Relatorio de Estagio Supervisionado I

Relatorio de Estagio Supervisionado I

(Parte 1 de 4)

Universidade do Estado do pará - UEPA

Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE Licenciatura Plena em Ciencias Naturais – Química

Roger Leomar da Silva Ferreira. Estágio Supervisionado I

Universidade do Estado do pará - UEPA

Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE

Licenciatura Plena em Ciencias Naturais – Química Roger Leomar da Silva Ferreira.

Relatório Final

Relatório Entregue como requisito Avaliativo da disciplina: Estágio Supervisionado I, Orientado e Ministrado pelo Professor João Carneiro.

Este relatório tem como principal objetivo mostrar as atividades desenvolvidas na disciplina Estagio Supervisionado I que foi realizado na escola E.E.E.M.F Paulino de Brito, Belém, Pa e na Universidade do Estado do Pará , Belém, Pa durante o primeiro semestre de 2009.

Dividimos o processo de estágio em duas etapas, a primeira foi desenvolvida e iniciado com várias proposta de temas pelo professor João Carneiro com artigos da revista Química Nova Escola. Mediante escolha dos temas formamos duplas ou trabalharam individualmente para executar as oficinas ou Minicurso, o tema escolhido por mim (Roger Leomar) e a Carla Cristine foi: A exploração de Teor de Álcool Anidro na Gasolina, na qual podíamos fazer uma interdisciplinaridade entre as disciplinas Ciências (Química, Física e Biologia) e Matemática, os alunos Victor Freitas e Carlyle Souza, se responsabilizarem em passar o conteúdo sobre Oxido-Redução que é um tema típico de conteúdos programáticos para grandes vestibulares do Estado. As acadêmicas Cecília Vilhena e Patricia Homobono, trabalharam a questão das Proteínas: Hidrolise, precipitações e um tema para ensino de ciências, escolheram esse tema pela necessidade de apresentar a Bioquímica, que é pouco explora.

Como foi mencionado alguns alunos apresentaram de forma individualizada, como a Kelly Silva, que trabalhou a Experimentação no ensino de Química, que abordou a cromatografia de papel, a de menos custo e a menos difícil de ser aplicada, e por ultimo o aluno Jeann Ricardo, apresentando o tema Isomeria e Propriedades Físicas de Compostos Orgânicos Mistos.

Após a escolha dos temas, fomos apresentar no laboratório de química da UEPA, tendo como públicos nos mesmos, com a finalidade de nos corrigirmos, questionar e ajudar a melhorar o trabalho para que futuramente pudéssemos apresentar para os alunos das Escolas no qual escolhemos, sobre as explicações: alguns foram trabalhados de forma bem dinâmica, em contrapartida outros foram bem mecânicos.

Na segunda etapa iríamos tentar aplicar todas essas atividades que foi estudada e apresentada no laboratório da UEPA na Escola Paulino de Brito, não tivemos muito sucesso, pois estavam em greve, fomos apenas para conhecer o laboratório, fazer contagem dos materiais.

Desenvolvimento

Una, 156, no Bairro do Telegrafo em Belém do Pará

A disciplina Estágio Supervisionado I, foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulino de Brito, localizado na Avenida Almirante Barroso, 589, no Bairro do Marco em Belém do Pará e no Laboratório de Química na Universidade do Estado do Pará (UEPA), localizado na Rua do

I – Seleção e Analise dos Temas Aplicados ao Ensino de Ciências

Na UEPA, os acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Ciências

Naturais com Habilitação em Química (5° semestre), se dividiram em duplas para apresentar entre si, os temas escolhidos, em contra partida outros alunos apresentaram de forma individualizada.

A dupla Carlyle Souza e Victor Freitas, escolheram como tema: OXIDO-

REDUÇÃO, que trabalharam de forma bem analítica, explicando o que é transferência de elétrons, o que é redução, oxidação não muito dinâmica. Dando continuidade falando sobre a formação de pilhas e aplicaram uma pequena atividade(Anexo I).

As alunas Cecília Vilhena e Patricia Homobono, trabalharam o tema: PROTEINAS: HIDROLISE, PRECIPITAÇÃO E UM TEMA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, que desenvolveram de modo bem claro e objetivo um tema pouco explorado no Ensino Médio, a Bioquimica, mostraram a vida com uma “visao” química, exemplificaram os aminoácidos, suas principais fontes, as principais proteínas, estrutura e função e os dois principais grupos. Um trabalho interdisciplinar, que você pode executar algumas atividades, como um experimento que foi mostrado e executado no artigo. Infelizmente não tiveram tempo o suficiente para tirar essa proposta do papel.

A aluna Kelly Silva, teve como tema: EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO

DE QUÍMICA, abordou a cromatografia de papel como um experimento que pode ser realizado dentro da sala de aula, explicou o porque do uso, e o que podemos encontrar no estudo da cromatografia como os caratenóides, que são pigmentos naturais que causam beneficio, etc. e de forma bem concisa detalhou os tipos de carotenos (acíclicos, monocíclicos, biciclicos) e o beta- caroteno e apresentou que poderia ser realizado uma experiência com o pimentão vermelho, e quais os principais componentes da cromatografia.

O aluno Jeann Ricardo, teve como tema: ISOMERIA E

PROPRIEDADES FISICAS DE COMPOSTOS ORGANICOS MISTO, um tema muito complexo, fora dos parâmetros curriculares para ensino Médio, começou com uma pequena introdução sobre química orgânica, expôs as principais proteínas como ácidos carboxílicos, aminas, aminoácidos e suas classificações, o funcionamento da eletroforese. Um ensino para alunos de graduação de forma bem conceitual.

Os alunos Roger Leomar e Carla Cristine apresentaram como tema: A

EXPLORAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL ANIDRO NA GASOLINA, que trabalharam de forma interdisciplinar com as disciplinas Química , Física e Matemática, sobre algo que esta presente no dia-a-dia, a gasolina, e deveríamos saber que em alguns postos acrescentam um certo tipo de aditivo, que na maioria das vezes é o álcool anidro (“etanol”). A grande maioria dos postos não respeitam a quantidade correta para esse acréscimo e acabam excedendo essa certa porcentagem que é aceita por lei, que atualmente é de 25%. Dentro da análise do Teor de álcool Anidro da gasolina, abordaram ensino-aprendizagem, junto com o construtivismo, identificação de fases através de analises quantitativas e a quantificação do etanol na gasolina através de uma análise absoluta e certa quantificação do etanol através de uma analise comparativa, tinham uma proposta para discussão de tudo que foi abordado que e seria aplicado um questionário simples.

O trabalho foi desenvolvido em pesquisas na internet, livros, revistas, jornais etc, não nos preocupamos em falar sobre o álcool anidro, viemos de conceitos básicos para que tivesse um possível entendimento, explicamos sobre a destilação fracionada da gasolina e os seus componentes, e o porque do prejuízo caso essa gasolina seja adulterada, o funcionamento no motor, as questões ambientais, o fato de ser usado o etanol, o que seria o termo anidro e por fim, explicamos nosso experimento de como quantificar essa porcentagem de álcool na gasolina.

1.1 – Resultado e Discussões :

Os temas em geral foram expostos de modo claro e objetivo, nos dando idéias sobre práticas simples, que podem nos ajudar enquanto futuros professores da área.

I – Laboratorio de Escolas Publicas: O trabalho desenvolvido na Escola Paulino de Brito, foi acompanhado e orientado por um professor, chamado Kelson, fizemos uma analise estrutural e contagem do material que o laboratório da escola possuía, como podemos ver no quadro abaixo:

Sulfato de Magnésio* MgSO47H2O 2 50g 01/04

Reagentes Nome Unidade Quantidade(por unidade) Fabricação Bicarbonato de sódio NaHCO3 1 100g 01/04

Sulfato de lítio* LiSO4 . H2O 2 10g 01/04

Silfito de sódio (Anidro) NaSO3 1 100g 01/04

Cloreto de cálcio* CaCl . 2 H2O 2 50g 01/04 Hidróxido de sódio NaOH 2 100g 01/04

Ferrocianeto de potássio K4Fe(cn)6 . 3 H2O 2 50g 01/04 Cloreto de sódio NaCl 1 50g 01/04

Cloreto de mercúrio I HgCl2 1 20g 01/04

Cloreto de amônia NH4Cl 1 100g 01/04

Acetato de chumbo I C4H6O4Pb . 3 H2O 1 25g 01/04 Iodeto de potássio* KI 2 100g 01/04

Hiploclorito de sódio ----- 1 100ml 01/04

Nitrato de prata AgNO3 2 10g 01/04 Permaganato de potássio --- 1 100ml 01/04

Dicromato de amônia (NH4)2 Cr2O7 1 70g 01/04 Cloreto de potássio* KCl 2 50g 01/04

Sulfato de aluminio AIK(SO4)2 . 12 H2O 1 100g 01/04 Cloreto de estanho I SnCl2 . 2 H2O 1 50g 01/04

Sulfato de aluminio e potássio AIK(SO4) . 12 H2O 1 100g 01/04

Sulfato de cobre I* CuSO4 . 5 H2O 2 100g 01/04

Sulfato de Zinco ZnSO4 . 7 H2O 1 100g 01/04

Sulfeto de potássio K2S 1 100g 01/04 Tiossulfato de sódio Na2S2O . 5 H2O 1 100g 01/04

Materiais e Vidrarias

Materiais e Vidrarias Unidade Quantidade

Becker 7 100ml Becker 1 150ml

(Parte 1 de 4)

Comentários