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Introdução à bioética, Notas de estudo de Bioética

INTRODUÇÃO À BIOÉTICA

Tipologia: Notas de estudo

2010
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Compartilhado em 03/06/2010

falange-h2-5
falange-h2-5 🇧🇷

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Baixe Introdução à bioética e outras Notas de estudo em PDF para Bioética, somente na Docsity! INTRODUÇÃO À BIOÉTICA An Introduction to bioethics Volnei Garrafa 1 GARRAFA, Volnei . Introdução à Bioética - An Introduction to bioethics. Revista do Hospital Universitário Ufma, São Luís - MA, v. 6, n. 2, p. 9-13, 2005. RESUMO: O artigo apresenta uma visão geral da bioética, incluindo breve histórico crítico do seu desenvolvimento até o início do século XXI. Interpreta a bioética como ética aplicada, introduzindo os referenciais epistemológicos da disciplina e relacionados com as situações ou problemas concretos constatados nos países periféricos do mundo, especialmente da América Latina e Caribe. Sistematiza a temática bioética em dois grandes campos historicamente considerados: bioética das situações emergentes (novas) e bioética das situações persistentes (antigas, recorrentes). Reforça a crítica à não universalização dos princípios tradicionais da bioética, defendendo a contextualização das diferentes situações ou conflitos a serem estudados, às suas respectivas realidades culturais, sociais, políticas, religiosas, de preferência sexual, etc. Descritores: Bioética, Histórico, Ética Aplicada, Estatuto Epistemológico, Situações Emergentes e Situações Persistentes. ABSTRACT: The article presents a general vision of bioethics, including brief critical historical aspects of its development up to the beginning of the 21st. century. It interprets bioethics as applied ethics, introducing the epistemological references of the subject and those related to concrete situations or problems that are verified in peripheral countries of the world, especially of Latin America and Caribbean. It systematizes bioethical issues in two great fields that are historically considered: bioethics of emergent situations (new ones) and bioethics of persistent situations (old, recurrent ones). The paper reinforces the criticism to the non universality of bioethical traditional principles, defending that the different situations or conflicts to be analyzed must be considered according to their respective context, in terms of cultural, social, political, religious, sexual realities, etc. Key words: Bioethics, Historical Aspects, Applied Ethics, Epistemological Statute, Emergent Situations and Persistent Situations. Introdução 1 Professor titular e coordenador da Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília. Humanos da UNESCO, a qual, além de confirmar o caráter pluralista e multi-inter- transdisciplinar da bioética, amplia definitivamente sua agenda para além da temática biomédica-biotecnológica, para os campos social e ambiental 4. O pluralismo dos valores, a responsabilidade individual e pública, assim como o tema da tolerância - entre outros indicadores essenciais para uma nova abordagem ética, além do que chamo de “os quatro ‘P’s necessários a uma prática ética responsável” (prevenção, proteção, precaução e prudência) - são necessários, mas não suficientes, pois podem favorecer procedimentos que respeitem todos os pontos de vista, porém, com relação ao conteúdo, torna-se indispensável a introdução de outros referenciais, critérios e princípios. Neste sentido, embora recebendo críticas, principalmente de pesquisadores latino-americanos e de alguns europeus, os investigadores estadunidenses vêm trabalhando a bioética a partir exclusivamente dos quatro princípios tradicionais: autonomia, beneficência, não maleficência e justiça. A teoria principialista, criada por Tom Beauchamp e James Childress a partir do conhecido “Relatório Belmont” e explicitada no livro Principles of Biomedical Ethics, publicado inicialmente em 1979, tomou como fundamento esses quatro princípios básicos 5, os quais seriam uma espécie de mantra, um instrumento acessível e prático para análise dos conflitos surgidos no campo bioético. Como este contexto foi produzido a partir da visão anglo-saxônica do mundo, o tema da autonomia foi maximizado hierarquicamente com relação aos outros três, tornando-se uma espécie de super-princípio; este fato contribuiu para que a visão individual dos conflitos passasse a ser aceita como vertente decisiva para a resolução dos mesmos, o que nem sempre acontece 6. Em diversas nações indígenas, por exemplo, ou mesmo em algumas culturas orientais, o tema da autonomia é praticamente desconhecido. O perigo na utilização maximalista da autonomia está em cairmos no extremo do individualismo exacerbado, que pode sufocar qualquer direcionamento no sentido da visão inversa, coletiva, indispensável para o enfrentamento das tremendas injustiças sociais relacionadas com a exclusão social e, mais do que nunca, hoje constatadas em nosso planeta. É necessário ressalvar, como já foi dito, que existem outras categorias ou referenciais - como a responsabilidade, a proteção, a prudência, a libertação, a tolerância e a solidariedade, entre tantas outras - que podem auxiliar na busca de diretrizes e na formulação de normas mais ampliadas, mas sempre de interesse bioético, embora, da mesma forma, sob o ponto de vista do rigor acadêmico também necessitem ser constantemente reavaliadas e reinterpretadas. A bioética como ética aplicada Atualmente, a bioética se apresenta como “a procura de um comportamento responsável de parte daquelas pessoas que devem decidir tipos de tratamento e de pesquisa com relação à humanidade... Tendo descartado em nome da objetividade qualquer forma de subjetividade, sentimentos ou mitos, a racionalidade científica não pode - sozinha estabelecer os fundamentos da bioética... Além da honestidade, do rigor científico ou da procura da verdade - pré-requisitos de uma boa formação científica - a reflexão bioética pressupõe algumas questões humanas que não estão incluídas nos currículos universitários” 7. No sentido amplo do conceito que se pretende dar à bioética, seus verdadeiros fundamentos somente podem ser encontrados por meio de uma ação multi-inter-transdisciplinar que inclua, além das ciências médicas e biológicas, também a filosofia, o direito, a teologia, a antropologia, a ciência política, a comunicação, a sociologia, a economia 8. Autores como Schramm vão ainda mais longe ao concluir que, na sua gênese, a ética (que ele chama de “ética natural”) tem um fundamento biológico: “A legitimação do agir ético só seria uma elaboração secundária de algo que de fato pertence à biologia humana... Podemos afirmar, portanto, que toda ética é, antes e fundamentalmente, uma bioética” 9. A propósito, embora o objetivo do presente texto seja apresentar um breve panorama introdutório e geral da bioética para os profissionais de saúde e de outras áreas menos familiarizados com a disciplina, é indispensável reforçar que incorre em grave equívoco conceitual aquele que reduzir a bioética exclusivamente aos quatro princípios já mencionados. Com 35 anos de vida, a especialidade já tem seu estatuto epistemológico solidamente assentado em bases teóricas de indispensável conhecimento e domínio por parte dos estudiosos interessados no seu estudo. De acordo com publicação recente da Rede Latino- Americana e do Caribe de Bioética da UNESCO – REDBIOÉTICA 8 , os referenciais epistemológicos de uma bioética comprometida com a realidade concreta dos países periféricos, especialmente da região, seriam: 1. A não universalidade das diferentes situações, com necessidade de contextualização dos problemas específicos sob exame aos respectivos referenciais culturais, religiosos, políticos, de preferência sexual, etc.; 2. O respeito ao pluralismo moral, a partir das visões morais diferenciadas sobre os mesmos assuntos e constatadas nas sociedades plurais e democráticas do século XXI; 3. Sua inequívoca aptidão para constituir um novo núcleo de conhecimento necessariamente multi-inter- transdisciplinar; 4. Sua característica de ser uma “ética aplicada”, ou seja, originária da filosofia e comprometida em proporcionar respostas concretas aos conflitos que se apresentam; 5. A análise concreta dos fatos a partir do referencial do pensamento complexo (na visão de Edgar Morin) ou da totalidade concreta (na visão de Karel Kosik), que não significa a soma das partes de uma determinada questão, mas sua interpretação estruturada onde todos conceitos e elementos se iluminam mutuamente, proporcionando uma noção mais palpável e harmônica de realidade; 6. A necessidade de estruturação do discurso bioético, que deve ter como base a comunicação e a linguagem (para se manifestar), a argumentação (que deve primar pela homogeneidade e lógica), a coerência (na exposição das idéias) e a tolerância (relativa ao convívio pacífico frente a visões morais diferenciadas). Uma das bases de sustentação da bioética, como já foi dito, é a “ética prática” ou “ética aplicada”. Atualmente, este campo específico da filosofia (ainda contestado por muitos filósofos...) tem sua utilização mais aperfeiçoada, mais acabada, exatamente através da bioética. Isso é até certo ponto natural, uma vez que os grandes dilemas que passaram a se apresentar às pessoas e coletividades, na suas vidas cotidiana e prática, principalmente dos últimos 50 anos, começaram a exigir respostas ou decisões muitas vezes imediatas e sempre concretas. Neste últimos cinqüenta anos. Entre elas, podem ser mencionados o projeto genoma humano e todas situações relacionadas com a engenharia genética, incluindo a medicina preditiva e a terapia gênica; as doações e transplantes de órgãos e tecidos humanos, com todas suas inferências que se refletem na vida e na morte das pessoas na sociedade e a relação disso tudo com as “listas de espera” e o papel controlador e moralizador do Estado; o tema da saúde reprodutiva, que passa por diversos capítulos, que vão desde a fecundação assistida propriamente dita, passando por assuntos como a seleção e descarte de embriões, a eugenia (escolha de sexo e determinadas características físicas do futuro bebê), as “mães de aluguel”, a clonagem, etc.; as questões relacionadas com a biossegurança, cada dia mais importantes e complexas; as pesquisas científicas envolvendo seres humanos e seu controle ético; entre outras. No que se refere à bioética das situações persistentes, que são aquelas que persistem teimosamente desde a Antigüidade, estão listadas todas as que dizem respeito à exclusão social; às discriminações de gênero, raça, sexualidade e outras; os temas da eqüidade, da universalidade e da alocação, distribuição e controle de recursos econômicos em saúde; os direitos humanos e a democracia, de modo geral, e suas repercussões na saúde e na vida das pessoas e das comunidades; o aborto; a eutanásia. Enquanto outros autores preferem colocar estas duas últimas situações entre os temas “emergentes” ou de “limites”, parece ser mais adequado classificá-las como persistentes, a partir de sua conotação histórica, uma vez que se enquadram entre aquelas situações que se mantém teimosamente na pauta da comédia humana desde os tempos do Antigo Testamento. Considerações finais Em todos os temas inerentes à bioética, existe uma questão que, sem dúvida, atravessa longitudinalmente os problemas e conflitos a serem abordados e estudados e à qual o filósofo alemão Hans Jonas dedicou toda sua vida, ou seja, à ética da responsabilidade 12. Seja com relação à bioética das situações persistentes ou das situações emergentes, o referencial universal da responsabilidade não pode ser deixado de lado. Com relação a ele, três aspectos podem ser considerados e analisados: a ética da responsabilidade individual, que se refere ao papel e aos compromissos que cada um de nós deve assumir frente a si mesmo e aos seus semelhantes, seja em ações privadas ou públicas, singulares ou coletivas; a ética da responsabilidade pública, que diz respeito ao papel e aos deveres dos Estados democráticos frente não só a temas universais como a cidadania e os direitos humanos, mas também com relação ao cumprimento das cartas constitucionais de cada nação, principalmente nos capítulos referentes diretamente à saúde e vida das pessoas; e a ética da responsabilidade planetária, que significa o compromisso de cada um de nós, cidadãos do mundo, de cada país e do próprio conjunto de todas as nações, frente ao desafio que é a preservação do planeta, em respeito àqueles que virão depois de nós. A bioética, assim, diferentemente da ética profissional e deontológica, de cunho legalista, não tem por base a proibição, a limitação ou a negação. Ao contrário, atua com base na legitimidade das ações e situações, tratando de atuar afirmativamente, positivamente. Para ela, a essência é a liberdade, porém, com compromisso e responsabilidade 13. Parece-me, portanto, que melhor que ater-nos a princípios rígidos, é tentarmos realizar esforços para melhor contextualizar cada situação conflitiva, dentro de seus aspectos sociais, culturais, econômicos, biológicos... Neste sentido, o movimento feminista, por exemplo, conseguiu mostrar de forma clara ao mundo a importância de se compreender e respeitar as diferenças. O conceito de diferença, nas questões de gênero, do mesmo modo que nas questões raciais ou de preferência sexual, não significa desigualdade (ou inferioridade... ). Pelo contrário, resgata a necessidade democrática de que cada situação seja contextualizada exatamente a partir desses parâmetros diferenciais para que, assim, se dê a verdadeira igualdade. Desde aspectos mais simples e diretos como aqueles referentes aos direitos de uma gestante, até aqueles que dizem respeito à igualdade de acesso para todas as pessoas indistintamente na disputa por postos de trabalho - conquistas consideradas longínquas para alguns grupos sociais há algumas décadas atrás – apesar das dificuldades ainda enfrentadas, ganharam novo impulso com os avanços destes movimentos democráticos. Da mesma forma, com a homologação da Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos da UNESCO, a agenda bioética do século XXI foi significativamente ampliada, projetando-se para além das questões exclusivamente biomédicas e biotecnológicas às quais fora reduzida nos anos 1980 e 90 a partir dos interesses e de uma visão unilateral dos países desenvolvidos. A nova referência conceitual da disciplina passou a proporcionar aos estudiosos do assunto um espectro mais amplo de possibilidades de atuação, que incorpora os campos da bioética social e da bioética ambiental, indispensáveis para a consecução de uma bioética realmente empenhada com a ética das situações da vida humana e planetária (da qual a humana diretamente depende...) no seu mais amplo sentido. Referências bibliográficas 1. Potter, VR. Bioethics – bridge to the future. Prentice Hall Inc., Englewood Cliffs, New Jersey, USA; 1971.
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