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Guias e Dicas
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Arquitetura e geometria, Manuais, Projetos, Pesquisas de Urbanismo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo a abordagem das relações existentes entre as formas arquitetônicas e a suas correspondentes geometrias. Apresenta conceitos geométricos tradicionais da Geometria Euclidiana bem como das novas geometrias, como fractais, topologia, biônicas e analisa seus desdobramentos formais na Arquitetura, através de alguns exemplos construídos.

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2010
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Compartilhado em 10/06/2010

emerson-costa-13
emerson-costa-13 🇧🇷

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Baixe Arquitetura e geometria e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Urbanismo, somente na Docsity! 105 * Edison Eloy de Souza é arquiteto e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USJT Arquitetura e geometria Architecture and Geometry Edison Eloy de Souza* RESUMO: Este artigo tem como objetivo a abordagem das relações existentes entre as formas arquitetônicas e a suas correspondentes geometrias. Apresenta conceitos geométricos tradicionais da Geometria Euclidiana bem como das novas geometrias, como fractais, topologia, biônicas e analisa seus desdobramentos formais na Arquitetura, através de alguns exemplos construídos. Palavras-chave: arquitetura, geometria, formas ABSTRACT: This article aims at showing the relationship between the architectural forms and its geometrical correspondences. It presents traditional geometrical concepts from the Euclydian Geometry, as well as, fractals, topology, bionicals and analyses its formal unfolding in Architecture, through some examples. Keywords: architecture, geometry, forms. 106 107 I. Introdução A Arquitetura pode ser compreendida como o resultado construído, fruto da manipulação de sólidos geométricos, através da composição de volumes cheios e vazios, saliências e reentrâncias, num jogo de luz e sombra, com cuidados estéticos, preenchendo determinada finalidade e inserido num determinado ambiente urbano. É só observar. Não há forma arquitetônica sem o concurso e a definição das suas formas geométricas. Seja um simples edifício prismático, comum em nossas cidades; sejam outros em forma piramidal, ou cônica, mais raros; ou ainda os recentes projetos contemporâneos, aparentemente caóticos e sem formas definidas, mas que são traçados através de novos conceitos geométricos, auxiliados pelas novas ferramentas de computação. Arquitetura é obra construída. O processo de produção de uma obra construída deve passar, obrigatoriamente, pela elaboração e desenvolvimento de um projeto. Projeto que, por sua vez, não é constituído somente de croquis e esboços reveladores da idéia ou da concepção inicial; para a definição final do objeto a ser construído, são necessários vários outros produtos que possam resultar na sua materialização. Para a elaboração desses produtos, como desenhos ou modelos, são necessários dados objetivos, medidas, escalas, construções de figuras geométricas gráficas, corretas e precisas. É nessa fase de desenvolvimento do projeto arquitetônico que a geometria se revela uma indispensável ferramenta e uma inseparável aliada na determinação e construção dos volumes e espaços concebidos, através da combinação das suas variadas figuras geométricas. Foi através da Geometria Euclidiana, e até antes dela, que a humanidade pode construir suas casas, suas cidades e seus principais monumentos. Na Idade Média, mesmo sem a formulação geométrica com caráter científico, e ainda com uma tosca tecnologia, à base de pedra, tivemos exemplos extraordinários como as cidades astecas, Machu-Pichu, as pirâmides do Egito e tantos outros. A seguir, já com a consolidação dos conhecimentos científicos anteriores, Euclides (325-265 a.C.) ao formular seus postulados e 108 109 como Kurt Koffka (1886-1941), Wolfgang Kohler (1887-1967) e Max Werteimer (1880-1943) que formularam os seus princípios, também considerados como da Boa Forma. Um dos conceitos fundamentais da Gestalt é que “o todo é algo mais do que a soma das partes”, conforme citado no livro “Gestalt do Objeto”, do Professor João Gomes Filho da USJT. Outros conceitos importantes para o mundo das formas e de suas representações são as Medidas, Escalas e as Proporções. O Homem sempre foi a razão de ser e a referência fundamental no seu relacionamento com os objetos construídos. Suas medidas e proporções serviram de base para inúmeros sistemas de medição e padronização para as construções ao longo do tempo. Foram vários os sistemas que utilizaram as medidas humanas como referência: o palmo, o pé, a polegada, a légua, a proporção áurea, as ordens clássicas gregas, as teorias renascentistas, o Modulor de Le Corbusier, o Ken japonês e outros ergonométricos. O único sistema que não se baseia nas medidas do Homem e que adquiriu anuência universal foi o sistema métrico, decimal, totalmente abstrato, criado a partir da revolução francesa de 1789. Outros conceitos importantes ligados à representação dos objetos e obras são a escala e a proporção. A escala é um sistema de relação das dimensões entre o desenho e o objeto real representado. Proporção é uma conceituação matemática, inicialmente atribuída a Pitágoras (585-500 a.C.), que pode ser definida como “A relação das partes de uma determinada composição entre si e das partes com o conjunto” (Alberti 1404-1472). Todos esses conceitos se traduzem e se rebatem na concepção das formas arquitetônicas, construídas através das figuras e das formas geométricas. Ainda neste contexto teórico podemos dizer que: - As Formas Arquitetônicas são aquelas ligadas às construções, à materialidade, traduzidas por sólidos geométricos, criando espaços e volumes com caráter estético. 110 111 - As Formas Geométricas são os conjuntos contínuos formados por um número infinito de elementos (pontos, retas, planos ou superfícies), nos quais se pode supor contida uma figura geométrica. 3. Análises das formas geométricas nas obras de Arquitetura Vamos apresentar, de maneira bastante resumida, alguns exemplos bem conhecidos, a titulo de ilustração, onde fica clara a ligação entre a Arquitetura e a Geometria, isto é, onde há essa interdependência entre as formas arquitetônicas e as figuras geométricas. Foram selecionadas algumas obras, onde as soluções são derivadas do emprego direto da Geometria Euclidiana, com volumes sólidos simples, e também, outras com a aplicação das novas formas geométricas, como as superfícies topológicas. Estação Ferroviária de Lion-Satolas Santiago Calatrava / 1994 Este terminal de passageiros é destinado a receber trens de alta velocidade que fazem a ligação com o Aeroporto de Lyon, distante 30 quilômetros. “Acredito que a geometria seja fundamental para entender Figura 1 - Vista geral Estação Lion 110 111 arquitetura. Meu trabalho é feito por meio da geometria. No mundo da arquitetura, a linguagem geométrica é tão importante quanto a linguagem estrutural. As duas são importantes meios de inspiração para mim, junto com as propriedades dos materiais e o mundo da natureza”. Santiago Calatrava – texto publicado na pág. 63 da Revista AU 103. Este projeto faz parte de uma série de outros que se baseiam na observação e interpretação dos elementos da natureza para a definição das formas arquitetônicas. Essa corrente se baseia em novos conhecimentos geométricos, trazidos pela Biônica, que é a ciência que pesquisa as estruturas e as formas dos elementos da natureza e as incorpora às formas construídas, por cópia, semelhança ou analogia. Tem sido muito usada na Medicina para recuperação de problemas ortopédicos. Na arquitetura A. Gaudi, com sua arquitetura orgânica pode ser considerado o grande mestre na aplicação desses princípios, baseados na natureza. Esses volumes orgânicos são o resultado da combinação das peças estruturais, com revestimentos transparentes que nos remetem às formas naturais, sejam animais ou vegetais. Sua identificação formal é de um grande pássaro, construído com nervurado de aço, em forma de vértebras e apoiado, nas extremidades, sobre dois grandes pilares de concreto em forma de V. Na composição são usadas figuras geométricas curvas, triângulos arredondados, obtidas com o auxilio de programas de computador. Figura 2 - Vista geral Estação Lion 114 115 como triângulos, quadrados e círculos, que geram formas volumétricas simples, mas de grande força plástica. Pavilhões Olímpicos de Tóquio Kenzo Tange / 1964 São construções de quadras e piscinas cobertas para os jogos olímpicos de 1964 realizados em Tóquio, no Japão. Neste caso as soluções formais de cobertura são bastante complexas, Figura 8 - Vista aérea Pavilhões Olímpicos de Tóquio Figura 9 - Implantação Pavilhões Tóquio 114 115 Figura 10 - Esquemas geométricos Pavilhões Tóquio fruto da aplicação de figuras geométricas cônicas, os parabolóides hiperbólicos, sobre plantas circulares. Ainda resolvidas através da Geometria Euclidiana, estas sofisticadas soluções arquitetônicas, que se inspiram nas velas dos barcos japoneses, são muito arrojadas e de grande elegância e beleza. Museu Guggenheim, Bilbao Frank Ghery / 1997 Figura 11 - Vista Museu Guggenheim 116 117 Este projeto reflete o uso das novas geometrias e ferramentas da computação para a definição das formas arquitetônicas. No caso, o arquiteto utiliza os conceitos geométricos da Topologia e o concurso do programa Catia de computador, utilizado na área aeroespacial. A Topologia é um ramo da Geometria que estuda as transformações contínuas e elásticas, onde comprimentos, ângulos e formas podem ser alterados por transformações contínuas e reversíveis, sem perder suas características. Esse conceito, juntamente com novos programas de computação, veio revolucionar o mundo das formas, permitindo trabalhá-las de maneira mais livre, fluida e líquida. 4. Conclusões A sociedade contemporânea avança celeremente para novas formas de viver e fruir seus espaços; novos paradigmas estão postos para a sua convivência. Questões como a globalização, a comunicação instantânea, a preservação do meio ambiente, o rompimento de padrões, valores e formas tradicionais, novos conhecimentos científicos estão na pauta das nossas preocupações. Figura - 12 - Corte Museu Guggenheim Figura 13 - Croqui Museu Gugguenheim
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