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© 2002 Fernando Lozano, http://www.lozano.eti.brProgramação Orientada a Objetos com PHPPag. 1

Programação Orientada a Programação Orientada a Objetos com PHPObjetos com PHP

Fernando LozanoFernando Lozano http://www.lozano.eti.brhttp://www.lozano.eti.br

Consultor Independente

Prof. Faculdade Metodista Bennett Prof. Instituto de Tecnologia ORT

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Sobre o AutorSobre o Autor

●Red Hat Certified Engineer

LPI Certified Professional Level I Sair GNU/Linux Certified Professional

●IBM Certified Network Engineer IBM Certified DB2 Administrator & Developer

●Microsoft Certified Systems Engineer Microsoft Certified Solutions Developer

●Webmaster da Free Software Foundation

●Colaborador da Revista do Linux e da Revista PC Master

●Autor do Livro "Java em GNU/Linux" ed. Alta Books www.altabooks.com.br

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AgendaAgenda

●Revisão de Orientação a Objetos ●Definindo classes em PHP

●Utilizando classes em PHP

●PEAR, a biblioteca de classes do PHP

●Classes para Bancos de Dados

●PHP e GTK+

●PHP e Java

●XP e PHP: PhpUnit

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Revisão de Orientação a Revisão de Orientação a ObjetosObjetos

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Conceitos Essenciais de OConceitos Essenciais de O

● Objeto

Representa uma coisa física, tangível, uma idéia ou conceito. Possui um estado (o que ele sabe) e um comportamento (o que ele é capaz de fazer, como ele reage a estímulos externos).

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Conceitos Essenciais de OConceitos Essenciais de O

● Classe

É um "molde" para a criação de objetos, fornecendo o seu comportamento padrão e a definição de todos os seus estados possíveis. Ex: Classe Correntista

● Instância

É uma ocorrência particular, identificada, de um objeto de uma determinada classe, com seu estado particular, independente de outras instâncias da mesma classe. Ex: o objeto Correntista "Fernando Lozano"

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Conceitos Essenciais de OConceitos Essenciais de O

● Encapsulamento

Um objeto contém todas as informações (variáveis) e toda a inteligênica (código) de que necessita para realizar suas atribuições.

Ele deve ser tanto quanto possível auto contido, independente de informações ou código que não façam parte dele mesmo.

●Ocultamento de Informações

Deve ser possível utilizar um objeto apenas pelo conhecimento da sua estrutura externa ( isto é, sua interface). Mudanças na estrutura interna de um objeto (isto é, sua implementação) não devem afetar aos usuários do objeto.

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Conceitos Essenciais de OConceitos Essenciais de O

● Polimorfismo

A mesma mensagem, quando enviada para objetos de classes diferentes, executa código particular da classe, mesmo que quem enviou a mensagem não tenha conhecimento do tipo específico de objeto sendo referenciado.

●Herança ou Especialização

Uma nova classe pode ser definida em termos de uma classe pai, herdando o seu comportamento. A nova classe especializa a classe pai, defindo apenas onde o seu comportamento deve ser diferente.

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Conceitos Essenciais de OConceitos Essenciais de O

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