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AutoCAD2006 - Apostilas - Arquitetura Parte1, Notas de estudo de Arquitetura

Apostilas de Arquitetura sobre o estudo de AutoCAD2006, Começando um Desenho, Coordenadas e Menu Draw, Comandos de Precisão OSNAP, Comandos de Visualização, Comandos de Modificação.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 26/03/2013

Cunha10
Cunha10 🇧🇷

4.5

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393 documentos

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Baixe AutoCAD2006 - Apostilas - Arquitetura Parte1 e outras Notas de estudo em PDF para Arquitetura, somente na Docsity! Curso 2D - 1 - ÍÍ NDII CE CAPÍTULO I - Introdução ........................................................................................................ 2 CAPÍTULO II – Começando um Desenho .............................................................................. 6 CAPÍTULO III – Coordenadas e Menu Draw ........................................................................ 11 CAPÍTULO IV – Comandos de Precisão OSNAP ................................................................. 15 CAPÍTULO V – Comandos de Visualização ......................................................................... 18 CAPÍTULO VI – Comandos de Modificação ......................................................................... 21 CAPÍTULO VII – Comandos de Construção ......................................................................... 26 CAPÍTULO VIII – Criando Hachuras ..................................................................................... 30 CAPÍTULO IX – Ferramentas do AutoCAD .......................................................................... 35 CAPÍTULO X – Criando Textos ............................................................................................ 38 CAPÍTULO X – Criando Tables ............................................................................................ 45 CAPÍTULO XII – Criando Bibliotecas Básicas ...................................................................... 48 CAPÍTULO XIII – Layers de Trabalho ................................................................................... 51 CAPÍTULO XIV – Criando Cotas .......................................................................................... 55 CAPÍTULO XV – Plotando / Imprimindo um Desenho .......................................................... 66 Curso 2D - 2 - CAPÍÍ TULO II 1.. II niiicc iiialll iiizz açç ão Para iniciarmos o AutoCAD 2006 é necessário dar um clique duplo no ícone da área de trabalho do seu computador. 2.. Conff iiigurr açç õess II niiicc iiiaiiiss Configurações de arquivos, display, salvamento, impressão, sistemas, seleção, etc. são encontradas no Menu Tools  Options. O AutoCAD já reserva algumas configurações básicas que no decorrer do treinamento podem ser alteradas para otimizar algumas funções. 3.. Famiii lll iiiarr iiizz açç ão 33 ...11 –– Noo mee dd aa ss Ree gg iiiõõ ee ss Veremos agora como é formado o ambiente de trabalho e as funções que ele exerce na elaboração de um desenho Ícones de Atalho Dynamic Input Menu de Barras Contador de Coordenadas Espaços de Modelação e Impressão Linha de Comandos Área Gráfica Tool Pallet Ícone UCS Cursor de Tela Curso 2D - 5 - 33 ...44 –– ÍÍÍcc oo nn ee ss dd ee Coo maa nn dd oo Os ícones de comando são formados por ícones mostrados no AutoCAD. Para ativá- los utilize o botão de seleção do mouse (esquerdo). Quando existir uma “seta” na parte inferior do ícone, isto significa que existem outras funções e para mostrá-las basta segurar o botão de seleção por alguns segundos e aparecerão os outros ícones de comando. Pode-se customizar os ícones de comando ou adicionar mais barras de ícones de comando clicando com o botão direito sobre qualquer um destes. 33 ...55 –– Fuu nn çç õõ ee ss dd oo Tee cc lllaa dd oo O teclado exerce inúmeras funções nos comandos do AutoCAD. F1 – Help – Ativa o comando de ajuda do AutoCAD F2 – AutoCAD Text Window – Ativa e desativa a tela do AutoCAD Text Window, que na verdade é a linha de comando do AutoCAD, só que ampliado, mostrando mais linhas de comandos no monitor e dentro de uma janela. F3 – Osnap On/Off – Liga e desliga o sistema automático de detecção de pontos de precisão (osnap) F4 – Tablet On/Off - Ativa e desativa a mesa digitalizadora, se esta estiver sendo utilizada. Durante o curso não veremos como utilizar a mesa digitalizadora. F5 – Isoplane Right/Left/Top – Muda o tipo de perspectiva para desenhos isométricos. Neste curso não veremos como desenhar isometricamente. F6 – Coords On/Off – Liga e desliga o contador de coordenadas. F7 – Grid On/Off – Liga e desliga p Grid, que é uma grade de referência que veremos posteriormente. F8 – Ortho On/Off – Liga e desliga o método de criação de entidades ortogonais (vertical e horizontal). F9 – Snap On/Off – Liga e desliga o tabulador Snap, que será visto posteriormente. F10 – Polar On/Off - Liga e desliga o método de criação polar (mostrando posições verticais e horizontal na areal de trabalho). F11 – Otrack On/Off – Esta opção liga e desliga o OTrack (Object Snap Tracking), que nos ajuda a desenhar objetos em ângulos específicos ou em relações com outras entidades. Curso 2D - 6 - CAPÍÍ TULO II II 1.. Começç ando um Dess enho 11 ...11 –– Coo maa nn dd oo ss dd ee IIInn iiicc iiiaa lll iiizz aa çç ãã oo ee Fiiinn aa lll iiizz aa çç ãã oo dd ee uu m Dee ss ee nn hh oo Os comandos para abrir e fechar um desenho estão no Menu Files, que é a primeira subdivisão do Menu de Barras. Os comandos de inicialização e finalização de um desenho são aqueles que criam, salvam e fecham um desenho, propriamente dito. Agora veremos os principais os principais comandos que se situam no Menu File: NEW – Cria um novo desenho a partir de um “desenho protótipo”, que é um desenho padrão com configurações iniciais já existentes, para facilitar o desenho. Este desenho protótipo é descrito pelo AutoCAD como TEMPLATE e possui a extensão DWT (Drawing Template). Se na tela inicial você não pedir nenhum desenho protótipo diferente do atual, ele vai carregar o ACADISO.DWT. OPEN – Abre um desenho já existente. O AutoCAD pode abrir vários desenhos ao mesmo tempo. SAVE – Salva um desenho que já está aberto no AutoCAD. Você pode salvar seu desenho com várias extensões diferentes: DXF, DWG de versões anteriores e DWT. SAVE AS – Salva um desenho que já está aberto no AutoCAD com outro nome, ou em outro diretório sem alterar o desenho atual. EXPORT – Exporta desenhos do AutoCAD (DWG) para outras extensões, entre elas: (WMF, STL, EPS, BMP, 3DS, etc.) EXIT – Sai do desenho e do AutoCAD. Pode ser executado através do teclado com o comando QUIT. Veremos agora então os comandos de tabulação da área de trabalho que , em geral, é utilizado por principiantes no AutoCAD ou em casos específicos onde suas funções possam automatizar drasticamente a tarefa de desenhar. Os comandos de tabulação se encontram no Menu Tools e no Menu Format: DRAWING LIMITS – Localizado no Menu Format, este comando configura as dimensões do espaço de trabalho, ou seja, o tamanho da folha em que iremos trabalhar. O DRAWING LIMITS pede uma coordenada inicial, que normalmente é 0,0 (X,Y) e uma final que é o tamanho área de trabalho. Não é obrigatório acertar o DRAWING LIMITS para se desenhar, a não ser que se use o GRID, que é uma grade de tabelas, como ponto de referência. DRAFTING SETTINGS – Localzado no Menu Tools, o Drafting Settings se divide em três partes: Snap and Grid, Polar Tacking e Object Snap. - Grid – Cria uma grade de pontos dentro do DRAWING LIMITS ajustado. Acerte seu espaçamento nas guias X e Y Spacing. Podemos ligá-lo e desligá-lo mais rapidamente através da tecla F7. - Snap – Tabula o cursor de tela na dimensão selecionada para que possamos desenhar com um pouco a mais de precisão. Pode ser Curso 2D - 7 - trabalhado em qualquer dimensão escolhida. Ajuste o Snap através dos guias Snap X e Snap Y Spacing. Os guias Angle, X Base e Y Base são utilizados para se trabalhar em um plano isométrico. - Polar Tacking – Polar Tracking é um sistema de ajuste “magnético” para se desenhar em uma certa angulação mais rapidamente. Normalmente vem ajustado para ângulos em 90. O Polar Tracking pode ser muito bem visualizado quando se é desenhada uma linha na área de trabalho. - Object Snap – É outro sistema “magnético” para pontos de precisão em entidades. Com este item ligado podemos obter os comandos de precisão de uma entidade sem precisar entrar no Menu Osnap (botão do meio do mouse). Estes comandos de precisão serão vistos posteriormente. - Dynamic Input – Configura as opções e como é mostrado o Dynamic Input na área de trabalho. 11 ...22 –– Coo maa nn dd oo ss dd ee Edd iiiçç ãã oo Os comandos de edição se localizam no Menu Edit. Os principais são: UNDO – Desfaz os últimos comandos acionados. Pode ser ativado pelo teclado através da tecla U. REDO – O contrário de UNDO, REDO desfaz o último UNDO. A partir do AutoCAD 2004 o REDO pode ser executado múltiplas vezes CUT (Clip) – Têm as mesmas características do comando Recortar de outros aplicativos. Recosta a parte selecionada para a área de transferência COPY (Clip) – Copia os objetos selecionados para a área de transferência. COPY with Base Point (Clip) – Copia os objetos selecionados para a área de transferência com um ponto base para locação. PASTE – Cola os objetos que estão na área de transferência na área de trabalho do AutoCAD. FIND – Procura um texto em um determinado desenho. Curso 2D - 10 - Crossing Polygon - Seleciona entidades através de um polígono de seleção criado na área gráfica. Este comando seleciona todas as entidades que estiverem tangenciando e que se situam na parte interna do polígono formado. Pode ser ativando digitando CP dentro do comando ativo. Fence – Seleciona entidades através de uma linha de seleção, que seleciona todas as entidades que intersectam esta linha. Pode ser ativando digitando F dentro do comando ativo. Desseleciona-se entidades utilizando qualquer destes métodos acima com a tecla Shift pressionada. Agora veremos como apagar uma ou mais entidades: ERASE – Apaga todas entidades selecionadas por qualquer método de seleção. Todas entidades podem ser recuperadas (até certo ponto) após apagadas pelo comando UNDO, digitando-se U com o ERASE ativo ou inativo. Curso 2D - 11 - CAPÍÍ TULO II II II 1.. Coorr denadass Agora começaremos a desenhar com um pouco mais de precisão. Utilizaremos coordenadas como pontos de referência para construir nossas entidades. Lembrando um pouco a nossa matemática trigonométrica do segundo grau, vamos ver quais são os tipos de coordenadas existentes e como utiliza-las no AutoCAD: Coordenada Absoluta – Seu formato é X,Y. Refere-se ao ponto 0 (zero) da área de trabalho, aquele ajustado com o comando DRAWING LIMITS. Ele é o “Lower Left Corner” deste comando, lembra-se?! O formato X,Y indica a distância primeiro no eixo X e depois no eixo Y; tudo em relação ao ponto 0,0. Este tipo de coordenada é usada em casos específicos; raramente. Coordenada Relativa Cartesiana – Seu formato é @X,Y ou W. No formato @X,Y é dada uma distância em relação ao último ponto de um comando clicado na área de trabalho, ou seja, é a distância em relação a um outro ponto já existente. O formato W é dado à uma distância em relação ao ponto inicial. O ângulo de W e definido pela posição do cursor de tela na área gráfica. Normalmente utiliza-se este método com os auxiliares Ortho e/ou Polar para construção de entidades ortogonais. Coordenada Relativa Polar – Seu formato é @W<. A coordenada polar pede- nos uma distância relativa W e um ângulo direcional . O círculo trigonométrico que será utilizado que será utilizado durante nosso curso é mostrado na figura abaixo, mas ele pode ser alterado através do Menu Format com o comando UNITS, no botão Direction. 2.. Menu Drr aw 90o 180o 270o 0o Curso 2D - 12 - Vamos conhecer agora os outros comandos para criação de entidades do Menu Draw que serão abordados neste curso: POINT – Este comando cria pontos que podem ser utilizados como auxiliares em alguns casos. O AutoCAD não entende como “ponto” somente um pequeno ponto que criamos na área de trabalho, mas existem vários estilos de pontos que podemos selecionar e alterar suas dimensões através do Menu Format, com o comando POINT STYLE. Os estilos de pontos existentes são os mostrados na figura abaixo: O tamanho do ponto (Point Size) pode ser em relação ao desenho (Set Size Relative To Screen) ou pode ter uma dimensão (Set Size in Absolute Units). RECTANG – Este comando cria retângulos ou quadrados como entidades únicas. POLYGON - Este comando cria polígonos regulares (faces iguais) de 3 a 1024 lados. Seus métodos de criação são polígonos inscritos (arestas tangentes) ou polígonos circuinscritos (face tangente). DONUT – DONUT, que em português significa “rosquinhas”, cria entidades com este mesmo formato (anéis) ou se ajustarmos o diâmetro interno como 0 Curso 2D - 15 - CAPÍÍ TULO II V 1.. Comandoss de Prr ecc iiiss ão OSNAP Veremos agora uma parte muito importante do nosso curso: o menu OSNAP. Este nome e dado ao menu de comando de precisão do AutoCAD, que são comandos que reconhecem pontos importantes de entidades; qualquer que ela seja. Para ativar o menu OSNAP basta clicar no botão do meio do mouse se este for configurado para tal, senão pressione as teclas Shift + Enter e selecionar com o botão de seleção a opção de precisão desejada. Se não quiser o OSNAP, se este tiver sido clicado acidentalmente, pressione o botão de seleção fora dele ou utilize a opção None. Algumas das opções do menu OSNAP são direcionadas para desenhos tridimensionais, portanto não o veremos neste curso. Os comandos de precisão serão, a partir de agora utilizados com bastante freqüência. Para desenhos que exigem precisão é muito importante a utilização desses comandos, pois somente a partir deles você conseguirá um projeto confiável. Vamos agora conhecer os principais comandos de precisão: EndPoint - Seleciona o ponto final de uma linha, não importando como ela foi formada (pelos comandos Polyline , Line, Rectangle, Polygon, etc). Nenhum influi na captação deste ponto, nem de qualquer outro mencionado abaixo. MidPoint - Seleciona o ponto médio de uma linha. Intersection - Seleciona o ponto de intersecção entre duas entidades. Apparent Intersection - Seleciona uma intersecção aparente: não existente entre duas entidades. Curso 2D - 16 - Center - Seleciona o centro de uma circunferência ou de um arco. Quadrant - Seleciona o ponto de quadrante de uma circunferência ou de um arco. Perpendicular - Seleciona o ponto perpendicular de uma entidade em relação à outra. Normalmente usa-se para esticar ou construir linhas perpendiculares a outras existentes. Tangent – Utilizado para construir entidades tangentes à outra já existente, podendo ser feito entre linhas e círculos, linhas e arcos, círculos e círculos e arcos e arcos. Node - Seleciona como referencia um ponto construído com o comando POINT. Curso 2D - 17 - Insertion - Seleciona o ponto de inserção de textos, blocos e atributos, que depende do método em que estes são colocados na área gráfica. Veremos esse comando junto com os capítulos referentes a estes comandos a cima. Nearest - Seleciona um ponto qualquer em qualquer entidade, dependendo da posição do clique de seleção sobre ela. Extension – Seleciona um ponto a partir de uma extensão de um Endpoint, podendo até digitar um valor. Parallel – Constrói entidades paralelas a outras já existentes. Mid Between 2 Points – Seleciona o ponto médio entre dois pontos clicados na área gráfica None - Cancela o menu OSNAP, assim como clicando com o botão de seleção na área gráfica produz o mesmo efeito. Curso 2D - 20 - 4.. Movv endo a ff olllha de dess enho (( cc omando Pan)) Quando falamos em mover a folha, não significa mover o desenho. É como se fosse pegar uma folha na prancheta e movê-la, para melhor entendermos. No AutoCAD movemos a área gráfica através do comando Pan. Veja-o: Pan - Move a área gráfica para qualquer lado. O Pan, assim como o zoom realtime, é realizado em tempo real. Para utilizá-lo clicamos e seguramos no botão de seleção do mouse e arrastamos a área gráfica. Para desativar o pan, damos um enter no teclado ou um esc. Se dermos um enter no mouse aparecera uma nova barra de comandos que mostra a saída do comando (exit). Podemos ativar o Pan através do botão “rolante” do Wheel Mouse, bastando clicar e arrastar o botão. Curso 2D - 21 - CAPÍÍ TULO VII 1.. Modiii ff iiicc ando Entt iiidadess Veremos agora como modificar entidades dentro de um desenho. Todas entidades criadas pelo AutoCAD podem ser alteradas de alguma forma, acessando o MENU MODIFY. Um deles nós já estudamos no inicio do curso: é o comando ERASE, e já sabemos bem como utilizá-lo. Mas no AutoCAD não precisamos apagar uma entidade para criar outra diferente, podendo modificar sua estrutura através dos seguintes comandos: 2.. Movv endo Entt iiidadess (( Comando Movv e)) Este comando move uma ou mais entidades de uma posição para outra, podendo, assim como qualquer outro comando de modificação que veremos em seguida, utilizar-se dos comandos de precisão (menu Osnap) ou de coordenadas. Ao acionarmos o comando ele nos pede para selecionarmos entidades, depois pede um ponto de origem que e o ponto referencia para mover a entidade e um ponto de destino que é a distancia movida em relação ao ponto de origem. 3.. Rott acc iiionando Entt iiidadess (( Comando Rott att e)) Este comando rotaciona uma ou mais entidades em torno de eixo pré-especificado. Ao acionarmos o comando, ele nos pede para selecionarmos entidades, após selecionarmos clicamos num ponto de área gráfica que e o eixo de rotação. Podemos rotacionar visualmente com o mouse ou digitar um ângulo absoluto em relação ao circulo trigonométrico. Podemos também rotacionar por “reference”, que é um ângulo relativo ao circulo trigonométrico. 4.. Alll iiinhando Entt iiidadess em Relllaçç ão à Outt rr a (( Comando Alll iiign)) Este comando alinha uma ou mais entidades em relação à outra. Este comando é um pouco mais complexo e bastante interessante. Veremos a figura a seguir por exemplo: se quisermos alinhar a diagonal inferior esquerda do retângulo com extremidade esquerda da linha e ao mesmo tempo alinhar a diagonal superior direita do retângulo com a linha perpendicularmente. Poderíamos dar um primeiro um move do circulo e depois dar um Rotate, mas o este não conseguiria deixar este preciso (tente fazer isso). Mas com o comando Align podemos fazer isso sem problema: primeiro ele nos pede um primeiro ponto que queremos mover, que e a diagonal inferior esquerda, logo após o ponto para onde vamos movê-la, que é a extremidade esquerda da linha, aparecerá então uma linha que mostra o sentido de alinhamento do ponto. Agora o comando nos pede um outro ponto que Curso 2D - 22 - será a diagonal superior direita e vamos colocá-la perpendicularmente à linha. Após tudo isso, clique no mouse duas vezes e note o resultado preciso (ver figura abaixo). 5.. Ess tt iiicc ando Entt iiidadess (( Comando Stt rr ett cc h)) Podemos esticar entidades em geral, com conexão de linha de construção, círculos e pontos. Quando dizemos esticar, significa aumentar ou diminuir o comprimento de uma entidade . Ao acionarmos o comando ele pede para selecionarmos entidades. Feito isso, clicamos num ponto de origem e posteriormente num ponto de destino. A distância entre dois pontos é a distancia em que a entidade foi esticada (ver figura abaixo). 6.. Ess cc alllando Entt iiidadess (( Comando Scc allle)) O comando Scale aumenta ou diminui o valor numérico da escala de uma ou mais unidades. Podendo escalar qualquer entidade, com exceção de linhas de construção e pontos. Para escalar uma ou mais entidade, selecionando e clicamos num ponto de base que a partir de onde o objeto tende a crescer ou diminuir e clicamos na tela no tamanho desejado ou, precisamente, digitamos uma escalando no formato W ou W/Y ou ainda no formato referente. No formato W digitamos um numero que pode aumentar ou diminuir a escala do objeto, por exemplo: 2 (dobra o tamanho do objeto), 0.5(divide o valor numérico do objeto por 2.). No formato referente digitamos uma escala inicial qualquer e uma escala final que aumenta ou diminui o objeto. Por exemplo: se a escala inicial de um objeto for 2 e a final 4 dobraremos o valor numérico dele (tente enxergar isto). 7.. Modiii ff iiicc ando Comprr iiimentt o de Liiinhass (( Comando Lengtt hen)) Podemos modificar comprimento de linhas, polilinhas, arcos ou splines através do comando Lengthen. Quando acionamos o comando selecionamos uma entidade e, clicando sobre ela, vemos seu comprimento no prompt de comando. Então temos as seguintes opções de modificação: Delta - Adicionamos ou subtrai o valor numérico de uma linha ou polilinha. Este subcomando não funciona em splines (polilinhas com aresta arredondadas). Se o numero desejado for positivo, o comando adiciona, se for negativo subtrai. Curso 2D - 25 - 11 33 ...11 –– Edd iii tttaa nn dd oo Poo lll iii lll iiinn hh aa ss (( Coo maa nn dd oo Poo lllyy lll iiinn ee Edd iii ttt oo uu Pee dd iii ttt )) O comando Pedit é encontrado no menu Modify. Uma polilinha pode ser editada de várias formas. As opções são mostradas no prompt de comando. Veremos elas agora: Close - Fecha uma polilinha aberta, transformando-a em um polígono. Join - Transforma linhas (construídas com o comando Line) em uma polilinha. Mas para esta se transformar-se, ela têm que estar em linhas (uma atrás da outra). Edit Vertex - Podemos editar as intersecções das linhas formadas por uma polilinha: movermos, quebramos, etc... Fit - Cria curvas acentuadas em polilinhas. Spline - Cria curvas em polilinhas, como se fosse uma Spline, mas não possui as mesmas propriedades de uma. Decurve - Retorna ao formato de linha, se a polilinha têm formato spline ou fit. Exit - Sai do comando pedit. 11 33 ...22 -- Edd iii tttaa nn dd oo Muu lll ttt iii lll iiinn hh aa ss (( Coo maa nn dd oo MLL Edd iii ttt )) Veremos este importantíssimo comando num modulo único à frente. Onde veremos como criar, formatar e alterar multilinhas. 14.. Comando Prr operr tt iiiess e Matt cc hPrr operr tt iiiess São dois comandos que variam dos outros demais comandos de modificação. Veremos-los um a um: Properties - Comando capaz de alterar as propriedades particulares de qualquer entidade do auto cad. Este comando abre uma janela de diálogos para efetuar as alterações na entidade. Match Properties - Pede-se uma entidade e a partir desta transforma as outras selecionadas posteriormente em entidades com as mesmas propriedades da primeira (propriedade de texto, layes, cores, tipos de linhas, etc...). Por exemplo: Se selecionarmos uma entidade padrão (p. ex. uma linhas de cor branca) e posteriormente de outras de outras cores, como um retângulo vermelho e\ ou circulo amarelo, então tanto o retângulo quanto o circulo ficarão brancos. Pode-se alternar entre os comandos TRIM e EXTEND segurando a tecla Shift com um dos comandos ativos. Curso 2D - 26 - CAPÍÍ TULO VII II 1.. Comandoss de Conss tt rr uçç ão Os comandos de construção são aqueles que constroem entidades a partir de outras já existentes. Veremos agora quais são os comandos de construção que vamos ver em nosso curso. 2.. Crr iiiando Cópiiiass Muito cuidado para este comando não ser confundido com o Copy Clip. Ele copia qualquer entidade dentro do AutoCAD. Ao ser acionado, nos pede a seleção de objetos. Ao selecionar damos um ponto de origem (Base Point) e posteriormente um ponto final da entidade em relação ao ponto inicial. 3.. Crr iiiando Entt iiidadess Parr alllelllass (( Comando Off ff Sett )) Este comando cria cópias paralelas de linhas, polilinhas, splines (neste caso, seguindo sempre a tangente de uma aresta ou curva). Para criá-las, selecionamos uma entidade, digitamos o valor de distância paralela (pedida no prompt de comando) e clicamos para o lado da entidade selecionada a qual desejamos criar a cópia. O comando fica ativo (criando cópias) ate clicarmos Enter. 4.. Crr iiiando Entt iiidadess Ess pelllhadass A palavra mirror em português significa espelho, e é exatamente o que vamos fazer com as entidades. Ao acionarmos o comando, vamos selecionar a(s) entidade(s) e depois criar uma linha de espelho, que na verdade é a linha onde vamos espelhar a(s) entidade(s). Normalmente trabalha-se com o ortho ligado. Fazendo o espelho, vamos escolher se preservamos a entidade espelhada ou se vamos apagá-la. Para detalhes, ver figura abaixo: Curso 2D - 27 - 5.. Crr iiiando Múlll tt iiiplllass Cópiiiass (( Comando Arr rr ayy )) O comando Array cria múltiplas cópias de uma ou mais entidades. Ao ativarmos o comando veremos a seguinte janela de diálogos: O botão Select Objetcts habilita a tela para seleção das entidades a serem multiplicas. O comando array se subdivide em dois modos, que se caracterizam pelo formato de multiplicação. São eles: Rectangular Array - Cria múltiplas cópias em fileiras: linha e colunas Nesta opção temos os seguintes parâmetros: Rows - número de linhas; Colums – número de colunas; Row Offset – distância entre linhas; Column Offset – distância entre colunas; Angle to Array – ângulo de multiplicação 3 ROWS 9 COLUMS Curso 2D - 30 - CAPÍÍ TULO VII II II 1. Crr iiiando e Modiii ff iiicc ando Hacc hurr ass 1.1 .. Aba Hatt cc h e cc amposs boundarr iiiess e optt iiionss Vamos agora ver mais uma ferramenta de criação de desenho do AutoCAD: o comando HATCH, para a criação de hachuras nos desenhos. Quando acionamos o comando Hatch no menu de barras Draw ou através do ícone de comando, vamos defrontar com a seguinte janela de diálogos: Veremos agora o significado de cada campo de janela de diálogos: Type and pattern – Através do campo de type and pattern podemos selecionar o tipo de hachura que vamos criar em nosso desenho.Clicando no botão pattern (...) ou na figura swatch, veremos a seguinte janela de diálogos: Curso 2D - 31 - Esta janela nos mostra os vários tipos de hachuras padrão AutoCAD. No AutoCAD também podemos criar outros tipos de hachuras, mas isto faz parte de um curso mais avançado . Para selecionarmos algum tipo de hachura, basta clicar sobre o ícone ou sobre o nome dela. Custom pattern - Utiliza um arquivo de extensão .Pat do AutoCAD que contem matrizes de hachuras. É utilizado no caso de criação de novas hachuras, por exemplo, portanto não utilizaremos neste curso. Scale – Escala utilizada pelo comando HATCH, que define a densidade do tipo de hachura. Cada vez menor o número, maior será a densidade da hachura. Angle - Ângulo da hachura em relação ao formato original do ícone. Spacing – Para alguns tipos de hachuras este campo é ativado. O valor atribuído é a distancia numérica entre as linhas. Ligando o botão Double, criam-se linhas perpendiculares às originais. Add: Pick point - Clicamos na área gráfica um ponto dentro de uma região fechada (boundarie) o qual desejamos hachurar. Add: Select Objects - Selecionamos as entidades que formam um objeto fechado (polígono, circulo,etc) e esta área interna (boundarie) será hachurada. Curso 2D - 32 - Remove Boundaries - Quando clicamos com o subcomando Pick Point em uma região fechada, que possui uma outra entidade em seu interior, existirá então uma linha que não irá hanchurar (para exemplo, ver figura abaixo). Se necessitarmos hachurar no interior desta ilha, então deveremos removê-las do espaço de hachura com o subcomando Remove Islands. Recreate Boundaries – Recria uma polyline ou uma region (não vista neste curso) em torno de uma hachura existente selecionada. View Selection - Visualiza as entidades que foram selecionadas para hachurar. Inherit Properties - Com este botão selecionamos alguma hachura já existente no desenho, e após selecionadas, todas as propriedades desta aparecerão dentro de suas respectivas áreas , ou seja, poderemos construir uma nova hachura com as mesma propriedades da selecionada, sem precisar acertar todos seus parâmetros. Options – o campo options possui as seguintes opções de criação ou modificação de hachuras: Associative – cria uma hachura associada às entidades que a geraram (boundaries). Por exemplo, se esta entidade que em seu interior está hachurada for modificada em seu tamanho ou geometria, automaticamente a hachura acompanhará as novas dimensões, mas somente se esta opção estiver marcada; Create separate hatches – cria uma entidade de hachura diferente para cada boundarie selecionada; Draw order – define a ordem de disposição da hachura em relação às boundaries selecionadas Hatch origin – define a origem de “repetição” da hachura. Esta opção é alterada em casos que se necessite de um melhor ajuste de posicionamento da hachura. Por padrão, é utilizada a opção Use current origin. Curso 2D - 35 - CAPÍÍ TULO II X 1. Ferr rr amentt ass Veremos agora algumas ferramentas do AutoCAD que podem melhorar nosso desempenho. As ferramentas de trabalho podem ser encontradas no menu Tools. 2.. Comando Speelll iiing É o dicionário para a correção de palavras do AutoCAD. Funciona exatamente como outros dicionários de correção dos aplicativos da Microsoft (o Word, Excel, etc...). Com ele podemos corrigir qualquer tipo de texto selecionado, mas infelizmente o AutoCAD só vem com um dicionário de palavras em inglês. Para quem possui arquivos de dicionário, com a extensão CUS, pode-se alterar o tipo de dicionário através do botão Change Directories da janela de diálogos do comando Speeling. 3.. Comando de Mediiiçç ão Vamos ver agora alguns comandos de medição de entidades e status de desenhos. Os comandos de medição se encontram no menu Tools - Inquiry Distance – Mede a distância entre pois pontos selecionados. Os resultados são fornecidos na linha de comando. Este ponto pode ser, por exemplo, a distância entre duas extremidades de uma linha. Área – Mede a área e/ou o perímetro de uma região. Para medir a área de uma região possuímos as seguintes opções que nos aparecem na linha de comando: - First Point... Next Point... - é a opção mais comum onde clicamos pontos na área gráfica que determinam a área e/ou o perímetro do polígono imaginário criado. - Object - seleciona um objeto em forma de polyline ou um círculo ou elipse, e responde na linha de comando sua área e perímetro. - Add - modo parecido com First Point... Next Point..., que soma várias áreas formadas por vários polígonos imaginários criado neste método. - Subtract - após acionarmos o método Add e criarmos a uma área imaginária (polígono imaginário), podemos subtrair a próxima área criada com o subcomando Subtract. List – Lista as propriedades de uma ou mais entidades, e nos mostra através do AutoCAD Text Window. ID Point - Mostra-nos as coordenadas de um ponto clicado na área gráfica, em de relação ao ponto 0, 0. Time – Além de mostrar a hora e a data atual, mostra a data de criação do desenho, da última modificação, o tempo total de edição e o horário do próximo AutoSave. Curso 2D - 36 - Status - Mostra o status do desenho: tamanho do arquivo, memória utilizada e o restante, número de entidades existentes, entre outros. 4.. Objjjecc tt Snap Esta é uma grande ferramenta do AutoCAD. Com ela podemos selecionar os pontos de precisão sem precisar entrar no menu Osnap. Podemos modificar o Object Snap através do comando Drafting Settings, que nos mostra a seguinte janela de diálogos (ver figura abaixo): 5.. Oss Grr iiipss Quando clicarmos em qualquer entidade sem comando, aparecerá na tela pequenos pontos azuis. Estes são denominados Grips e podemos alterar sua configuração através do comando Options (Selection). Ativado, a seguinte janela de diálogos é mostrada (ver figura abaixo):
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