gráfi- cos apelativos, já que todos os jogos correm na consola, mas aprender os conhecimentos funda- mentais de C++, a linguagem mais utilizada no desenvolvimento de jogos. Através destes conheci- mentos é possível partir então, para matérias mais avançadas, como as APIs gráficas. </neon_prannock> E porque não aprender C++ através dos jogos O voice-over-ip veio para ficar e aqui está mais uma solução interessante. <Blue Screen> <12> Uma pequena oficina de duplicação! Não podia faltar um ecrã azul da morte. Para mais informações sobre programação consulte: http://www.portugal-a-programar.org <Site em Destaque> http://www.tableless.com.br/ É um site que mostra as novidades sobre tableless e padrões web. Possui um conjunto de tutoriais e artigos que permitem aprender as bases do tableless.
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