auto desk inventor V. 9 part. 1

auto desk inventor V. 9 part. 1

(Parte 1 de 2)

Rua Sidónio Muralha, 5 - Loja A

TECAD – Soluções CAD e Projecto Colaborativo 2635-477 Rio de Mouro

Tel: 21 919 92 30 Fax: 21 919 92 39 Email: tecad@tecad.pt Web site: http://www.tecad.pt

Autodesk Inventor 9 DocTec4 | Construção de um Modelo Tridimensional – Parte 1

No documento técnico anterior – “Iniciar um projecto”, foram abordados os aspectos gerais do Autodesk Inventor para a filosofia de trabalho em projectos. De seguida vamos analisar algumas funcionalidades básicas para a elaboração de um modelo paramétrico.

Fig. 01 | Modelo tridimensional

Geralmente, qualquer modelo 3D começa por um esboço em 2D (sketch). A partir deste esboço inicial, é criada uma forma base, através de uma das muitas funções (features) que o Autodesk Inventor possui. A esta forma base, vamos adcionando novas formas até alcançarmos a forma desejada para o modelo.

w.tecad.pt Autodesk Inventor DocTec4 tecad@tecad.pt

Para iniciar a criação do modelo, clique em New. Na caixa de diálogo, faça dulpo clique no Template: Standard.ipt.

Fig. 02 | Novo documento

Quando inicia um novo modelo, o modo de sketch encontra-se já activado, permitindo começar imediatamente o esboço. Na área de trabalho é visível uma grelha, que torna o esboço mais fácil, dado que fornece uma referência visual para o tamanho e a posição dos objectos.

A Barra de Painel contém ferramentas de esboço como Linha, CArco, etc. írculo,

esmo 70

O Browser mostra o nome do componente, a sua origem e o primeiro esboço (Sketch1). Num novo modelo, do tipo Part, o plano de esboço (Sketch) é automaticamente criado. O Autodesk Inventor escolhe o plano XY, como plano para a elaboração do mesmo.

Fig. 03 | Browser Vamos dar início à criação da primeira forma, que será a operação base do componente.

Na Barra de Painel, clique no comando Two point rectangle para criar um rectângulo, base da peça.

Mova o cursor para a área de trabalho, este irá ficar num tom amarelo, faça clique para definir uma das extremidades do rectângulo, de seguida mova o cursor para a parte superior direita e clique novamente, definindo assim o rectângulo.

Fig. 04 | Rectângulo

Para determinar o tamanho do rectângulo tem que aplicar dimensões. Na Barra de Painel, clique em General Dimension.

Mova o cursor para a aresta maior do rectângulo, clique sobre a aresta maior e clique sobre a área de trabalho para posicionar a cota. Aplique uma dimensão 100 m. O m procedimento para a aresta menor aplicando um valor de m.

Fig. 05 | Dimensões w.tecad.pt Autodesk Inventor DocTec4 tecad@tecad.pt

Chegou o momento de transformar o modelo 2D num modelo 3D.

Até este momento tem visualizado o esboço na normal ao plano de esboço. Para melhor visualização do componente, clique no botão direito do rato na área de trabalho e seleccione a opção Isometric View ou clique na tecla F6. Para deixar o ambiente de esboço, clique no botão direito do rato na área de trabalho e seleccione a opção Finish Sketch.

Fig. 06 | Isómetrica

Para criar uma porção de material, seleccione o comando de extrusão - Extrude. No Panel Bar, Part Feature, clique sobre o ícone Extrude.

Dado que apenas existe um esboço, o perfil é automaticamente seleccionado pelo Autodesk Inventor. Finalize mantendo a dimensão de 10mm clicando em OK.

Fig. 07 | Extrusão

De seguida vamos aplicar boleados (Fillet) nas arestas de menor dimensão. Para a sua execução clique no comando Fillet no Panel Bar, mova o cursor e clique sobre as arestas a bolear.

Após seleccionar as 4 arestas, aplique um raio de 10 m na opção Radius. Clique em OK para finalizar o comando.

Fig. 08 | Fillet

oncêntrico

Com a geometria criada pelos boleados, vamos aplicar um furo normalizado roscado com caixa.

Para a sua execução, clique no comando Hole do Panel Bar, seleccione a opção Concentric em Placement. Mova o cursor e seleccione a face planar. De seguida seleccione a superfície boleada. O Autodesk Inventor irá posicionar o furo c com o boleado. Após a sua colocação preencha os campos como indicado na figura. Fig. 09 | Hole w.tecad.pt Autodesk Inventor DocTec4 tecad@tecad.pt

Multiplicação do furo. Aresta 1

Aresta 2

Para multiplicar o furo clique no comando Rectangular Pattern do Panel Bar, seleccione o furo tanto a partir do modelo tridimensional ou a partir do Browser. Em Direction 1, clique sobre a seta, e no modelo seleccione a Aresta 1. Execute o mesmo procedimento para a segunda aresta. Após as selecções preencha os campos como indicado na figura. Fig. 10 | Rectangular Pattern

Para acrescentar material, iremos necessitar de um plano auxiliar (Work Plane) que nos sirva de suporte para criar um esboço.

Para criar um plano de trabalho (como o que está representado na figura) terá que clicar no comando Work Plane no Panel Bar. Mova o cursor para a face que está representada de cor azul, clique com o botão esquerdo do rato sobre ela e arraste o cursor no sentido indicado na figura.

Após o arrasto, aplique uma distância de 10 m. Fig. 1 | Plano de trabalho

Para criar o esboço sobre o plano de trabalho, clique sobre o plano com o botão direito do rato e seleccione a opção New Sketch.

O Autodesk Inventor vai proporcionar todas as ferramentas para criar o esboço. Para facilitar a visualização do esboço, clique novamente com o botão direito do rato sobre o plano e clique sobre a opção Isometric View. Este irá colocar-nos na normal do plano de esboço.

Fig. 12 | Esboço no plano de trabalho w.tecad.pt Autodesk Inventor DocTec4 tecad@tecad.pt

O esboço a elaborar é composto por um conjunto de linhas horizontais, verticais e obliquas como exposto na figura.

Fig. 13 | Esboço

Para garantir uma união correcta entre o esboço e a base, temos que os relacionar geometricamente, projectando para o esboço geometria essencial para a construção do esboço. Geometria

Projectada Para projectar a geometria clique no comando Project

Geometry no Panel Bar.

Mova o cursor e clique sobre as arestas a projectar, como demonstra a figura.

Fig. 14 | Project Geometry

O conjunto de linhas será criado a partir do comando line. À medida que o utilizador cria o esboço, o Autodesk Inventor aplica relações entre as entidades.

Fig. 15 | RestriçõesFig. 16 | Restrições

Na figura 15, é representada a aplicação de uma restrição de perpendicularidade. Na figura 16, está a ser aplicada uma relação de paralelismo e ao mesmo tempo asseguramos o alinhamento com um ponto.

(Parte 1 de 2)

Comentários