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Guias e Dicas
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Apostila de Autocad, Notas de estudo de Atualidades

Apostila para iniciantes!

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 09/02/2010

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frank-luebke-11 🇧🇷

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Baixe Apostila de Autocad e outras Notas de estudo em PDF para Atualidades, somente na Docsity! ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 1 Apostila AutoCAD 2D &3D Atualizada em 15/09/2007 Autor: Nacir Izidoro email: nacir@polo.eel.usp.br EEL – Escola de Engenharia de Lorena - USP -Lorena Cotel – Colégio Técnico de Lorena Centro Paula Souza – “Ete. Prof. Alfredo de Barros Santos” – Guaratinguetá ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 2 CURSO PRÁTICO - AutoCAD 2004 Índice: 1.0 - Capa Pag.1 32 - Área Pag.36 1.1 - Índice Pag.2 34 - Cal Pag.37 1.2 - Apresentação Pag.3 35 - Stretch Pag.37 1.3 - Introdução Pag.3 36 - Break Pag.37 1.4 - Conceito de CAD Pag.3 37 - Divide Pag.37 1.5 - Referências Pag.3 38 - Measure Pag.38 Introdução 39 - Polyline Pag.38 2.1 - Tela gráfica Pag.4 40 - Grips Pag.40 2.2 – Personalização Pag.4 41 - Mline Pag.38 2.3- Teclas F1 a F11 e Barra de Status Pag.5 42 - Spline Pag.39 2.3.1 - Settings Pag.5 43 – Text Pag.39 2.4 - Comando Regen Pag.5 44 - Align Pag.39 2.5 - Comando Limits Pag.5 45 - Scale Pag.40 3 - Teclas importantes Pag.5 46 - Layer Pag.40 4 - Botões do Mouse Pag.5 47 - ByLayer/Linetype Pag.40 5 - Unidades de Trabalho Pag.5 48 – Properties Pag.40 6 - Símbolos Especiais - Pag.6 49 – Tolls Palletes Pag.40 7. – Stantard- New, Open, Save,Save As, 50 – Designer Center Pag.40 Undo, Redo, Plot Preview, Publish, cut/copy/paste 51 - Dimension Pag.42 8 - Line Pag.6 52 - Array Polar/ Retangular Pag.43 9 - Erase Pag.7 Exercícios 44-45 10 - Critérios de Seleção Pag.7 53 - Blocks Pag.46 11 – Coordenadas Pag.8 54 - Insert Pag.46 11.1 – Coordenadas Absolutas Pag.8 55 - Atributos Pag.47 11.2 - Coordenadas Cartes. Relativas Pag.8 56 – Paper space Pag.47-48 Exercícios Coord. Cartes. Relativas Pag.9 57 – MView Pag.48 11.3 - Coordenadas Polares Pag.10 58 – Zoom/XP Pag.48-49 Exercícios Coord. Polares Pag.10-11 60 - Plot Pag..50 11.4 – Coorden. Automáticas Ortog. Pag.11 11.5 – Coorden. Automáticas Polares Pag.11 11.6 – Projeções Ortogonais – Pág.12 Tutorial Coord. Polar e perspectivas Pag.12-13 12- Rectangle Pag.15 Apostila 3d 13 – Circle Pag.15 61 - View Pag.01 14 – Fillet Pag.16 62 - Boundary Pag.02 15 – Chamfer Pag.17 63 - Extrude Pag.03 16 – Trim Pag.17 64 - Hide Pag.03 17 – Extend Pag.17 65 - Shade Pag.03 18 – Polygon Pag.16 66 - Subtract Pag.03 19 –Zoom- Pan, Realtime, Window, Previous, 67 - Revolve Pag.04 Dynamic, Center, In, Out, All, Extend, Pag.16-17 68 - Rotate3D Pag.06 20 – Hatch Pag.18 69 - Cylinder Pag.07 21 - Ellipse Pag.14 70 - Render Pag.08 Tutorial Polar e Tracking –Exercícios Pag.20-24 71 - Rmat Pag.09 Exercícios Pag.25-26 – Tutorial – 27-28 72 - Intersect Pag.12 22 – Osnap Pag.19 73 - 3D Orbit Pag.12 23 – Move Pag.29 74 - Union Pag.12 24 – Copy Pag.29 75 - Extrude Faces Pag.13 25 – Mirror Pag.29 76 - Move Faces Pag.14 26 – Rotate Pag.29 77 - Rotate Faces Pag.14 Tutorial Pag. 31-34 78 - Offset Faces Pag.15 27 – Arc Pag.35-36 79 - Taper Faces Pag.15 28 – Offset Pag.30 - PLANTAS BAIXAS 30 80 - Delete Faces Pag.15 29 - Match Properties Pag.36 81 - Imprint Pag.16 30 - List Pag.36 82 - Shell Pag.16 31 - Dist Pag.36 83 - Slice Pag.17 ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 5 F1 Help F2 Carrega a tela de texto. F3/OSNAP Aciona o quadro Drafting Settings OSNAP (comandos de Ancoragem) e ON/OFF OSNAP F4 Aciona a mesa digitalizadora (se houver)(COMANDO TABLET) F5 Controla o ISOPLAN planos isométricos F6 Controlador das Coordenadas F7/GRID Ativa/Desativa o GRID - Cria uma malha de pontos imaginários e não imprimíveis na tela gráfica. F8/ORTHO Ativa/Desativa o ORTHO - Trava o cursor no eixo ortogonal, permitindo realizar linhas perfeitamente retas ou execução de comandos de edição mantendo-se no alinhamento. F9/SNAP Ativa/Desativa o SNAP - Permite um deslocamento ajustável do cursor, dependendo ou não da marcação do Grid ligado ou desligado. F10/Polar Ativa/Desativa Polar Tracking (exibe as posição corrente em coord. Polares) F11/OTRAC K Ativa/Desativa 0snap tracking (exibe projeções em relação aos osnaps vigentes) LWT Ativa/Desativa o Line weight trace (exibe a espessura corrente pré determinada). MODE Controla o uso do modo model space e paper space 2.3.1 - SETTINGS- (Tools Drafting Settings) / clicar Botão direito em cima de GRID, SNAP ou outro da barra de Status, acessando as caixas para configurações. Estes comandos na barra de status será de grande uso e todo o processo de construção de nossos projetos e desenhos. 2.4 - COMANDO REGEN - Provoca uma regeneração do do desenho, isto é, regenerar significa recalcular todas as entidades matemáticas contidas no desenho.( acionado pelo teclado) 2.5 - COMANDO LIMITS - Define os limites da área de trabalho. Seu uso é necessário, pois auxilia na regeneração da imagem. Quando acionamos o grid , o AutoCAD usa a área delimitada pelo comando limits para posicionar o grid. 3 - Teclas Importantes ESC Cancela o Comando Ativo - CANCEL ENTER Confirma a maioria dos Comandos e Ativa o último comando realizado. 4 - Botões do Mouse O botão à esquerda é o botão de seleção do mouse ou um ponto de introdução. O botão do meio (se houver e se estiver configurado) do mouse +CTRL ativa os comandos de OSNAP – Se tiver o “Roller” serve rotacionando para ampliar ou diminuir o Zoom e pressionando o roller move a tela com o conado Pan. O botão direito em cima dos botões da barra de Status aciona a caixa de diálogo Dsettings O botão direito do mouse +CTRL ativa os comandos de OSNAP O botão à direita aciona o menu flutuante - para corresponde ao < ENTER >, Undo, entre outras opções. 5 - Unidades de Trabalho Sempre existe dúvidas, para começa a trabalhar com o Auto Cad, sobre, qual a unidade que se trabalha? Temos que considerar que, por exemplo, tivermos a distância entre dois pontos de 10 unidades, o AutoCAD interpreta esta unidade como adimensional ou seja, o que você Trabalha considerando a leitura real que você irá desenvolver seu projeto; se fizer uma linha de 10 unidades podem ser 10 mm, 10cm, 10m, 10Km, etc. Se começar um desenho trabalhando por exemplo que o passo de 1 seja 1m todo desenho você deve considerar como trabalhando em metros; 0,5m, 1 m, 10 m e assim vai. Lembrando quem trabalha na mecânica trabalha com milímetros assim 50 mm equivalem a andar 50 unidades na tela do AutoCAD. Neste momento podem achar um pouco estranho, falar sobre tamanho real, mas guarde, que sempre será melhor criar seus desenhos adotando medidas reais que você mediu ou adotou mediante uma unidade . Numa questão geral, é o trabalho maior será tivermos que imprimir ou plotar o desenho, mais isto veremos no final. 6 - Símbolos Especiais Alguns símbolos/caracteres especiais podem ser introduzidos nas edições dos textos executados no AutoCAD através de combinações de teclas. As principais são descritas abaixo: %%C obtém o símbolo de DIÂMETRO (φ); %%D obtém o símbolo de GRAU ( º ); %%P obtém o símbolo de MAIS/MENOS ( ± ); ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 6 7 - Barra Standard 7.1 – NEW (File > New) Cria um novo desenho. No 2004, após aberto o primeiro – se a opção se Start Up (Configurações de Options System – startup), não estiver acionado “Show StartUp dialog box” , ele pedira para abrir um arquivo template acad.dwt – também funciona, mas é melhor a caixa de dialogo tradicional. 7.2 – OPEN (File > Open) Abre um desenho já existente. 7.3 - SAVE (File > Save) Salva o “rascunho” (template) corrente. Se não foi dado um nome ao desenho, o AutoCAD lhe pedirá um nome. Lembrando que o AutoCad salva normalmente com a extensão .DWG e um arquivo .BAK que é arquivo de segurança, caso perda o seu desenho original ou aconteça algo que danifique seu arquivo, voce poce renomear o seu .BAK para .DWG e assim recuperar parte do seu desenho. 7.4 - SAVE AS(File > Save As) Tem a mesma função do comando Save, salvar um desenho. Com a diferença de lhe perguntar o nome do desenho antes de salva-lo. OBS. Esse comando é principalmente utilizado para preservar o desenho já existente e renomeiando com outro nome ou outro local. 7.5 – UNDO Desfaz o último comando, para alguns comandos serve para desfazer a seleção, para o comando line especificamente dentro de seu comando ativo desfaz o último segmento de reta sucessivamente. 7.6 - REDO - Refaz apenas o último comando desfeito pelo comando “UNDO”. 7.7 - PLOT (File > Plot ) Plot (ou print ) Envia o desenho para que seja impresso em uma impressora gráfica ou plotter (impressora de grande porte), A opção de impressão será detalhada mais adiante. 7.8 - PLOT PREVIEW (File > Plot Preview) Mostra como o desenho será visto quando impresso ou plotado. 7.9 - PUBLISH (File > Publish ) Permite gerar arquivos em formato próprio para utilização em páginas de Internet. 7.10- (CUTCLIP – COPYCLIP – PASTECLIP) Permite como no formato tradicional do Windows Recortar – Copiar - Colar enviando para a área de transferência ou Recuperando. 7.11- EXIT (File<Exit AutoCAD) DISCARD CHANGES – Abandona a tela gráfica e não grava as últimas alterações feitas no desenho. SAVE CHANGES – Grava o desenho no disco e abandona a tela gráfica. 8 - LINE Acesso – Draw > Line Modo Simplificado: L (via Teclado) Formato: Command: LINE <ENTER> LINE Specify first point: P1 (Clique com botão esquerdo um ponto na tela) Specify next point or [Undo]:P2 Specify next point or [Undo]: Para Confirmar a linha Tecle <ENTER> Funções Botão direito (Caixa Flutuante): ENTER: Confirma o desenho. CANCEL: Cancela o Comando CLOSE: -Fecha um polígono unindo o último ao primeiro segmento. ( C, via Teclado ou acionando a caixa flutuante com o botão direito do mouse e selecionando a opção) UNDO:- Desfaz o último segmento desenhado ( U, via Teclado ou acionando a caixa flutuante com o botão direito do mouse e selecionando a opção) PAN e ZOOM: Chama o comando PAN e ZOOM, para manipulação do desenho. CONTINUE: Para começar uma nova linha no último ponto dado, responda com um <ENTER> a pergunta “from point.. 9 - ERASE Acesso – Draw > ERASE Modo Simplificado: E (via Teclado) Command: Erase Select objects: Use um método de seleção de objeto <ENTER> OBS: Após a realização da seleção, é necessário teclar <ENTER> para que possa alterar para o próximo estágio do comando. Nota: A remoção de entidades no desenho são também realizadas através da tecla DEL, clicando em cima das entidades sem comando ficando acesso os “GRIPS” (normalmente quadradinhos azuis) e confirmando com o <ENTER>. Pode-se tirar os “grips" clicando ESC duas vezes. Os Grips são ferramentas muito utéis, mas tarde veremos que podemos usar como forma de atalhos para muitos comandos do AutoCAD. P1 P2 ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 7 10 - Critérios de Seleção Quando se executa um determinado comando, e precisamos selecionar um objeto podemos: Por Default o cursor troca para forma de um quadradinho (Pick Box), e a expressão ‘Select Objects..’ é exibida na Barra de Comando. Neste momento podemos selecionar entidades uma a uma os objetos a serem trabalhados. Windows - Captura entidades que estão contidas inteiramente dentro de uma janela de seleção, que você clique fora do objeto e enquadrando- ( da esquerda para direita) Windows Crossing – Captura entidades que estão contidas dentro da janela ou que cruzarem a linha tracejada de uma janela. (da direita para a esquerda). Fence (f)- Captura entidades por uma linha imaginária. Após o Select Object - digite um “F” First fence point:P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3 Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: <ENTER> Para confirmar seleção Cpolygon (cp) - Captura através de um polígono imaginário o que contiver dentro dele ou que cruzarem. Após o Select Object - digite um “CP” First fence point:P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3 Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: <ENTER> Para confirmar seleção Wpolygon (wp) - Captura através de um polígono imaginário o que contiver dentro dele. Após o Select Object - digite um “WP” First fence point:P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3 Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: <ENTER> Para confirmar seleção Outros: All - Seleciona todas as entidades em tela gráfica. Last (L): Seleciona a última entidade desenhada, atualmente visível. Previous (P): Seleciona o último grupo de entidades selecionadas por um comando de edição. Remove: Permite remover entidades selecionadas do comando em ação ou Clique novamente a entidade selecionada por engano com a tecla Shift pressionada. ADD: Retorna ao modo de seleção normal após a utilização do Remove. 11 - COORDENADAS Quando precisamos construir um desenho com dimensões exatas no AutoCAD, necessitamos orientar esta construção fornecendo dados de sentido e valores pelo mouse ou digitado através do teclado. É o que chamamos de entradas de coordenadas. Mesmo hoje com varias atualizações do AutoCAD, com algumas outras funções de facilitação de entradas de dados, o entendimento das coordenadas é crucial para o posicionamento e um bom desempenho na execução dos desenhos. Estas coordenadas podem ser absolutas ou relativas. IMPORTANTE: - A virgula SÓ separa os pontos coordenados( X , Y) – em qualquer situação dentro do AutoCAD e o ponto separa números “quebrados” (mantissa), (por uma condição americana) EX. 54.87 – 12.14 – 34.69 etc. - A orientação X sempre será na horizontal –para direita valores positivos (+) - para esquerda valores negativos(-). - A orientação Y sempre será na vertical - para cima – valores positivos (+) - para baixo valores negativos( -). Os pares ordenados sempre X e o primeiro termo e Y sempre é o segundo. (X,Y) NOTA: A configuração sempre será pela orientação ao lado seguindo os quadradantes do plano cartesiano. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 10 11.3 - Coordenadas Polares A coordenada relativa polar necessita do comprimento L (distância) e a abertura angulo medido entre o eixo 0(zero) e a linha na qual pretende realizar. Command: L LINE Specify first point: P1 P2 -Specify next point or [Undo]: @20<315 P3 -Specify next point or [Undo]: @25<0 P4 -Specify next point or [Close/Undo]: @10<300 P5 -Specify next point or [Close/Undo]: @10<240 P6 -Specify next point or [Close/Undo]: @25<180 P7 -Specify next point or [Close/Undo]: @20<225 P8 -Specify next point or [Close/Undo]: @20<90 P9 - Specify next point or [Close/Undo]: @4<0 P10 -Specify next point or [Close/Undo]: @5.6<90 P11 -Specify next point or [Close/Undo]: @4<180 P12 -Specify next point or [Close/Undo]: close Command: L LINE Specify first point:P1 P2 -Specify next point or [Undo]: @20<0 P3 -Specify next point or [Undo]: @5<30 P4 -Specify next point or [Close/Undo]: @25<90 P5 -Specify next point or [Close/Undo]: @15<120 P6 -Specify next point or [Close/Undo]: @5<90 P7 -Specify next point or [Close/Undo]: @6.5<0 P8 -Specify next point or [Close/Undo]: @2.5<90 P9 - Specify next point or [Close/Undo]: @6.5<180 P10 -Specify next point or [Close/Undo]: @8.8<60 P11 -Specify next point or [Close/Undo]: @22.46<180 P12 -Specify next point or [Close/Undo]: @8.8<300 P13 -Specify next point or [Close/Undo]: @6.5<180 P14 -Specify next point or [Close/Undo]: @2.5<270 P15 -Specify next point or [Close/Undo]: @6.5<0 P16 -Specify next point or [Close/Undo]: @5<270 P17 -Specify next point or [Close/Undo]: @15<240 P18 -Specify next point or [Close/Undo]: @25<270 P19 -Specify next point or [Close/Undo]: @5<330 Specify next point or [Close/Undo]:<ENTER> ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 11 11.4 - Coordenadas Automáticas ortogonais Este comando é usando empurrando o mouse para o lado que se quer construir a linha vertical ou horizontal, sendo que o ORTHO deve estar acionado.( teclando em F8 ou clicando duas vezes no botão ORTHO na barra de status. Quanto às diagonais devem ser dadas coordenadas relativas ou polares. Lembrando também que a execução das diagonais devem ser digitadas normalmente ou atraves das coordenadas relativas ou polares dependendo dos dados que tenha. Command : LINE From point: P1 (Ponto Qualquer)< ENTER> To point: 30 → <ENTER > To point:10↑ < ENTER > To point: 10 ← < ENTER > To point: 20 ↑ < ENTER > To point:@-10,20 <ENTER > To point:@-10,-20 <ENTER > To point: 20 ↓ < ENTER > To point: 10 ← < ENTER > To point: 10 ↓ < ENTER > To point: <ENTER>finalizando ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 12 11.5 - Coordenadas Automáticas Polares Quando você move seu cursor, caminhos de alinhamento e Tooltips são exibidos quando você move o cursor perto ângulos polares. O Default busca medição está 90 graus, pode adicionar outros ângulos usando a caixa de diálogo Use o caminho de alinhamento (linha pontilhada) e Tooltip (indicação do ângulo referente) para desenhar a sua linha inserindo uma medida no teclado. Podemos também pode usar Osnap Polar com Interseção o encontro traçado pelo caminho de alinhamento polar entre projeção de outra linha. Podemos ver mais claramente esse comando, na construção dos blocos isométricos que se segue abaixo na qual descreve como isso funciona. 11.6 - TUTORIAL COORDENADAS AUTOMÁTICAS POLARES e uso Projeções Isométricas : Com a introdução das coordenadas automaticas polares, se torna muito fácil criar peças isométricas, para isso temos que configurar a caixa settings conforme ao lado: 1) Clique o botão direito do mouse em cima da palavra POLAR na barra de Status. 2) Em Increment angle – Clique na “setinha” caixa selecione o ângulo de 30º. 3) Mantenha como esta ao lado a seleção Track all polar angle para que todos ângulos complementares de 30º sejam mostrados em sua projeção. 4) Mantenha também a opção Abolute para a partir de cada ponto mostre o ângulo absoluto. OBS: Note que a execução se tornou muito fácil, mas no caso da nossa estrela os todos ângulos são complementares de 30º - Se houvesse outros ângulos ou ângulos quebrados era mais fácil adicionar por coordenadas polares do que ir na caixa drafting settings e confirar o ângulo presumindo os seus complementares. O Conhecimento das coordenadas polares é imprensidivel, como também a interpretação do desenho, um pouco de trigometria são necessários para uma rapidez de execução do nosso projeto. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 15 12 - RECTANGLE Acesso – DRAW > Rectangle Modo Simplificado: REC (via Teclado) Define um retângulo. É definido por dois cantos, formado pela sua diagonal. Acionando o Comando RECTANGLE: 1 – Inicialmente o comando pede um ponto, que pode ser aleatório ou um ponto determinado. 2 – A partir desse ponto podemos gerar um retângulo por uma diagonal imaginária, onde podemos clicar um ponto para gerar um retângulo aleatório ou inserir uma coordenada relativa (@X,Y) respectivamente a sua largura em X e a sua altura em Y. Formato: Command: Rectangle (REC) Specify first corner point or (Chamfer,Elevetion, Fillet,Thikeness,Width: P1 (Ponto qualquer) Specify other corner point or [Dimensions*]: Especifique o outro “canto” EX. @40,20 Funções Botão direito (Caixa Flutuante): CHAMFER –Opção de chanfrar todos os canto do retângulo com medidas definidas ELEVATION- Opção p/ 3D de criação de retângulo elevado a uma medida ao plano 0(zero) . FILLET- opção de arredondar todos os cantos definido por um raio. THIKENESS- Opção p/ 3D Específica uma “extrusão” das paredes do retângulo. WIDTH- opção de definir espessuras de linhas de seu retângulo. PAN e ZOOM: Chama o comando PAN e ZOOM, para manipulação do desenho. Opção* [Dimension] : Está opção você pode criar um retângulo sem a necessidade de coordenadas, inserindo as dimensões laterais e indicando com o mouse o lado que se quer fixa-lo. 13 - CIRCLE Acesso – DRAW > Circle Modo Simplificado: C (via Teclado) Acionando o Comando CIRCLE: 1 – Inicialmente acionado o comando pede-se um ponto que é o centro do circulo, que pode ser aleatório ou um centro determinado. (Se caso querer criar um circulo por uma outra opção abaixo, acione a caixa flutuante e selecione a opção). 2 – Agora é somente digitar o valor do nosso raio do nosso circulo. Funções Botão direito (Caixa Flutuante): 3P – Desenha círculo através de 3 pontos 2P – Desenha círculo através de 2 pontos TTR – Desenha círculo tangente a dois objetos selecionados e a especificação do raio. R- Desenha um círculo através de seu raio. D – Desenha um círculo, através de seu diâmetro. PAN e ZOOM: Chama o comando PAN e ZOOM, para manipulação do desenho. Formato pelo Raio : Command:Circle (R) CIRCLE Specify center point for circle or(3P/2P/Ttr): P1 Specify RADIUS for circle or (diameter)>: 20 NOTA:Acionado o comando CIRCLE - a partir de um ponto clicado (P1) ele sempre pedirá inicialmente o valor do RAIO. Formato pelo Diametro: Command:Circle ( D) Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]: P1 Specify radius of circle or [Diameter]: D Specify diameter of circle: 40 NOTA:Acionado o comando CIRCLE – Clicamos o botão direito do mouse e acionamos o Comando DIAMETER. Formato por 2P e 3P: Command:Circle ( 2P) CIRCLE Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]: 2P Specify first end point of circle's diameter:: P1 Specify second end point of circle's diameter: P2 NOTA:Acionado o comando CIRCLE – Clicamos o botão direito do mouse e acionamos a opção 2P, para criar um circulo por 2 pontos. OBS:O mesmo temos com a opção 3P, criamos um circulo por 3 pontos clicados. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 16 Formato por TTR: Command:Circle ( TTR ) Specify point on object for first tangent of circle: P1 Specify point on object for second tangent of circle: P2 Specify radius of circle : 30 NOTA:Acionado o comando CIRCLE- Acionamos o botão direito, selecionamos a opção TTr – Tangente, Tangente e inserção do valor para um raio de concordância. 18 - POLYGON Acesso – DRAW> Polygon Modo Simplificado: pol (via Teclado) A partir do acionamento do Comando POLYGON: 1 –Inicialmente entrar com o número de lados do nosso polígono, como “default” ele oferece o número [4] quatro lados, defina quantos lados deseja e clique <ENTER> 2 – Escolhido o nº de lados, ele pedirá um ponto que será por default o centro do poligono, difina o ponto e clique <ENTER> para continuar o comando. 3 – Na sequencia ele pedirá para executar o poligono através da opção Inscribed <I> confirme com <ENTER>, ou acione a caixa flutuante e selecione a opção Circumscribed <C>. 4 – Para finalizar ele pedirá um valor que se refere há raio imaginário com referencia a sua opção anterior. CIRCUMSCRIBED – Desenha o polígono definindo seu centro e raio, o polígono é desenhado tangenciando externamente a circunferência imaginária. INSCRIBED – Desenha o polígono definindo seu centro e um raio, o polígono é desenhado tangenciando internamente a circunferência imaginária EDGE – Desenha polígono a partir de uma lado. Command: POLYGON Enter number of sides <4>: (número de lados)3 Specify center of polygon or [Edge]: Enter an option [Inscribed in circle/Circumscribed about circle] <I>: I Specify radius of circle: (raio imaginário)20 Command: POLYGON Enter number of sides <4>: (número de lados)3 Specify center of polygon or [Edge]: Enter an option [Inscribed in circle/Circumscribed about circle] <I>: C Specify radius of circle: (número de lados)20 Command: POLYGON Enter number of sides <6>:6 Specify center of polygon or [Edge]: E Specify first endpoint of edge: Specify second endpoint of edge: 20 14 - FILLET Acesso – MODIFY > Fillet Modo Simplificado: F (via Teclado) A partir do acinamento do Comand o FILLET: 1 – Inicalmente é necessário entrar com o valor do RAIO que desejamos arredondar o vértice, para isso acionamos a caixa flutuante (botão direito do mouse) e selecionamos a opção RADIUS e assim definir o valor do Raio e Clicar <ENTER> para a sua seqüência. 2- Agora é somente clicar um lado do vértice e seqüencialmente clicar no outro lado do vértice. Opções do Comando: TRIM – Mantém ou não os cantos vivos originais, conforme o usuário opte por “TRIM” (opção Default) ou “No Trim”. POLYLINE – A partir de seu objeto ser uma polyline – especificando a opção todos os cantos são arredondados. Command: Current settings: Mode = TRIM, Radius = 0.0000 Select first object or [Polyline/Radius/Trim]: <Opção Radius> <ENTER> Enter fillet radius <0.000>: Definimos o valor do raio 5 <ENTER> Polyline/Radius/Trim/<select first object>:P1 Select second object:P2<ENTER> ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 17 15 - CHAMFER Acesso – MODIFY > Chamfer Modo Simplificado: cha (via Teclado) A partir do acionamento do Comand o CHAMFER: 1 – Bem parecido com a seqüência do Fillet - Inicialmente é necessário entrar com o valor das distancias que desejamos chanfrar vértice, para isso acionamos a caixa flutuante e selecionamos a opção DISTANCE e assim definir o valor das Distancia e Clicar <ENTER> , se caso voce tenha uma distancia e um ângulo, acione a Opção ANGLE – defina primeiro o comprimento e o ângulo referente, para a sua seqüência. 2- Agora é somente clicar um lado do vértice respectivamente o 1º clique pela definição da 1º distancia e 2º clique para a 2º distancia, isto serve para lados diferentes, para casos de lados iguais, que é o mais comum não importa o 1º clique. Command: CHAMFER (TRIM mode) Current chamfer Dist1 = 0.0000, Dist2 = 0.0000 Select first line or [Polyline/Distance/Angle/Trim/Method]: D <ENTER> : Enter first chamfer distance:Definimos 5 <ENTER> Enter second chamfer distance: Definimos o outro lado igual 5 <ENTER> Polyline/Distance/Angle/Trim/Method/<select first line:P1 Select second line:P2 Opções do Comando: METHOD – Especifica se o comando exibirá duas distancias de Chanfro ou uma distancia e um angulo. ANGLE – Permite ao usuário configurar o chanfro especificando angulo e o comprimento da linha de chanfro. DISTANCE – O usuário especifica as distancias correspondentes à projeção da linha de chanfro em X e Y. TRIM – Mantém ou não os cantos vivos originais, conforme o usuário opte por “Trim” ou “No Trim”. Observação: Nas polylines o Arredondamento e o Chanfro são feitos automaticamente em todos os cantos, exceto canto que eventualmente não estiver fechado. 16 - TRIM Acesso – MODIFY > Trim Modo Simplificado: TR (via Teclado) O TRIM uma das ferramentas muito utilizada no AutoCAD e onde recortamos e aparamos os objetos. A partir do acionamento do Comando TRIM: 1 –Inicialmente é Pedido para Selecionarmos o objeto a ser usado como linha de corte ou limite, que deverá obrigatoriamente ter uma intersecção ou estar cruzando o que irá ser cortado, clicamos <ENTER> a continuar. 2 – A partir da escolha de nossa linha de corte, selecionamos o que queremos recortar. <ENTER> para finalizar. Command: TRIM Current settings: Projection=UCS, Edge=Extend Select cutting edges ... Select objects: P1 e P2<ENTER> Select objects: 2 found Select object to trim or shift-select to extend or [Project/ Edge/ Undo]: : (Selecione objetos a serem cortados). P1 e P2<ENTER> Select object to trim or shift-select to extend or [Project/Edge/ Undo]: para finalizar <ENTER> Opções do Comando: PROJECT – O usuário escolhe o plano de projeção para o corte da entidade, no caso de trabalho em 3D. EDGE – Determina se a entidade será cortada ou não , no casode corte com base em um prolongamento imaginário de outra entidade. UNDO – Desfaz os cortes feitos, individualmente e remissavam/ NOTA: A opção (shift-select to extend or) podemos alterar a situação de TRIM para o Comando EXTEND presionando a tecla Shift ao selecionar o objeto. EXTEND Acesso – MODIFY > Extend Teclado: EX (atalho) A partir do acionamento do Comando EXTEND: Inicialmente é Pedido para Selecionarmos o objeto a ser usado como linha limite ou de referência (linha ou objeto até onde queremos estender), clicamos <ENTER> a continuar. Escolhendo nossa referencia, selecionamos clicamos nos objetos que queremos estender até está referencia, <ENTER> para finalizar. Opções do Comando: FENCE – Oferece a opção de um corte por linha imaginária. CROSSING – Oferece a opção de seleção por uma janela crossing. PROJECT – O usuário escolhe o plano de projeção para o corte da entidade, no caso de trabalho em 3D. EDGE – Determina se a entidade será cortada ou não , no caso de corte com base em um prolongamento imaginário de outra entidade. UNDO – Desfaz os cortes feitos, individualmente e remissavamente. NOTA: Tabém temos a opção (shift-select to extend or) podemos alterar a situação de EXTEND para o Comando TRIM pressionando a tecla Shift ao selecionar o objeto. Dica: A casos para execução rápida acionado o comando e cliclamos um <ENTER> que selecionará todo o desenho, agora só clicamos o que vamos estender. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 20 1- Construindo um objeto com comando LINE utilizando o Snap,Polar,Otrack : Command: LINE Specify first point: P1(Clique um ponto qualquer) Specify next point or [Undo]: <Polar on> (empurre p/ 60º) digite 50 <ENTER> Specify next point or [Undo]: (empurre p/ 120º) digite 50 <ENTER> Specify next point or [Close/Undo]: (empurre p/ 240º) digite 50 <ENTER> Specify next point or [Close/Undo]:(empurre p/ 300º) digite 50 <ENTER> ou Close ou usamos o ENDpoint para finalizar. 2 -Inserindo um círculo no centro de nossa peça . Acionamos o comando CIRCLE: Só passemos o mouse no ponto P1 SEM Clicar com o mouse , veja que fez uma cruz acendendo o ENDpoint. NOTA: Os Comandos da Barra de Status, POLAR, OSNAP, OTRACK devem estar acionados. Neste nosso caso o ENDpoint deverá também estar Ativo. Leve e passe o mouse no ponto acima e arraste até o meio. NOTA: Até o momento não foi clicado nenhum ponto somente passando o mouse nos pontos. Evite passar o mouse em outros pontos para não marcar os pontos de referência. Se caso acontecer, passe o mouse novamentepara desmarcar. Quando acender os dois ENDpoint, pode clicar que este é o centro da peça. Digite o Valor do Raio primeiro Circulo (No nosso caso 10) 3 -Inserindo um Segundo círculo no centro de nossa peça. Acionamos o comando CIRCLE Command: CIRCLE Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr ( tan tan radius)]: (Acione o Snap Center e Clique o centro do 1º Círculo) Specify radius of circle or [Diameter]: 15 4 -Inserindo a furação em nossa peça. Acionamos o comando CIRCLE: Command: CIRCLE Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]:passe o mouse no centro do circulo (sem clicar) Empurre para cima e digite o valor 25 <ENTER> correspondente a distancia do furo em relação ao centro. Specify radius of circle or [Diameter]: 2.5 é o valor do raio referente.Faça a mesma coisa para a furação da parte de baixo. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 21 5 -Arrendondando os cantos: Acionamos o comando FILLET: Command:FILLET Current settings: Mode = TRIM, Radius = 0.0000 Select first object or [Polyline /Radius/Trim/mUltiple]: R Specify fillet radius <0.0000>: 2.5 Select first object or [Polyline /Radius/Trim/mUltiple]:P1 Select second object:P2 Command: FILLET Current settings: Mode = TRIM, Radius = 2.5000 Select first object or Polyline /Radius/Trim/mUltiple]: R Specify fillet radius <2.5000>: 10 Select first object or [Polyline/Radius/Trim/mUltiple ]:P3 Select second object:P4 6 – Vamos criar a projeção do tombamento da nossa peça: - Lembramos que para utilização das projeções precisamos dos botões POLAR, OSNAP e OTRACK . Leve e passe o mouse no ponto acima acione o MIDpoint (Sem Clicar) e arraste uma até certa distancia qualquer ou uma distancia determinada, vamos pela segunda opção digitamos 50 e definimos o ponto P1. Leve e passe o mouse no ponto abaixo acione o MIDpoint e arraste até cruzar com a projeção do ponto P1, gerando a ortogonal clique o ponto P2. Empurre para direita e digite 11 e clique <ENTER> Empurre para cima cruze com ENDpoint, clique para criar o ponto P4. Em seguida Clique o botão direito do mouse acione a opção CLOSE para concluir o perfil lateral da peça. 6 – Façamos agora a projeção dos furos menores: Acione a LINE e passe o mouse sobre o circulo para acender o Osnap Quadrante e arraste até que cruze com Intersection, clique para criar o ponto P1. Em seguida volte até que cruze com Intersection Clique o ponto P2 para finalizar a linha <ENTER>. <ENTER> novamente para acionar a LINE novamente e executamos a mesma coisa que fizemos acima. Em seguida volte também para o termino de nossa linha. Podemos Também fazer com furo igual abaixo. 7 – Façamos a projeção da furação do meio de nossa peça. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 22 Acione a LINE e passe o mouse sobre o circulo para acender o Osnap Quadrante e arraste até que cruze com Intersection, clique para criar o ponto P1. Em seguida volte na mesma direção e digite 5 (PONTO P2). Levamos o o mouse sobre o circulo para acender o Osnap Quadrante e e arraste até que cruze com projeção do ponto P2,clique para criar o ponto P3. Em seguida empurre para direita, até a Intersection na face da peça, e clique para finalizar essa projeção. <ENTER> para finalizar. Podemos fazer a projeção do outro furo do centro de nossa peça. 8 – Após finalizar a projeção dos furos, podemos criar linhas que irão servir de linhas de centro e simetria. Acionamos Line passamos o mouse no centro de nossa peça, acendendo o snap Center empurramos para cima da peça e clicamos um ponto acima para iniciar a linha que será a nossa linha de centro e levamos para a parte inferior e definimos a nossa primeira linha de centro. Procedemos da mesma forma para a criação das outras linhas. 9 – Mudando as cores da linhas → Para carregar os tipos de linhas, caixa (Bylayer) do meio: 1 - clique em OTHER e na Seqüência 2 - Clique em LOAD para caixa de linhas e escolhas os tipos de linhas que deseja carregar. Podendo selecionar os tipos com ajuda CTRL para alternadas ou SHIFT para um grupo. E para confirmar clique OK. Selecionamos desde Dasdot até Dashedx2. e cliclamos OK para o nosso carregamento de nossas linhas. Agora selecionamos nossa linha vermelha com grips, e vamos agora no nosso Bylayer linha e selecionamos O tipo de linha que será na nossa linha de centro, selecionamos Dasdot2. Vamos definir uma cor para nossa linha que servirá como de linha de centro. Nota: Escolhemos uma cor para a nossa linha por que as cores definiram a espessura de nossa linha na hora de imprimir. (Podemos definir também line weight, mas para melhor visualização façamos pela cor). Selecionamos a nossa linha e clicamos sem comando, está seleção e feita pelos grips, (São quadradinhos azuis na nossa linha,mas adiante falaremos sobre as suas funções) agora na barra Properties cliclamos o Bylayer cor e definimos uma cor. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 25 19 - ZOOM Acesso – View > ZOMM Modo Simplificado: Z (via Teclado) PAN –Permite arrastar a tela de visualização sobre o desenho, sem modificar a magnitude de visualização em tempo real com o auxilio do mouse. O comando pede dois pontos para o movimento da tela. Realtime - Permite modificar a magnitude, aumentando ou diminuindo dinamicamente a visualização em tempo real com o auxilio do mouse.(Acione o Comando e clique na tela segurando o botão esquerdo arrastando para cima e para baixo respectivamente). Window – Mostra a imagem definida por uma janela indicada pelos pontos de sua diagonal. Aciona as outras Opções do Comando Zoom. Dynamic - Faz um controle de visualização dinâmica sobre o desenho, permitindo aproximar ou afastar de um local do desenho. Dentro do comando um quadro aparece inicialmente, representando a área do zoom anterior. Com o botão de pick do mouse o X do quadrado muda para uma seta , permitindo aumentar (afastar do desenho) ou diminuir (aproximar do desenho) a área de Zoom. Move-se o quadrado sobre a área que deseja visualizar e completa o comando com <Enter>. A linha tracejada verde representa o limite do desenho, e se o quadrado com X sair desta área, aparece uma ampulheta , que significa que o comando vai forçar uma regeneração no desenho. Previous – Retorna a imagem anterior do último comando Zoom. Scale - Multiplica a tela atual por uma nova relação de zoom. Ex: Zoom 2x aumenta a tela atual 2 vezes. - zoom .3x reduz a tela para 30% da tela atual. zoom 2 aumenta 2 vezes a tela em relação a tela definida pelo Limits. Center -Permite fixar um ponto e aplicar o zoom sobre este ponto. In - Permite aproximar do desenho (fator de escala 2). Out –Permite afastar do desenho (fator de escala 0.5). All - Visualiza todo o desenho mais o limite definido pelo comando Limits. Extend - Mostra a extensão máxima que o desenho pode ocupar na tela. Corte -CD (Corte - AB' 70 179 294 º 135 Corte - AA 224 324 -Folha. 26 EEL USP ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA Da 084 || » 9160 36,5 & 2 9210 é * L 8227 el 16 r35 ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA — EEL USP -Folha. 27 ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 30 23 - MOVE Acesso – MODIFY> Move Modo Simplificado: M (via Teclado) A partir do acionamento do Comando Move: 1 –Inicialmente precisamos Selecionar o objeto que queremos mover, selecionamos por Pick, window, etc. e <Enter> 2 – A partir de selecionado nosso objeto, é solicitado um ponto de referência para o arrasto do objeto, se precisamos um ponto de precisão usamos o Osnap para exatidão de captura e confirmamos com <Enter> 3 – Após a escolha do ponto do arrasto é solicitado o outro ponto de fixação, que também poderá ser clicado com ou sem precisão, <Enter>para confirmar a movimentação Formato: Command: Move Select objects: (Selecione objetos) <ENTER> Select objects: Specify base point or displacement: P1 Specify second point of displacement or <use first point as displacement : P2 24 - COPY Acesso – MODIFY> Copy Modo Simplificado: CO ou CP (via Teclado) A partir do acionamento do Comando Copy: Segue da mesma forma que o comando Move → Seleção do Objeto → Ponto de Arrasto → Ponto de Fixação. As mudanças entre um comando e outro e que Comando Move desloca o nosso objeto e Comando Copy cria uma cópia identica e no comando Copy tem uma opção de criar multiplas cópias a partir da seleção do objeto. Command: COPY Select objects: 1 found Select objects: Specify base point or displacement, or [Multiple]: Specify second point of displacement or <use first point as displacement>:( segundo ponto ou deslocamento)Multiple ou M: permite a geração de cópias múltiplas até que se digite a tecla <ENTER>. 25 - MIRROR Acesso – MODIFY> Mirror Modo Simplificado: MI (via Teclado) A partir do acionamento do Comando Mirror: 1 – Inicialmente temos que selecionar o objeto a ser espelhado, confirmamos <Enter> para seqüência. 2 – Agora é solicitado o um ponto que será a mediana do nosso objeto, <Enter> 3 – Pede-se o segundo ponto que poderá ser um ponto determinado ou um ponto qualquer desde que esteja ligado o Ortho [F8] ou Polar [F10]. 4 – A partir do segundo clique, é perguntado se queremos deletar o objeto de origem e manter somente o seu espelho <Y> ou <Enter> que como default diz para não deletar o objeto de origem. Commmand: MIRROR Select objects: 1 found Selecionamos nosso objeto <ENTER> Specify first point of mirror line: : (primeiro ponto da linha de espelhamento) P1 Specify second point of mirror line: (segundo ponto da linha de espelhamento) P2<Ortho on>ou <Polar on> Delete source objects? [Yes/No] <N>:<ENTER>(deleta o objeto gerador do mirror ( sim ou não) 26 - ROTATE Acesso – MODIFY> Rotate Modo Simplificado: RO (via Teclado) A partir do acionamento do Comando Rotate: 1 – Inicialmente temos que selecionar o objeto a ser rotacionado, confirmamos <Enter> para seqüência. 2 – Agora é solicitado o um ponto que será o ponto central de rotação do nosso objeto, <Enter> 3 – Nesse momento podemos perceber que “girando” o mouse, a nossa seleção do objeto gira junto e Pede-se para definir o ângulo que rotacionará o nosso objeto seguindo a orientação anti-horário ou ponto para fixar a inclinação. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 31 Command:ROTATE Current positive angle in UCS: ANGDIR=counterclockwise ANGBASE=0 Select objects: 1 found Select objects: Specify base point: P1 Specify rotation angle or [Reference]: 30 ( digite o angulo em seguida <ENTER>) A opção Reference permite selecionar um angulo de referencia pelo Valor ou por dois pontos. Command: ROtate Current positive angle in UCS: ANGDIR=counterclockwise ANGBASE=0.00 Select objects: Specify opposite corner: 7 found Select objects: Specify base point: P1 Specify rotation angle or [Reference]: R Specify the reference angle <0.00>: P2 (se entrar com o valor do angulo poderá definir a subtração ou adição do angulo pelo seus sinais respectivos) Specify second point: P3 Specify the new angle: 45 28 - OFFSET Acesso – MODIFY> Offset Modo Simplificado: O (via Teclado) A partir do acionamento do Comando Offset: 1 – Inicialmente é necessário entrar com o valor a distância para a cópia paralela do nosso objeto <Enter> 2 – Agora podemos selecionar a linha ou objeto que queremos gerar sua cópia paralela <Enter> 3 – Na seqüência é solicitado que clicamos na nossa tela gráfica o lado (direita, esquerda – acima, abaixo) que queremos a cópia, o comando se mantêm ativo, gerando cópias até das próprias cópias até confirmamos com <Enter> para a sua finalização. Nota: O comando em Polylines (Retângulos, círculos, elipse, etc.) geramos formas concêntricas, com a distancia definida inicialmente no comando. Command: OFFSET Specify offset distance or [Through] <0.0000>:(distância) 5 Select object to offset or <exit>:(selecione o objeto para offset)P1 Specify point on side to offset:>: (lado para offset) P2 Select object to offset or <exit>:(selecione o objeto para offset)P3 Specify point on side to offset:>: (lado para offset) P4 Select object to offset or <exit>:(selecione o objeto para offset)P5 Specify point on side to offset:>: (lado para offset) P6 Select object to offset:Confirme <ENTER> para finalizar o comando. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 32 Tutorial Criando o 1º Retangulo: Command: _rectang Specify first corner point or [Chamfer/Elevation/Fillet/Thickness/Width]:P1 Specify other corner point or [Dimensions]: @100,75 Criando o 2º Retangulo: Command: RECTANG Specify first corner point or [Chamfer/Elevation/Fillet/Thickness/Width]:P2 Specify other corner point or [Dimensions]: @20,20 Fazendo uma cópia do 2º Retângulo: Command: _copy Select objects: 1 found (Selecione clicando o ponto P1)<ENTER> Specify base point or displacement, or [Multiple]:P2<ENTER> Specify second point of displacement or <use first point as displacement>: P3<ENTER> Vamos Rotacionar a nossa Cópia: Command: _rotate Current positive angle in UCS: ANGDIR=counterclockwise ANGBASE=0 Select objects: Specify opposite corner: 1 found (Selecione clicando o ponto P1)<ENTER> Specify base point:(clicamos um ponto que servirá de base para a Rotação P2)<ENTER> Specify rotation angle or [Reference]: 45 Movendo o 2º retangulo para sua posição Command: m MOVE Select objects: Specify opposite corner: 1 found (Selecione clicando o ponto P1)<ENTER> Select Specify base point or displacement: (Passe o mouse sobre P’ (não clique) Fará uma marca de cruz no ponto), leve o mouse para o ponto P’’, traga o mouse para o centro da peça até cruzar a linhas ortogonais de polar, acendeu os dois é o nosso centro clique o ponto P2. Specify second point of displacement or <use first point as displacement>: Leve o mouse até o MIDpoint conforme a figura ao lado e clique ponto P3. Fazendo uma Cópia para o outro lado Command: cp COPY Select objects: 1 found(Selecione clicando o ponto P1) <ENTER> Specify base point or displacement, or [Multiple]: MIDpoint P2 Specify second point of displacement or <use first point as displacement>: MIDpoint P3 Vamos cortar as pontas dos retangulos Command: tr TRIM Current settings: Projection=UCS, Edge=Extend Select cutting edges ... Select objects: Specify opposite corner: 1 found (Selecionamos a nossa linha de corte que será nosso retangulo maior clicamos como o ponto P1)<ENTER> Select object to trim or shift-select to extend or [Project/Edge/Undo]: Para cortar o queremos clicamos como o ponto P2 e P3 <ENTER> ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 35 Agora criamos um retângulo de 6x5. Da mesma forma que começamos, criamos um retângulo para movermos para a sua posição final. Copiamos para outro lado respectivo. Logo após uma outra cópia nos rotacionamos para completar o desenho e usando o Comando Trim para fazer os cortes necessários. 1)Command: _rectang Specify first corner point or [Chamfer/Elevation/Fillet/Thickness/Width]: Specify other corner point or [Dimensions]: @6,5 2)Command: MOVE Select objects: 1 found P1<ENTER> Specify base point or displacement: MIDpoint P2 Specify second point of displacement or <use first point as displacement>:MIDpoint P3 3)Command: COPY Select objects: 1 found P1<ENTER> Specify base point or displacement, or [Multiple]:MIDpoint P2 Specify second point of displacement or <use first point as displacement>:MIDpoint P3 4)Command: ROTATE Current positive angle in UCS: ANGDIR=counterclockwise ANGBASE=0 Select objects: Specify opposite corner: 1 found P1<ENTER> Specify base point:P2 Specify rotation angle or [Reference]: 90 5) Repetimos os passos 2 e 3 para mover e copiar para ficar como a figura seguinte. 6) Cortamos as partes que internas com o TRIM. Command:TRIM Current settings: Projection=UCS, Edge=Extend Select cutting edges ... Select objects: Specify opposite corner:<ENTER>( Com essa resposta o comando Trim todo desenho selecionado.) Select object to trim or shift-select to extend or [Project/Edge/Undo]: Agora é so cliclar onde temos que cortar, neste nosso caso especifico que se trata de retângulos, temos que clicar duas vezes para o vão seja aberto. Para finalizar nossa peça criamos o arco a esquerda Current Command:ARC (Melhor selecionar pelo caminho - Draw - Arc -Start, End e Radius) Essa opção se consegue mais facilmente analisar o tipo de arco que precisamos. Command: _arc Specify start point of arc or [Center]: ENDpoint P1 (consideramos normalmente a posição anti-horário) Specify second point of arc or [Center/End]: _e Specify end point of arc:ENDpoint P2 Specify center point of arc or [Angle/Direction/Radius]: _r Specify radius of arc: 100 Usamos o Comando Trim para Cortar alinha do Retângulo e finalizamos no desenho. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 36 27 – ARC Acesso – DRAW> ARC Modo Simplificado: A (via Teclado) Para a execução de Arcos com o comando ARC, precisamos identificar os pontos característicos do desenho ou os dados que temos para poder trabalhar satisfatoriamente. Lembramos primeiramente que a leitura do AutoCad, esta configurado sempre para a leitura angular anti-horário. Acionado pelo teclado ou pelo icone ele estará pronto para a execução de um arco por 3 pontos. O melhor acesso é pelo menu Pull Down como ao lado, por que voce pode selecionar as suas opções. 3 POINT - Define o arco com 3 pontos de sua circunferência Command: a ARC Specify start point of arc or [Center]:P1 Specify second point of arc or [Center/End]:P2 Specify end point of arc:P3 [Start, Center, End] - Início, centro e fim Command: Arc Command: _arc Specify start point of arc or [Center]: P1 Specify second point of arc or [Center/End]: _c Specify center point of arc: P2 Specify end point of arc or [Angle/chord Length]: P3 [Start, Center, Angulo] - Início, centro e o ângulo relativo. Command: Command: _arc Specify start point of arc or [Center]: P1 Specify second point of arc or [Center/End]: _c Specify center point of arc: P2 Specify end point of arc or [Angle/chord Length]: _a Specify included angle: Valor do Angulo [Start, Center, Length] - Início, centro e o comprimento da Corda Command: Command: _arc Specify start point of arc or [Center]:P1 Specify second point of arc or [Center/End]: _c Specify center point of arc:P2 Specify end point of arc or [Angle/chord Length]: _l Specify length of chord: Comprimento da Corda [Start, End, Direction] - Início, Fim e um ângulo de tangente Command: Command: _arc Specify start point of arc or [Center]: P1 Specify second point of arc or [Center/End]: _e Specify end point of arc:P2 Specify center point of arc or [Angle/Direction/Radius]: _d Specify tangent direction for the start point of arc: Define o Angulo da tangente [Start, End, Radius] - Início, Fim e um raio d concordância Command: Command: _arc Specify start point of arc or [Center]: P1 Specify second point of arc or [Center/End]: _e Specify end point of arc: P2 Specify center point of arc or [Angle/Direction/Radius]: _r Specify radius of arc: Entre com valor do Raio [Start, End, Angle] - Início, Fim e um ângulo de projeção Command: Command: _arc Specify start point of arc or [Center]:P1 Specify second point of arc or [Center/End]: _e Specify end point of arc: P1 Specify center point of arc or [Angle/Direction/Radius]: _a Specify included angle: Ângulo de Inclusão ( Projeção) [Center, Start, End] – Centro, Início e fim Command: Command: _arc Specify start point of arc or [Center]: _c Specify center point of arc: P1 Specify start point of arc: P2 Specify end point of arc or [Angle/chord Length]: P3 ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 37 [Center, Start, Angulo] - Início, centro e o ângulo relativo. Command: Command: _arc Specify start point of arc or [Center]: _c Specify center point of arc: P1 Specify start point of arc: P2 Specify end point of arc or [Angle/chord Length]: _a Specify included angle: Insira o valor do Angulo. [Center, Start, Length] Centro,Início e o comprimento da Corda Command: Command: _arc Specify start point of arc or [Center]: _c Specify center point of arc: P1 Specify start point of arc: P2 Specify end point of arc or [Angle/chord Length]: _a Specify included angle: Comprimento da Corda [Continue] Continua onde parou Command: Command: _arc Specify start point of arc or [Center]: Specify end point of arc: 29 – MATCH Properties Acesso – MODIFY> Match Properties É utilizado para trocar propriedades das entidades ou objetos do desenho, como cor tipo de linha, etc. A partir do acionamento do Comando Match properties: 1 –Inicialmente selecionamos o objeto que servirá de referencia . 2 – Selecionado a nossa referencia o cursor de torna um pincel, e medida que clicamos nas entidades ou objetos automaticamente será atribuídas as propriedades do primeiro objeto, com <Enter> é confirmando o comando e finalizado. 30 - LIST Acesso – TOOLS> Inquiry > List Modo Simplificado: LI (via Teclado) O comando List é uma ferramenta para listar todos os dados sobre determinado objeto ou entidade. Acionamos o comando List: 1- Selecionamos a entidade que desejamos saber os seus dados e referencias de posicinamento no plano WCS, seus dados serão listados na Barra de comando. Command: LIST Select objects: 1 found: P1 CIRCLE Layer: "CONTORNO" center point, X= 4.9374 Y=-120.9738 Z= 0.0000 radius 30.0000 circumference 188.4956 area 2827.4334 P1 31 - DIST Acesso – TOOLS> Inquiry > Dist Modo Simplificado: DI (via Teclado) O comando Dist determina a distancia entre pontos de objetos no desenho e seus pontos relativos ao plano vigente. Formato: Acionamos o comando Dist: 1- Selecionamos os pontos com Osnap, para ter uma precisão e clicamos os pontos da entidade que desejamos “medir”. Command: DIST Specify first point: (primeiro ponto) Specify second point: (segundo ponto) Distance = 117.4319=(distância calculada), Angle in XY Plane = 336=(Angulo do planoXY), Angle from XY Plane = 0=Angulo com o plano XY) Delta X = 106.8758=(valor), Delta Y = -48.6601=(valor), Delta Z = 0.0000=(valor) 32 - AREA Acesso – TOOLS> Inquiry > Area Modo Simplificado: AREA (via Teclado) O comando AREA é uma ferramenta para calcular a Área e o perímetro de figuras em tela gráfica. Se queremos obter o valor de uma determinada área podemos seguir os passos abaixo ou se for uma área fechada podemos acionar o comando e acionar a opção Object e selecionarmos a nossa área como se fosse uma hachura clicando dentro da determinada área. Command:AREA Specify first corner point or [Object/Add/Subtract]: P1 Specify next corner point or press ENTER for total:P2 Specify next corner point or press ENTER for total: P3 Specify next corner point or press ENTER for total: P4 Specify next corner point or press ENTER for total: P5 Area = 3377.9770, Perimeter = 282.9298 ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 40 42- SPLINE Acesso – DRAW > Spline Conjunto de uma ou mais curvas concordantes definidas por uma seqüência de pontos, editadas pela tangente das curvas componentes ou pelos pontos externos. Acionado o comando Spline: Clicando em pontos seqencialmente, o Spline configurará para “curva ideal” em os pontos. Para finalizar o comando temos a clicar 03 <enter>. Formato: Command: _spline Specify first point or [Object]: P1 Specify next point: P2 Specify next point or [Close/Fit tolerance] <start tangent>: P3 Specify next point or [Close/Fit tolerance] <start tangent>: P4 Specify next point or [Close/Fit tolerance] <start tangent>:<enter> Specify start tangent: <enter> Specify end tangent: <enter> P2 P1 P4 P3 43 -TEXT Acesso – DRAW> Text Modo Simplificado: T ou mt (via Teclado) Texto de modo Simples direto na tela gráfica. Texto pela caixa de multi-texto. - Single Text (Draw<Text<Single Line Text) Podemos escrever também com o line single text, mas temos de configurar da formatação de acordo que desejamos pela linha de comando. Acionando o Single text: Command: DTEXT Current text style: "Standard" Text height: 2.5000 Specify start point of text or [Justify/Style]: Define um ponto Specify height <2.5000>: (especifique uma altura de texto) Specify rotation angle of text <0>: (define ou não uma rotação para seu Texto) Enter text: (Escreva o seu texto agora) Enter text: (1 ENTER muda a linha – 2 ENTER finaliza). Command: _mtext Current text style: "Standard" Text height: 2.5 Specify first corner: (Clique um ponto e abra um retangulo) Specify opposite corner or [Height/Justify/Line spacing/Rotation/Style/Width]: (Clique outro ponto e feche o retangulo). Agora pode digitar o seu Texto e editá-lo mais facilmente. 44 -ALIGN Acesso – MODIFY> 3D Operation > Align Modo Simplificado: AL (via Teclado) O comando Align apesar de sua concepção seja para o uso em 3D, e de muita utilidade também em duas dimensões. A partir de seu acionamento vamos indicando os pontos de referencia para uma suposta rotação e deslocamento, para uma nova localização e rotacionada da nossa peça , onde também podemos alterar nessa mesma operação a Escala da peça em referência dos seus pontos. Formato: Command: Align Select objects: (Selecione o objeto a ser movido) Specify first source point:P1 Specify first destination point:P2 Specify second source point:P3 Specify second destination point:P4 Specify third source point or <continue><ENTER> Scale objects based on aligment point <Y/N><N> Y- Sim para ecalonar em relação aos pontos clicados. N - Para manter a escala normal do desenho movido. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 41 45 -SCALE Acesso – MODIFY> Scale Modo Simplificado: SC (via Teclado) Acionado o comando Scale: 1 - Selecionamos o objeto e confirmamos com um <enter>. 2- Temos que definir um ponto, que servirá de referencia para o escalonamento. Na sequencia normal ele pedirá o fator de ampliação (Acima de 1) ou fator de redução (Abaixo de 1), lembrando que o fator 1 e o tamanho original, se digitar 1 ou enter ele se manterá da mesma forma. O Esquema com a opção Reference, segue os mesmos passos acima, até que quando pedir para o valor de escala, acionamos a opção REFERENCE, inserimos um valor de medida que você tem em seu desenho, Ex. 25 - Agora ele pedirá um nova medida podemos Ex. 42. Feito a medida do desenho que tinha 25 unidades se torna com valor 42. NOTA:Essa opção é muito útil quando recebemos um desenho fora de escala (que é um erro grosseiro alterar a escala de um desenho, principalmente para imprimir) e temos uma referencia de uma cota, para podermos voltar o desenho original. Formato: Command: Scale Select Objects:( selecione os objetos) Select Objects: <ENTER> Base point: P1 <Scale ator>/Reference:(Entre com Valor da Escala) Formato com Referencia: Command: Scale Select Objects:( selecione os objetos) Select Objects: <ENTER> Base point:P1 <Scale Fator>/Reference: R<ENTER> Reference lenght:<valor de referencia existente ou dois pontos> New lenght:(novo valor ) 46 - LAYER Acesso – FORMAT> Layers Modo Simplificado: LA (via Teclado) O comando LAYERS é um dos comandos mais interessantes existentes no autoCAD e em outros programas de CAD. Layers são níveis ou camadas, onde podemos fazer o seu gerenciamento que se comportam como se fossem páginas de papel transparente onde podemos ver sua visualização na medida que necessitamos, Além disso, podemos definir as caracteristicas de entidades, que são cor e tipo de linha permitindo impor ao desenho o seu traço, pois cada Layer vamos associar, na plotagem, uma espessura diferente, utilizado para uma melhor criação, manipulação e de entendimento do desenho. LAYERS eo comando do quadro de diálogo que controla tipos ou informações de “ Camadas” para podemos ligarmos ou desligar, congelar,trancar,bloquear a impressão no momento que necessitamos determinados modos de apresentação do desenho. Layer Properties Manager para a criação de layers (camadas). Sepre que possivel dê preferencia, que todo o desenho deve-se ser feito em várias camadas. Cada camada pode ser utilizada por um tipo de informação do desenho, como camada para estrutura, paredes, cotas,tipos e classificação de linhas, símbolos,mobiliário, portas, janelas, detalhes,etc. 47 –BYLAYER / LINETYPE Acesso – FORMAT> Linetype Modo Simplificado: LT (via Teclado) As barras de acesso Bylayer estão normalmente na barra Properties, são de grande utilidade onde podemos configurar as e contornos com a cor, tipos de linha e espessuras. → Selecionamos (com grips) o nosso objeto ou a linha e cliclamos na primeira caixa (Bylayer)selecionamos uma cor para definir a nossa peça. → Para carregar outros tipos de linhas, caixa (Bylayer) do meio: 1 - clique em OTHER e na Seqüência 2 - Clique em LOAD para caixa de linhas e escolhas os tipos de linhas que deseja carregar. Podendo selecionar os tipos com ajuda CTRL para alternadas ou SHIFT para um grupo. E para confirmar clique OK. Podemos mudar linhas já desenhadas, use os Grips e abra a caixa e escolha o novo tipo de linha. → Podemos inserir espessuras, diretamente através da Terceira Caixa (Bylayer), mas só podemos visualizar as espessuras a partir da espessura 0.30, lembrando que na hora de imprimir ou plotar a definição será exata. Para visualizar as espessuras setadas bylayer ou LINEWEIGHT, você precisa acionar o botão LWT(line weight trace) e para imprimir setar no PLOT a opção lineweight para que essa opção seja válida. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 42 40 -GRIPS Acesso – MODIFY> Stretch Modo Simplificado: GR (via Teclado) Grips são aquelas marcas azuis (normalmente)que aparecem no desenho, quando você seleciona um objeto sem Ter ativado nenhum comando. A ferramenta GRIPS é uma espécie de edição de objetos. Através dos GRIPS podem ser ativados os comandos Stretch, Move, Copy, Scale, Mirror e Rotate teclando a barra de espaço após a “seleção quente”. A Seleção quente e quando selecionado por grips, clicamos um dos quadradinhos, a princípio notamos que se mexermos com mouse ele apenas trabalhará com o Stretch, isto é, esticando a linha a partir daquele ponto. Quando teclamos a barra de espaço, ele alterará para os comandos acima citados em função do quadradinho selecionado. Detalhe se caso quiser esticar varias linhas ao mesmo tempo podemos selecionar com SHIFT pressionado e clicando outros pontos quentes, selecionado estes pontos, solte o SHIFT e clique e um dos pontos quentes e arraste aletoriamente ou usando a projeção polar para uma medida exata. 48 –PROPERTIES Acesso – MODIFY > Properties Modo Simplificado CTRL+1 49 –TOOL Palettes Acesso – TOOLS > Tool Palettes Windows Modo Simplificado CTRL+3 Esta paleta de ferramenta permite que os objetos do AutoCAD sejam manipulados com grande facilidade, permitindo fazer mudanças diversas sobre as entidades selecionadas,como: cor, layer, thickness,elevation, posição Por exemplo, pode-se selecionar vários objetos com o grips e então filtrar para o objeto desejado. Se você selecionou vários objetos e deseja modificar apenas os textos, passe a seleção para Text e então no campo apropriado, escolha a alteração que deve ser executada. Este recurso permite criar novas paletas de ferramentas que pode ser adaptada pelo usuário. No Exemplo ao lado, visualiza uma biblioteca de símbolos que foi adicionada à paleta. Para criar a sua própria paleta dos símbolos, podemos copiar um bloco de cor ou hachura e definir as propriedades da forma que desejamos; outro modo para enserir um bloco é abrir a paleta Design Center e arrastar os Símbolos desejados para a sua paleta. 50 –Design Center Acesso – TOOLS > Design Center Modo Simplificado CTRL+2 Esta paleta de ferramenta permite um total controle dos desenhos existentes e o desenho que esta sendo editado, como pegar blocos, layers, textstyle, contido em um desenho que esta no disco rígido ou na internet e inseri-lo no desenho que esta sendo editado. Ou copiar blocos, layer etc de outro desenho aberto. Pode utilizar esta ferramenta para localizar mais rapidamente os seus blocos a serem inseridos. Você pode também criar, por exemplo, um desenho que contenha todos os seus blocos de cozinha e deixar o Design Center explorar o arquivo para retirar os blocos desejados. PONTOS QUENTES & a 4 (segsindp £ or o 8 ! . õ a e 1g 8 > 1 1 1 as "a Oug ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA — EEL USP -Folha. 45 ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 46 ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 47 53 -BLOCKS Acesso – DRAW> Block > Make Modo Simplificado: B (via Teclado) 54 –INSERT Acesso – DRAW> Insert > Block Modo Simplificado: I (via Teclado) Permite agrupar entidades individuais em um bloco na base de dados. Sempre que for necessário a inserção de desenhos repetitivos, ou dentro do proprio desenho ou criando um bloco atraves do comando WBLOCK para a criação de uma biblioteca. Comando Insert pode inserir um bloco construido dentro do desenho ou a partir de uma biblioteca, Lembrando para criar um bloco para biblioteca usaremos WBLOCK Acionamos o comando Block: 1 – Abrirá a caixa de dialogo ao lado. 2- De um nome para o seu bloco. 3 – Clique o botão Select Objects e ele rotarnará para a tela gráfica para selecione o objeto que será o nosso Bloco. 4- Clique o Botão Pick Point para definir o ponto ao qual servirá para a inserção do bloco por esse ponto. Esse formato se refere a um bloco em que voce utilizará, no desenho vigente. Para criação de um bloco que servirá para outros desenhos, temos que criar o bloco através do comando WBLOCK, ele segue quase da mesma forma que a criação do bloco comum, somente voce deverá indicar um local para salvar este bloco. Acionamos o comando Insert: 1- Abrirá a caixa de dialogo abaixo. 2- Se o nosso bloco foi feito recentemente, ele aparecerá na caixa Name ou então pode clicar na seta da caixa e procurar outros blocos. 3- Caso seja um bloco de biblioteca – clique em browse e indique o local, onde esta o bloco procurado. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 50 Note que temos o eixo WCS – avisando que estamos dentro do Model . Agora Acionamos o Comando Zoom e Digitamos 1XP Logo: 1/1000 =1XP é a escala real em nosso papel. Clicamos novamente o botão MODEL na Barra de Status para voltar para PAPER. Se dimensionar ou conferir a medida com o Dist temos a nossa medida com 7 mm. Voltamos para o modo MODEL e Acionamos o comando Zoom e digitamos 2 XP. Temos Agora o nosso desenho na Escala 1:500. Utilizando o modo Model e Zoom novamente – digitamos 4XP – Se pensarmos um pouquinho, 1000/4 é igual a 250. Agora o nosso desenho na Escala 1:250. Podemos fazer isso sucessivamente. Se queremos a escala 1:100 – 10XP – a nossa medida terá 70 mm. Para a escala 1:50 – 20 XP – a nossa medida tera 140 mm. Note que não trabalhamos com um padrão nenhum, Utilizamos a area default do AutoCAD, mas lembro que podemos inserir um bloco sendo um Padrão (A0, A1, A2,...) modelos com Legendas com atributos. Para isso quando acionamos layout, podemos inserir o bloco com o padrão desejado, e dentro abrir janelas com Mview, para cada janela podemos criar um detalhe, uma vista, todos usado a Zoom para escala. Normalmente é um erro que muitos cometem em imprimir desenhos a partir do MODEL e para caber no seu padrão muda a escala original do desenho. Por isso que existe os layouts, para podemos dentro das janelas do Mview, mudar as escalas. PLOTAGEM A plotagem de um desenho em PAPER SPACE é feita na escala 1:1, sendo a forma mais adequada de montagem de pranchas a serem plotadas em birôs. Quando mandar imprimir você apenas indicara que é uma plotagem 1:1 ou dizer em qual tamanho ou padrão quer que imprima. ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA – EEL USP -Folha. 51 Lembramos também se não definirmos a tabela de valores das penas referentes ao seu desenho, os valores para sua impressão de espessuras todo desenho por default será de linhas 0.25 e cores vigentes. 60 -PLOT Acesso – FILE> Plot Modo Simplificado: PLOT(via Teclado) A plotagem é o processo de passagem do desenho do computador para o papel e, normalmente, deixa muitas dúvidas nos usuários de AutoCAD. 1-na Pasta Plot Device - Definimos a impressora ou plotter . 2- Clicamos no botão New – para definirmos um estilo para um conjunto de espessuras. 2a – Selecione a opção Start From Scraftch - <avançar> 2b – De um nome ao novo estilo e avance para concluir. 3– Agora observe que a opção Edit foi ativada – clique para definirmos as espessuras de linhas. 3a– Selecione uma cor no quadro (ex. Color 1 –red) note que a direita a opção color esta: use object color - se você quer que toda linha vermelha no desenho imprima em preto – clique na caixa e selecione a opção black. 3b - Se desejamos uma espessura especifica para nossa linha color 1– clique em LineWeight e defina uma opção de espessura. 4 –Agora podemos definir as outras cores, se possível sempre trabalhe com as cores padrões 1 a 8 para que se torne fácil para sua configuração quando for imprimir. Na pasta Plot Settings – onde podemos definir o tamanho de folha de impressão. 1- Clicamos no botão Window para o enquadramento da área que iremos imprimir. 2 - Notamos que ele nos envia para a área do desenho e espera que definirmos dois pontos de uma janela da área que desejamos imprimir. 3 – A partir do retorno a nossa tela - clique no botão Full Preview que ele irá mostrar uma previsão da nossa impressão. (depois de carregado o preview – clique com o botão direito do mouse na previsão e clique exit para voltar a tela anterior ou plot para imprimir). 4 – A opção default Scale to Fit ira imprimir o enquadramento maior possível dentro da área do papel. Ou então defina uma escala para tal. 5- A opção plot offset ira centralizar a nossa seleção no centro do papel. 6 – Lembro que as opções Extents – será para impressão de toda extensão do nosso desenho, a opção Display é para o desenho que temos em tela e a opção limits será por definição os limites determinados do desenho. Continua na apostila 3D-
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