Amostragem de Resíduos Sólidos

Amostragem de Resíduos Sólidos

(Parte 6 de 6)

B.6 Caneca com braço extensor

Este amostrador, utilizado para a coleta de resíduos líquidos em lagoas ou reservatórios, consiste em uma caneca suportada por uma braçadeira com um braço extensor, podendo atingir até 3,5 m. Um esquema do amostrador é mostrado na figura B.6.

ABNT NBR 10007:2004

18 © ABNT 2004 ─ Todos os direitos reservados

Figura B.6 - Amostrador de lagoas

B.6.1 Procedimentos para utilização Proceder da seguinte maneira: a) montar o amostrador e verificar se a caneca está descontaminada e/ou estéril; b) usar os equipamentos de proteção individual adequados e executar os procedimentos de amostragem; c) verificar se os parafusos e porcas que prendem a braçadeira e a caneca à ponta do tubo estão convenientemente apertados; d) coletar as amostras da lagoa ou reservatório; e) transferir a amostra para um frasco de amostragem com o auxílio de uma espátula; f) preservar a amostra, se necessário; g) tampar o frasco de amostragem, identificá-lo, preencher a ficha de coleta e enviar a amostra para o laboratório; h) limpar o amostrador e embalá-lo em saco plástico.

B.7 Garrafa amostradora pesada

Este amostrador consiste em uma garrafa, um suporte pesado, uma rolha de material inerte e dois cabos: um para abrir a garrafa na profundidade desejada e outro para abaixar e suspender o amostrador1). Este amostrador, conforme figura B.7, é usado para amostrar líquidos em tanques de armazenagem, poços ou outros recipientes onde o uso do amostrador de resíduo líquido não é apropriado. Não pode ser usado para coletar líquidos incompatíveis com o material do amostrador.

_ 1) Existem algumas poucas variações deste amostrador, especificadas na ASTM E 300.

ABNT NBR 10007:2004

B.7.1 Procedimentos para utilização Proceder da seguinte maneira: a) montar o amostrador e verificar se está descontaminado e/ou estéril; b) usar os equipamentos de proteção individual adequados e executar os procedimentos de amostragem; c) posicionar o amostrador na profundidade desejada e retirar a rolha da garrafa puxando o cabo de abertura; d) permitir que a garrafa se encha completamente, o que pode ser notado pelo desaparecimento das bolhas de ar; e) retirar o amostrador e transferir a amostra para um frasco de amostragem; f) preservar a amostra, se necessário; g) tampar o frasco de amostragem, identificá-lo, preencher a ficha de coleta e enviar a amostra para o laboratório; h) limpar o amostrador e embalá-lo em saco plástico. NOTA A garrafa pode servir como frasco de amostragem.

Dimensões em centímetros

Figura B.7 - Garrafa amostradora pesada

ABNT NBR 10007:2004

20 © ABNT 2004 ─ Todos os direitos reservados

B.8 Garrafa amostradora de profundidades “Van Dorn”

Este amostrador consiste em um cilindro aberto nas extremidades, um suporte pesado, duas rolhas de material inerte e um cabo com mensageiro. Este amostrador, conforme figura B.8, é usado para amostrar líquidos em tanques de armazenagem, lagoas ou coleções de água que possuam grandes profundidades. Não pode ser usado para coletar líquidos incompatíveis com o material do amostrador.

Figura B.8 – Garrafa amostradora de profundidade “Van Dorn”

B.8.1 Procedimentos para utilização Proceder da seguinte maneira: a) montar o amostrador e verificar se está descontaminado e/ou estéril; b) usar os equipamentos de proteção individual adequados e executar os procedimentos de amostragem; c) posicionar o amostrador na profundidade desejada e soltar o mensageiro; d) retirar o amostrador e transferir a amostra para um frasco de amostragem; e) preservar a amostra, se necessário; f) tampar o frasco de amostragem, identificá-lo, preencher a ficha de coleta e enviar a amostra para o laboratório; g) limpar o amostrador e embalá-lo em saco plástico.

ABNT NBR 10007:2004

Anexo C (informativo)

Bibliografia

[1] AWWA-APHA-WPCI1) - Standard methods for the examination of water and wastewater. [2] ASTM E 3001) - Practice for sampling industrial chemicals.

_ 1) A não referência ao ano de publicação deste documento significa que deve ser utilizada a edição mais recente.

(Parte 6 de 6)

Comentários