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Guias e Dicas
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Representação de Objetos em CG, Notas de estudo de Sistemas de Informação

Características de VRML

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 19/07/2010

alexandre-carvalho-simas-2
alexandre-carvalho-simas-2 🇧🇷

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Baixe Representação de Objetos em CG e outras Notas de estudo em PDF para Sistemas de Informação, somente na Docsity! 1 INF01009 - C. Freitas, UFRGS, 2001 1 Representação de Objetos em CG v Ferramentas de modelagem ✦ aplicativos: 3D Studio, AutoCad, etc. ✦ linguagens de modelagem: VRML v Estruturas de dados para aplicações específicas ✦ estruturas de dados espaciais como quadtrees, octrees, BSP-trees INF01009 - C. Freitas, UFRGS, 2001 2 VRML: Virtual Reality Modeling Language v É uma linguagem de descrição de cenas 3D = mundos virtuais v Fornece construções para a especificação da forma, tamanho e aparência de objetos, assim como de sua localização na cena 3D v Baseada no Open Inventor da Silicon Graphics, VRML 2.0 foi padronizada pela ISO como VRML 97 INF01009 - C. Freitas, UFRGS, 2001 3 Características de VRML v Visualizadores (browsers) interpretam essa descrição e exibem-na na tela v Exemplos de browsers VRML são ✦ CosmoPlayer (SGI) ✦ Community Place (Sony) ✦ World View (Intervista) ✦ Liquid Reality (Dimension X) ✦ Wirl (VREAM) INF01009 - C. Freitas, UFRGS, 2001 4 Características de VRML v Exemplos de modeladores são: ✦ CosmoTM Worlds ✦ VRCreator v Além dos objetos, podem ser definidas fontes de luz e câmeras v Objetos podem ter um comportamento associado, em termos de animação, permanentemente ou quando tocados INF01009 - C. Freitas, UFRGS, 2001 5 VRML - sites importantes v VRML repository (San Diego Supercomputer Center) ✦ http://www.sdsc.edu/vrml v John Wiley & Sons (editora) ✦ http://www.wiley.com/compbooks v Ver referências no artigo “Building Virtual Worlds with VRML” de David Nadeau, na IEEE CG & Appl. de mar./abril 1999. INF01009 - C. Freitas, UFRGS, 2001 6 Mundo VRML v Um mundo VRML é descrito num arquivo texto com terminação .wrl v O browser lê este arquivo e exibe os objetos descritos nesse mundo. v É possível a movimentação do objeto e do observador: o browser re-exibe o mundo, mas o arquivo não é modificado. 2 INF01009 - C. Freitas, UFRGS, 2001 7 Exemplo # VRML V2.0 utf8 # Exemplo 1 Shape { appearance Appearance { material Material { } } geometry Box{ size 1.0 3.0 5.0 } } header comentários campos nodos INF01009 - C. Freitas, UFRGS, 2001 8 Nodos, campos e valores v Nodos são descritores de formas, propriedades, transformações, sensores, etc. v Campos são as características dos nodos v Valores de campos são numéricos, logicos, string ou outros nodos INF01009 - C. Freitas, UFRGS, 2001 9 Características de VRML v Exemplo: ✦ Nave (fig. 7.10) ✦ os exemplos usados são do livro VRML2.0 Sourcebook (Ames et al.) ✦ é mantida a numeração do livro INF01009 - C. Freitas, UFRGS, 2001 10 INF01009 - C. Freitas, UFRGS, 2001 11 Nodo Transform Transform { ... translation 0.0 0.0 0.0 rotation 0.0 0.0 1.0 0.0 # eixo e ângulo radianos scale 1.0 1.0 1.0 scaleOrientation 0.0 0.0 1.0 0.0 ... } INF01009 - C. Freitas, UFRGS, 2001 12 # VRML V2.0 utf8 # Exemplo - transform com translação Group { children [ Shape { appearance DEF Brown Appearance { material Material { diffuseColor 0.6 0.4 0.0 } } geometry Cylinder { height 2.0 radius 2.0 } }, # fecha o Shape
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