Provas do ITA 2008 - Resolvidas

Provas do ITA 2008 - Resolvidas

(Parte 1 de 9)

ITA/2008

No circuito representado na figura, têm-se duas lâmpadas incandescentes idênticas, L1e L2, e três fontes idênticas, de mesma tensão V. Então, quando a chave é fechada,

A)apagam-se as duas lâmpadas.

B)o brilho da L1aumenta e o da L2permanece o mesmo.

C)o brilho da L2aumenta e o da L1permanece o mesmo. D)o brilho das duas lâmpadas aumenta.

E)o brilho das duas lâmpadas permanece o mesmo.

Ao fechar-se a chave, as ddps nas lâmpadas não se alteram, ficando, ambas, iguais a V. Portanto o brilho das lâmpadas não se altera, conforme mostra a figura abaixo.

Resposta: E

A estrela anã vermelha Gliese 581 possui um planeta que, num período de 13 dias terrestres, realiza em torno da estrela uma órbita circular, cujo raio é igual a 1/14 da distância média entre o Sol e a Terra. Sabendo que a massa do planeta é aproximadamente igual à da Terra, pode-se dizer que a razão entre as massas da Gliese 581 e do nosso Sol é de aproximadamente

A condição para que um planeta entre em órbita circular em torno de uma estrela é que a resultante seja centrípeta:

R = mω2r = m sendo r o raio da órbita m a massa do planeta T o período do movimento do planeta

T r

Resolução

Questão 2

2V2V V

2V2V V

Resolução chave

Questão 1

1 - RESOLUÇÃO

2 - RESOLUÇÃO

Como a resultante é igual à força de atração gravitacional entre o planeta e a estrela:

sendo M a massa da estrela

Aplicando-se a expressão (1) tanto ao movimento do planeta que gira em torno da estrela Gliese 581, como para o movimento da Terra em torno do Sol, tem:

levando-se em conta que rp/rT= 1/14, obtemos Resposta: D

A figura mostra uma barra de 50cm de comprimento e massa desprezível, suspensa por uma corda OQ, sustentando um peso de 3000N no ponto indicado. Sabendo que a barra se apóia sem atrito nas paredes do vão, a razão entre a tensão na corda e a reação na parede no ponto S, no equilíbrio estático, é igual a

A)1,5 B) 3,0 C) 2,0 D)1,0 E) 5,0

A figura a seguir indica as forças que agem na barra:

Pelo equilíbrio das forças verticais:T = P T = 3000N

Escolhendo o ponto A como pólo, a equação de equilíbrio dos momentos fica:

MT+ MNS= MP T ⋅(0,1) + NS⋅(0,3) = P(0,2)

Substituindo os valores de T e P: 300 + 0,3NS= 600 NS= 1000N

Portanto:

Resposta: B

Q 20 cm

P 30 cm

20 cm

10 cm30 cm Questão 3

TTpT r T S r T G

GM r T3 r m T r 2

ITA/2008 2

RESOLUÇÃO 3 -

Numa dada balança, a leitura é baseada na deformação de uma mola quando um objeto é colocado sobre sua plataforma. Considerando a Terra como uma esfera homogênea, assinale a opção que indica uma posição da balança sobre a superfície terrestre onde o objeto terá a maior leitura.

A)Latitude de 45°. B)Latitude de 60°. C)Latitude de 90°. D)Em qualquer ponto do Equador. E)A leitura independe da localização da balança já que a massa do objeto é invariável.

De acordo com o enunciado, a força que deforma a mola da balança tem intensidade igual à normal aplicada sobre o corpo pela balança. Como a intensidade da normal está relacionada à tendência de o corpo penetrar na mola, quanto maior a tendência de o corpo penetrar na mola, maior é a normal e, conseqüentemente, maior é a deformação da mola. Como a intensidade da velocidade de um ponto na superfície da Terra é a proporcional à sua distância em relação ao eixo de rotação do planeta, pontos sobre o Equador apresentam velocidade máxima, enquanto pontos sobre os pólos (latitude 90°) apresentam velocidade mínima, que é nula. Dessa forma, de acordo com o princípio da inércia, corpos sobre o Equador possuem menor tendência de penetração em relação à mola, logo, a deformação da mola é mínima. Nos pólos, a tendência de penetração é máxima e, assim sendo, a deformação da mola também o será.

Resposta: C

Define-se intensidade I de uma onda como a razão entre a potência que essa onda transporta por unidade de área perpendicular à direção dessa propagação. Considere que para uma certa onda de amplitude a, freqüência f e velocidade v, que se propaga em um meio de densidade ρ, foi determinada que a intensidade é dada por: I = 2π2fxρvay. Indique quais são os valores adequados para x e y, respectivamente.

A)x = 2; y = 2 B)x = 1; y = 2 C)x = 1; y = 1 D)x = –2; y = 2 E)x = –2; y = –2

De acordo com a definição , como ,

[A] = [L]2

Assim, a unidade da intensidade da onda é: [I] = [M] [L]0[T]–3= [M] [T]–3(I)

(Parte 1 de 9)

Comentários